Finalizadores: Aprenda para que servem e como usar

Foi-se o tempo em que finalizadores eram apenas o bom e velho laquê para as mulheres, e a brilhantina para os homens, mas isso, graças à Deus, ficou lá no passado, hoje já podemos contar com novos nomes nessa lista, tais como condicionador sem enxágue, leave-in, gel, mousse, spray, pomada, cera, serum, ativador de cachos, protetor térmico, spray fixador e exatamente agora já pode estar surgindo mais um nessa lista que não para de crescer. Então, com essa variedade de produtos já é possível abusar dos mais diferentes efeitos e texturas, sendo possível escolher de acordo com nosso gosto ou até tipo de cabelo. Ok, os anos passaram, o mundo girou e mesmo assim muita gente abre mão dos benefícios incríveis dos finalizadores, simplesmente, por não saber usá-los, e é por isso que resolvemos mostrar aqui para que servem e como usar os diferentes tipos de finalizadores, então, papel e caneta nas mãos, anote aí:

Veja Também: Saiba para que serve o primer para cabelo

finalizadores

Descubra como usar os finalizadores

Condicionador sem enxágue ou leave-in

São finalizadores usados para hidratar, disciplinar e reduzir o efeito frizz dos fios. Indicado para cabelos lisos ou cacheados, de qualquer comprimento. Aplique-os nos fios úmidos, retirando apenas o excesso de água com uma toalha. Espalhe a quantidade equivalente a uma pérola nas mãos e aplique por todo o comprimento, evitando a raiz. O cabelo ficará sedoso e maleável e ganhará brilho. Deixe secar naturalmente.

Veja Também: Leave-in: Guia prático de como usar corretamente

Termoativo ou Termoativado

Descubra como usar os finalizadores
Esses finalizadores possuem nutrientes ativados pela alta temperatura da chapinha, secador ou modelador, que formam uma película em volta do fio, selando as cutículas e hidratando o cabelo, evitando, assim, o nada bem vindo frizz. Aplique-o no cabelo molhado, logo antes de ser exposto às altas temperaturas. Como também devolvem o brilho e deixam os cabelos macios, devem ser usados nos cabelos molhados pré-escova.

Veja Também: Chapinha passo a passo sem danificar o cabelo

Protetor Térmico

Sua principal função é preparar o cabelo para evitar o dano causado pela exposição ao calor. Existem versões, desses finalizadores, em sprays e séruns, ideais para cabelos finos, ou em creme, mais adequado para cabelos grossos. Aplique-o no cabelo úmido. Procure concentrar a aplicação do produto do meio do cabelo para baixo, evitando a aparência de fios oleosos.

Veja Também: Cabelos com luzes e mechas: Veja como cuidar

Gel

Embora hoje seja mais usado pelo público masculino, o gel é usado por mulheres com cabelos curtos que queiram adotar um look mais glamouroso, estilo retrô. Aplique-o no cabelo úmido, retirando apenas o excesso com a toalha. Um dos erros mais comuns é exagerar na quantidade desses finalizadores, uma bolinha do tamanho de uma ervilha já é o suficiente, espalhe primeiro nas mãos, e depois nos fios, tentando não esfregar o gel na raiz, mas sim nas pontas e comprimento do cabelo. A secagem deve ser ao natural e o resultado é o de brilho com efeito molhado.

Veja Também: Cuidados para cada tipo de cabelo

Cera

É um creme modelador ideal para fios repicados ou curtos, que pedem movimento e definição, que por ser denso, tem longa duração e pode dar acabamento opaco ou brilhante ao penteado. As ceras modeladoras devem ser usadas apenas nas pontas de cabelos grossos. Use esses finalizadores diretamente nos cabelos secos, após o secador, para dar mais textura aos fios sem deixá-los pesados.

Veja Também: 3 Penteados fáceis de fazer

Pomada

Embora seu efeito seja parecido com o da cera, a pomada possui uma textura mais cremosa, devido à menor quantidade de óleo em sua composição. Aplique-a, após o secador, diretamente nos fios secos, para controlar o frizz, modelar e destacar as pontas do cabelo. A melhor forma de usar esses finalizadores é aplicando-os aos poucos para não deixar o cabelo empastado. Uma bolinha do tamanho de uma uva é o bastante – melhor passar menos e depois complementar se for necessário, do que carregar e deixar o cabelo pesado.

Veja Também: Sugestões de penteados para festa

Ativador de Cachos

Finalizadores
Super amado pelas mulheres de cabelos ondulados, cacheados ou crespos, os ativadores de cachos, que podem vir em creme, spray ou gel, servem para definir as ondas, além de devolver a elasticidade dos cabelos e também diminuir o frizz e o volume excessivo. Aplique esses finalizadores logo após o banho, nos cabelos ainda úmidos, retirando o excesso de água com a toalha. Em cabelos longos, uma bolinha do tamanho de uma noz já é o suficiente para modelar os fios. Aplique o produto primeiro nas mãos, depois, amasse o cabelo com as mãos, das pontas para o meio, sem chegar à raiz, nunca comece a aplicação de cima para baixo, deixando o produto todo na raiz, depois use um serum.

Veja Também: 3 Ideias de penteados para cabelos curtos

Serum ou Silicone

É um tipo de óleo, ótimo para todos os tipos de cabelo, que ajuda a diminuir os fios arrepiados, tratando as pontas duplas e deixando o cabelo com um brilho saudável. Dê apenas duas borrifadas na mão, para comprimentos longos, e espalhe ao longo dos fios (secos), sem contato com o couro cabeludo. Evite excessos desses finalizadores para não deixar o cabelo com uma aparência oleosa. Jamais passe nos cabelos antes de fazer escova!

Veja Também: Penteados das famosas para você se inspirar

Mousse

Uma espuma modeladora que pode ser usada em todos os tipos de cabelo, servindo para dar corpo e volume aos fios. Quem tem cabelos mais grossos devem usá-la apenas no comprimento dos fios, já quem possui os cabelos finos podem aplicá-la na raiz antes de secar. Esses finalizadores proporcionam maior maleabilidade aos fios e deixam a escova impecável, com cara de salão.

Veja Também: Como fazer uma escova em casa com resultado de salão

Spray de volume

Similar ao mousse e combina com todos os tipos de cabelo, porém, esses finalizadores produzem um resultado mais natural que o mousse, dando corpo e volume aos fios. Aplique-o, borrifando três vezes no comprimento e nas pontas dos fios (ainda molhados) ou na raiz (antes de fazer a escova).

Veja Também: Aprenda a fazer alisamento com maisena e leite – Receita caseira

Spray de fixação

finalizadores

É o substituto do bom e conhecido laquê, havendo dois tipos de spray de fixação, o seco e o úmido. Serve para finalizar ou montar um penteado. O seco fixa os fios e só sai quando lavado, enquanto o úmido deixa-os com aspecto molhado e permite a escovação após a aplicação. Combina com todos os tipos de cabelo. Aplique esses finalizadores a uma distância de 30 cm dos fios.

2 Comentário

  1. Melissa julho 23, 2014
  2. Denise Helena julho 27, 2014

Deixe um comentário