A diferença entre queimar calorias e queimar gorduras

Com nossos constantes artigos sobre os mais diversos tipos de dietas, começaram a chegar alguns e-mails perguntando coisas do tipo, “qual a diferença entre perder peso e perder gordura?”, ou “Qual o mais eficaz?”, por isso resolvemos não só responder essas dúvidas como também dar algumas dicas para que você emagreça corretamente.

Veja Também: 20 Dicas para estimular o metabolismo a queimar gordura

Basicamente, a grosso modo, a diferença entre perder peso e perder gordura é que na perda de peso é contabilizado tudo aquilo que você perde, ou seja, se você perder água, massa, estruturas e etc, tudo é levado em consideração para a perda de peso, já na perda de gordura é levado em consideração apenas a massa adiposa do seu corpo, ou seja, o seu “peso gordo”.

Veja Também: Saiba como emagrecer sem sacrifícios

queimar calorias

Queimar gordura x queimar calorias

Quem já não viu alguém depois de uma dieta, ficar com uma aparência, relativamente, magra ou até mesmo com uma condição física boa, mas ao reparar bem, em algumas partes do corpo daquela mesma pessoa, ela possui até excesso de gordura? Então, isso porque a pessoa perdeu peso, mas não gordura, pois as vezes ela pode até emagrecer sem perder o porcentual de gordura que precisava, como costumamos chamar, ser um “falso magro”, enfim, uma coisa é perder peso e a outra é gordura.

Veja Também: Segredos para perder gordura abdominal

como queimar calorias
Consegue entender? Um corpo queima gordura e calorias durante o dia para preencher a energia necessária para atividade e funções metabólicas básicas e, por exemplo, quando você se exercita, seu corpo buscará a gordura nas calorias recém consumidas e depois nas reservas para combustível, assim, se você comer menos calorias do que queimar, uma parte da energia que você gasta virá da gordura armazenada.

Veja Também: 4 dicas para você perder gordura em 15 dias

Gordura

Todas as calorias dos alimentos e das bebidas que você consome são usadas imediatamente ou são armazenadas como reserva de energia e o corpo converte calorias desnecessárias em triglicérides, que são armazenadas em células de gordura. Os triglicérides podem vir da gordura em sua dieta ou podem ser formados a partir de outras fontes de caloria como os carboidratos, mas, basicamente, qualquer caloria em excesso que você consumir será armazenada no corpo como gordura.

Veja Também: Os 6 exercícios físicos que mais gastam calorias

E, por outro lado, essas reservas de triglicérides, serão usadas pelo seu corpo para ganhar energia entre as refeições e ou para servir de combustível durante os exercícios físicos, se a energia imediata dos alimentos não estiver disponível.

Enfim, a Dieta é uma matemática, para se perder gordura e emagrecer, é preciso que o corpo esteja queimando mais do que oferecemos, ou seja, gastar as gorduras armazenadas.

Veja Também: 5 exercícios que mais queimam calorias

Emagrecer

Ao se exercitar, o corpo usará primeiro as calorias disponíveis dos carboidratos, depois que forem utilizados, os triglicérides são liberados das células de gordura para suprir qualquer necessidade de energia adicional para a sua atividade física. Assim, se queimar mais calorias do que você consumir, você força o seu corpo a acessar a energia armazenada como gordura.

Veja Tambéma: Alimentos que ajudam a perder calorias mesmo sem dieta

Dieta e exercício

Ao reduzir o consumo de calorias, você estará criando um deficit calórico, o que pode ser feito com atividades físicas, enfim, não importa qual o método que foi utilizado, se você consome menos calorias do que necessita (come pouco- faz dieta), seu corpo irá buscar energia nos estoques de gordura (emagrecer). Assim, seu corpo passará a queimar calorias de forma constante para suprir as funções metabólicas, a atividade física e a digestão, você queimará gordura desde que mantenha um deficit calórico.

Veja Também: Qual te ajuda a perder mais peso, Dieta ou Exercício?

Por outro lado, se você costuma consumir mais calorias do que queimar, nem sequer usará a gordura do corpo, enfim, pode se matar fazendo exercícios, se não acontecer o deficit calórico, você não perderá peso e muito menos, gordura.

Veja Também: Como perder barriga em 1 semana

dicas para queimar calorias
Enfim, a caloria é uma espécie de combustível que vem do que é consumido, do que você come, portanto, ao se exercitar, primeiro, você queimará as calorias ingeridas (que comeu), depois, quando as calorias acabarem, seu corpo passará a queimar, aí sim, a gordura, que é o excesso de calorias, havendo, então, a perda de peso.

Veja Também: Como perder barriga em apenas 2 dias

queimar calorias e perder peso
Se você quer  queimar gordura e dispõe de 8 semanas para isso, recomendo que você conheça o Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas. São treinos de 4 a no máximo 15 minutos por dia, sem equipamentos e que podem ser feitos do conforto de casa.

One Response

  1. Rosy Oliveira agosto 15, 2017

Add Comment