Pessoas que ficam vermelhas de vergonha são mais generosas e confiáveis

Se você já passou por constrangimentos ficando vermelho em situações embaraçosas é provável que não veja como um ponto positivo.

Mas um estudo pode te mostrar que ser envergonhado é mais que uma virtude e pode te render muitos pontos positivos com as pessoas ao seu redor.

Não, você não leu errado.

Isso que para você pode parecer um problema na verdade é algo virtuoso.

Isso tudo devido a um estudo publicado no Journal Of Personality and Social Psychology (Associação Americana de Psicologia), ele comprovou que pessoas que se envergonham mais fácil tendem a ser mais generosas, merecendo assim maiores votos de confiança de outras pessoas.

Veja Também: Pessoas socialmente ansiosas são muito inteligentes

Pessoas que ficam vermelhas de vergonha são mais generosas e confiáveis

Segundo Matthew Feinberg, essa vergonha que transparece em público devido a algum tipo de acontecimento é recorrente as emoções de pessoas que são transparentes e merecem maior confiança.

Ele explica: “Níveis moderados de constrangimento são sinais de virtude. Nossos dados sugerem que isso é uma coisa boa, e não algo contra o qual você deve lutar.”

Segundo o estudo, isso vale tanto para a vida amorosa como também para a vida profissional e tem pontos positivos em ambas.

Pessoas com essa personalidade inspiram maior cooperação de todos ao seu redor, melhorando o clima de onde ela frequenta.

O tipo de vergonha que foi estudado é aquela mais comum entre as pessoas que ficam tímidas mesmo em situações que não tenham culpa, diferente da vergonha elevada, que se torna uma fobia social.

De acordo com o estudo, as atitudes mais comuns de quem sofre com a vergonha leve são olhares para baixo tentando esconder partes do rosto com um sorriso de lado sem graça.

Já pessoas com fobia social não gesticulam muito e preferem esconder todo o rosto em situações ruins.

Veja Também: Segundo a Ciência Herdamos a Inteligência da Mãe e Não do Pai

E mais: 9 Maneiras de Amenizar a Dor da Perda

Mulher vermelha de vergonha

O estudo se baseou em um experimento com aproximadamente 60 estudantes que foram filmados enquanto realizavam pesquisas e respondiam jogos de confiança.

Testes de generosidade também foram filmados e analisados com base no nível de sociabilidade de cada voluntário que participou do teste.

Veja Também: 8 coisas que pessoas bem-sucedidas têm em comum

E mais: Estudo afirma que ter esposa chata faz bem a saúde

Adicionar comentário