O pão integral é mais saudável que o branco? Mito ou verdade?

A tarefa de se acostumar com pães integrais pode ser bem difícil para aqueles que não conseguem gostar desse tipo de grão, mas será que o pão integral é realmente a melhor opção?

Pode até assustar de começo, mas uma dieta que troca farinha branca por grãos integrais não será necessariamente a melhor opção ou a mais saudável.

Nesse caso, tudo vai depender da pessoa que está ingerindo o alimento e não da sua composição.

A diferença está na flora intestinal de cada indivíduo, que pode variar bastante e reagir de maneira diferente em cada pessoa.

Ou seja, para algumas pessoas comer pães convencionais de farinha branca será melhor do que optar pelos pães de grãos integrais.

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O pão integral é mais saudável que o branco? Mito ou verdade?

Um estudo publicado na revista Cell Metabolism provou isso com uma pesquisa realizada em 20 voluntários, entre 26 e 66 anos.

A pesquisa foi realizada com testes durante duas semanas, onde metade do grupo de voluntários se alimentou apenas de farinha branca durante os sete dias, e o outro grupo apenas de grãos integrais que foram especialmente feitos para o estudo.

Após isso, o grupo inverteu o consumo, quem estava se alimentando apenas de farinha branca passou a comer somente grãos integrais e vice e versa.

Durante a pesquisa muitas regras foram criadas pelos pesquisadores para que os resultados fossem sólidos e variassem o mínimo possível.

Uma dessas regras era que os pães deviam ser o primeiro e último alimento consumido no dia e atividades físicas deviam ser evitadas.

O estudo revelou que realmente comer pães integrais ou brancos não causam grandes diferenças no corpo e não altera os minerais absorvidos nas enzimas ou no colesterol.

“A descoberta inicial, que vai na mão totalmente oposta ao que esperávamos, foi não haver diferenças significantes ”, disse Eran Segal, uma das pesquisadoras do estudo.

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Qual é o melhor: Pão Branco ou Pão Integral

Mesmo com isso as digestões dos pães não são completamente iguais.

A resposta glicêmica de uma parte do grupo reagiu melhor com o pão de farinha branca e outra parte reagiu muito melhor com a integral.

Isso por que a flora intestinal de alguns contém bactérias que reagiram melhor com os açúcares de cada tipo de pão, tornando a digestão mais fácil.

O estudo deixa claro para todos que a melhor opção não é você escolher o que todos dizem ser mais saudável, e sim o que mais responde melhor no seu corpo.

Se alimente bem e tente analisar qual a farinha que mais cai bem no seu intestino, assim você terá uma boa fonte de minerais sem seguir rótulos enganosos de dietas.

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