7 Dicas para prevenir e combater poros dilatados

Atendendo a pedidos, hoje mostraremos aqui algumas dicas e formas de prevenir os desagradáveis poros dilatados, tão comuns, mas tão incômodos também. Eles que, geralmente, surgem por características genéticas relacionadas ao tipo de pele de cada pessoa, são mais comuns em pessoas de pele oleosa, por possuírem uma maior produção de sebo das glândulas.

Receita de hidratante caseiro para pele com coco

 

Dicas para prevenir e combater poros dilatados
A notícia ruim é que esses indesejáveis furinhos na pele não podem ser eliminado de vez, mas a boa notícia é que existem tratamentos e cuidados diários que ajudam a amenizar esse problema, suavizando os poros dilatados, melhorando a aparência da pele.

Sauna, conheça os benefícios para corpo e para saúde

pele com poros dilatados
Antes de mais nada é preciso saber que embora sejam mais comum em peles oleosas, os poros dilatados não viram espinhas. O que acontece é que a hipersecreção sebácea favorece o acúmulo de sebo no poro e, assim, por vezes acabam proliferarando bactérias, inflamando e formando uma lesão de acne(se a pessoa tiver predisposição para acne), porém, é bom saber que nem todas as pessoas que têm poros dilatados apresentam acne.

Como acabar com a acne na idade adulta

Vale saber que quanto mais a pele sua e as glândulas sebáceas (presentes dentro dos poros) trabalham, mais os poros se dilatam, e essas duas situações são mais comuns no verão e em pessoas que já tem a pele naturalmente oleosa. Nesse caso, o uso de produtos tópicos podem ajudar, controlando a oleosidade da pele.

Acne, veja como tratar as cicatrizes

Além da condição genética, um dos fatores que podem aumentar o tamanho dos poros é o excesso da exposição ao sol e idade, o sol porque danifica o colágeno da pele, que perde elasticidade e, consequentemente, mantém os poros abertos em vez de fechá-lo como uma pele mais flexível faria, e a idade traz uma degradação natural das proteínas da pele, causando o mesmo problema de falta de elasticidade.

Beber água ajuda a rejuvenescer

Embora seja comum acabar apelando para uma boa make para disfarçar ou camuflar o problema, a curto prazo não tem problema, e um bom primer pode até ajudar muito, porém, usada de forma exagerada, ela pode mais atrapalhar do que ajudar, pois quando o poro é muito aberto, é comum tentar disfarçar com maquiagens mais pesadas, porém, isso pode aumentar ainda mais a oleosidade da pele, entupindo os poros e gerando terríveis cravos e espinhas. Portanto, procure tratar os poros para ter que recorrer pouco à maquiagens.

6 dicas para se livrar das espinhas

Dicas para ajudar prevenir ou combater os poros dilatados:

1 – Mantenha a pele limpa
mantenha a pele limpa para combater os poros dilatados

Manter a pele limpa é fundamental. Lave o rosto duas vezes por dia, uma de manhã e outra a noite, de preferência, com um sabonete de ácido salicílico, pois quem tem a pele oleosa deve manter o rosto limpo, evitando o acúmulo de gordura. Porém, não exagere, lavar o rosto duas vezes por dia é suficiente, mais do que isso vai tirar a proteção natural da pele, gerando um efeito rebote, ou seja: quanto mais você remove a oleosidade, mais o corpo produz, o corpo entenderá que sua pele está menos “engordurada” do que deveria.

Limpeza de pele passo a passo

2 – Evite sol em excesso

Outra importante dica é tomar sol com cuidado, para que os raios fortes não danifiquem sua cútis.

3 – Trate

máscara facial para ajudar prevenir e combater os poros dilatados
Invista em produtos tópicos que controlem a oleosidade da pele, tais como máscaras de argila branca (usar semanalmente), que reduzem a oleosidade da pele sem descamar e ainda suavizam a aparência dos poros, ou também em cremes sem óleo, com fórmulas fluídas, em gel ou sérum. que suaviza a aparência dos poros e diminui a oleosidade.

Receita caseira de máscara facial de Ivo Pitanguy

4 – Invista em maquiagens funcionais

Também é importante usar cosméticos específicos para peles oleosas, produtos funcionais, que irão tratar a pele enquanto maquia, tais como primers, bases com ácido salicílico ou corretivo, evitando que haja um engorduramento excessivo do rosto que poderá levar à abertura dos poros. Só é preciso ter cuidado de não cobrir a pele com muita maquiagem, que poderá obstruir os poros, gerando ainda mais oleosidade e poros mais dilatados.

Tendências de maquiagem para o inverno 2014

5 – Converse com o seu dermatologista

Bem, na verdade essa deveria ser a primeira dica da lista, se tiver poros dilatados e eles lhe incomodarem, converse com seu dermatologista e se não tem ainda um, procure, ele poderá indicar o melhor tratamento para você, pois existem alguns específicos para cada caso, desde uma simples limpeza de pele mensal, até tratamentos com luz pulsada, lasers fracionados e peelings químicos, portanto, vale a pena consultar o dermatologista.

Peeling em lenço: nova mania para rejuvenescer

6 – Máscaras caseiras para fechar os poros

Máscaras caseiras para fechar os poros
6.1 – Yogurte
Num recipiente, coloque um pote de yogurte natural, 1 colher de chá de azeite, 1 colher de chá de fécula de batata e 10 morangos. Esmague tudo muito bem, aplique a mistura no rosto, deixe 20 minutos e retire com água fria ou gelada.

Receitas caseiras para clarear a pele

6.2 – Chá de camomila
Prepare um chá de camomila forte, fervendo meio litro de água com 2 colheres de sopa de camomila. Coe, deixe esfriar e em seguida coloque na geladeira até ficar bem gelado. Com um algodão, coloque o chá nas regiões do rosto onde os poros são mais evidentes, deixando agir por cerca de 10 minutos aproximadamente. Por fim, lave o rosto com água fria e aplique um creme hidratante.

Receitas de máscaras caseiras para todos os tipos de pele

Bem, espero ter ajudado um pouco, e continuem enviando sugestões de artigos!

Adicionar comentário