O que fazer para dormir melhor: 10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono

Centenas de milhares de pessoas em todo o mundo sofrem com os distúrbios do sono, o que é comprovadamente prejudicial à saúde.

Estudos mostram que dormir bem traz vários benefícios a saúde, inclusive promove a longevidade.

Veja: O que fazer para acabar com a insônia?

Mais: Como dormir mais rápido

Neste artigo você vai encontrar 10 dicas para dormir melhor, garantindo seu bem estar e auxiliando na melhoria da sua qualidade de vida.

A falta de noites de sono de qualidade promovem alterações do humor, crises de ansiedade, depressão, alterações do apetite, dificuldades de concentração, queda da produtividade, falhas de memória, estresse, entre outros.

Mas o que você deve fazer para dormir melhor? Confira estas 10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono:

O que fazer para dormir melhor

1) Escolha um colchão e um travesseiro de qualidade. Sentir-se confortável é muito importante para que você possa dormir melhor. O mercado oferece uma infinidade de modelos de colchões e travesseiros, porém existe uma regra simples que deve ser seguida, é essencial que sejam aconchegantes e de qualidade, para que ao se levantar você não sinta dores no corpo e esteja bem disposto.

Veja: 5 dicas para dormir bem durante a gravidez

2) Defina um horário para se deitar, é importante criar uma rotina para dormir melhor. Lembre-se que são necessárias oito horas de sono e repouso. Este período é essencial para que consiga descansar e relaxar profundamente para despertar revigorado.

Mais: Veja como melhorar o sono com Feng Shui

3) Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar e cafeína depois das 17 horas. Evite o consumo de bebidas alcoólicas. O ideal é fazer uma alimentação leve e mais saudável possível. Uma alimentação pesada, pode impedir que você venha a dormir melhor, trazendo uma sensação de má digestão e incômodos gastrointestinal. Alimente-se somente até 2 horas de se deitar para dormir.

Veja Também: Sofre de insônia? Descubra alguns alimentos amigos do sono

4) Antes de se deitar tome um banho quente e/ou morno, esta prática auxilia no relaxamento e você fica mais propenso a adormecer.

Veja: 11 formas de melhorar o ronco

5) Caso tenha dificuldades em relaxar quando vai para a cama, adote o hábito de ler. A leitura auxilia no relaxamento e na descontração, dessa maneira você minimiza as preocupações do dia a dia.

Mais: Tome um chá de banana e canela uma hora antes de dormir e veja o que acontece!

6) Para dormir melhor, crie um ambiente favorável, desligue todos os equipamentos eletrônicos, inclusive o celular, abandone o hábito de trocar mensagens e verificar as redes sociais depois que já se deitou. Estas atitudes podem causar inquietação e dificuldade para adormecer.

Saiba: Faz mal dormir com animal de estimação na cama?

7) Procure manter o seu quarto em uma temperatura média de aproximadamente 20 graus, desta forma o ambiente fica ideal para que você possa dormir melhor.

Veja: 5 dicas para dormir bem durante a gravidez

8) Faça exercícios físicos diariamente. A pratica de atividades físicas, traz bem estar para o indivíduo, melhora a qualidade de vida e do sono diário. Porém os exercícios devem ser feitos até 3 horas antes do horário pré-determinado para dormir.

Veja Também: Saiba qual é o melhor horário para malhar

9) Apague as luzes do quarto e para que não haja incidência da luz do exterior use as cortinas conhecidas como black-out. Quando o ambiente está escuro você consegue dormir melhor.

Veja Também: Dormir bem: 10 Dicas para boa noite de sono

bebida para dormir melhor

10) Alguns chás auxiliam no relaxamento e consequentemente pode contribuir para pegar no sono com mais facilidade, como por exemplo, chá de erva cidreira, chá de camomila, chá de capim limão, chá de maçã, chá de maracujá, chá de valeriana, entre outros.

Veja: Top 7 Alimentos que farão você dormir melhor

Com estas dicas e algumas mudanças de hábitos, certamente você vai conseguir dormir melhor, garantindo sua saúde e bem estar.

Caso você continue encontrando dificuldades para dormir a ponto de afetar fisicamente e suas funções diárias, busque orientações médicas.

Veja: Estudos comprovam que dormir bem emagrece

Uma Resposta

  1. Sonia M. M. Diemer fevereiro 25, 2016

Deixe um comentário