Os anticoncepcionais ajudam a tratar a acne?

Temos a ideia de que acne é algo que se restringe a adolescência, não é mesmo? Porém, muitos casos nos mostram que é algo relativamente comum que algumas mulheres tenham acne durante a vida adulta.

Se isso acontece com você e parece que está minando boas oportunidades de trabalho ou mesmo de encontrar alguém especial. saiba que é possível acordar desse pesadelo. Saiba como anticoncepcionais ajudam a tratar a acne e não deixe mais boas oportunidades passarem.

Veja Também: Conheça 5 mitos sobre o anticoncepcional

E mais: 12 efeitos que a pílula anticoncepcional pode provocar no seu corpo

Causas da acne em mulheres adultas

Saiba como os anticoncepcionais ajudam a tratar a acne

Uma das principais curiosidades é de que maneira os anticoncepcionais ajudam a tratar a acne.

Existe uma relação íntima entre acne e hormônios, como muitas mulheres tem verdadeiros surtos hormonais durante o ciclo menstrual,  pode acontecer um aumento considerável da acne.

No entanto, existem outros motivos que podem levar a pessoa a apresentar acne na vida adulta. Uma delas  é a produção excessiva de sebo, que pode acabar criando obstruções para os seus poros.

Quando os poros estão fechados podem acabar tendo um aumento da produção de bactérias que desencadeia então o surgimento de acne.

Dentre os estimulantes de produção de sebo da sua pele está o grupo de hormônios andrógenos dentre os quais se destaca a testosterona.

Veja Também: Como evitar e tratar a Acne na fase adulta

Como funciona a ação dos anticoncepcionais contra a acne?

Uma das causas principais do surgimento de acne em mulheres adultas é a elevada produção de hormônios andrógenos pelos seus ovários e glândulas suprarrenais.

Contar com pílulas anticoncepcionais, com doses de estrogênio e progesterona, contribui para normalizar a produção de andrógenos no seu corpo.

Assim o corpo passa a reduzir a produção de sebo de tal forma que a acne se torna mais controlada.

Veja Também: A solução para acne mais eficaz que você poderia encontrar

Para quem é indicado?

De uma maneira geral os médicos procuram combinar a ação de contracepção e combate a acne.

Sendo assim o tratamento acaba sendo indicado para mulheres saudáveis que também desejam se prevenir de uma eventual gravidez.

Os especialistas observam se tratamentos com medicamentos ou outros produtos de uso tópico não estão dando resultado.

Veja Também: Existe uma Dieta para Acne que Funciona?

Opções de Pílulas

Antes de achar que todos anticoncepcionais ajudam a tratar a acne é importante saber que somente 03 tiveram aprovação do FDA (órgão norte-americano que regulamenta medicamentos) para ser usados como tratamento para o problema.

Os três anticoncepcionais que foram liberados para esse fim contam com uma combinação de estrogênio e progesterona.Os medicamentos que possuem somente progesterona podem causar piora sensível no problema da acne.

As três opções possuem quantidades relativamente baixas de estrogênio, mas variam em relação ao tipo de progesterona utilizado.

Obviamente ninguém deve sair comprando qualquer anticoncepcional sem consultar um médico. Lembramos que essas pílulas também tem função contraceptiva e devem estar de acordo com as necessidades do corpo de cada mulher.

Veja Também: 4 truques para acabar com a acne

Cuidado com o uso de anticoncepcionais sem avaliação médica

Como já destacamos, não se deve usar anticoncepcional para o único fim de tratar cravos e espinhas, pois eles têm uma grande quantidade de hormônios de maneira que vão interferir no seu organismo.

Além disso, o uso de medicamentos erroneamente podem causar o efeito contrário, isto é, o aumento da quantidade de cravos e espinhas.

Consulte seu médico antes de tudo. Os anticoncepcionais ajudam a tratar a acne, mas precisam de uma boa fiscalização.

Veja Também: 17 medicamentos perigosos que você usa sem prescrição médica

 

4 Comentário

  1. zilda Pereira dos Anjos dezembro 9, 2016
  2. zilda Pereira dezembro 9, 2016

Deixe um comentário