As melhores dietas para emagrecer

Provavelmente você já deve ter se deparado com diversas formas de emagrecimento rápido, saudável ou com ambas essas características, mas não tem ideia de qual escolher.

Isso é normal e é o dilema de muitas pessoas.

Mas, deixa eu te contar um segredo: as melhores dietas para emagrecer são as de fácil adaptação e não as restritivas como a low carb, por exemplo.

Felizmente, para te ajudar, criamos uma lista muito legal com dietas fáceis de seguir.

Vamos conhecer?

Veja: As 2 melhores receitas para emagrecer

Veja Também: 9 formas de emagrecer sem sofrer

E mais: 6 maneiras de fazer dieta sem deixar a vida social de lado

As melhores dietas para emagrecer

Fonte: Pixabay

Dieta Dash

Sim, quem disse que dietas da moda também não podem ser consideradas como uma das melhores dietas para emagrecer? Ninguém.

A Dieta Dash surgiu como alternativa para ajudar os hipertensos a comer.

Principalmente nos dias de hoje, quando a maioria dos nossos alimentos é industrializado e rico em sódio, ela ainda é muito popular.

É baseada em frutas, legumes, grãos integrais, peixes, aves, leites e derivados desnatados e alimentos que são fonte de gorduras monoinsaturadas., ok?

Veja Também: Dieta Dash: cardápio, dicas, prós e contras

Dieta Mediterrânea ou do Mediterrâneo

Uma dieta em comum com diversos países banhados pelo mar Mediterrâneo também pode te ajudar a perder peso, e muito.

Entra na nossa lista de melhores dietas para emagrecer por não ser muito restritiva.

Permite o consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, oleaginosas (amêndoas, amendoim, castanhas, etc), leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), peixes, gorduras boas (azeite), leite e derivados, vinho e ervas de cheiro.

Veja Também: Como fazer a dieta mediterrânea

Dieta vegetariana ou vegana

Antes de dizer que ser vegetariano é o mesmo que vegano, saiba que este último é um estilo de vida rigoroso que não só não aceita carne, como também nenhum acessório feito com animais.

No mais, tanto as dietas vegetariana e vegana são semelhantes e estão inclusas na nossa lista de melhores dietas para emagrecer.

Fora carne, tudo é permitido.

Tudo o quê?

Vegetais (hortaliças no geral), tofu, cogumelos, leites e derivados vegetais (leite de coco, castanha ou amêndoa, por exemplo), arroz, feijão, frutas e cereais.

Veja Também: 4 hábitos da dieta vegetariana que podem engordar

Dieta Flexitariana

Também conhecida como “dieta da longevidade” ou só “dieta para emagrecer”, a flexitariana é uma variação do vegetarianismo, visando a flexibilidade alimentar.

Dentre as melhores dietas para emagrecer, acredito que essa seja uma das mais fáceis, principalmente quando o foco é passar de uma dieta normal para uma vegana ou vegetariana, por exemplo.

Aqui, você não precisa deixar de comer a carne por completo.

Você começa aderindo a dieta vegetariana e, quando sentir muita vontade de comer um bife ou um hambúrguer, põe pra dentro.

Veja Também: 12 alimentos ricos em proteína para quem quer substituir a carne

Dieta volumétrica

Desenvolvida por uma nutricionista na Pensilvânia, é considerada uma das melhores dietas para emagrecer porque, além de garantir o bem-estar geral do indivíduo, facilita seu entendimento sobre as questões nutricionais.

Funciona da seguinte maneira: os alimentos são separados em quatro categorias e, então, são sugeridas quantidades interessantes que viabilizem o emagrecimento.

É mais como um plano alimentar.

Categoria 1: chamados de alimentos de baixíssima densidade, estão aqui frutas (figo, melancia, melão, uva, laranja e frutas vermelhas) e vegetais (folhas verdes, cenoura, beterraba, abóbora, berinjela) sem amido, leite desnatado e sopas à base de caldos.

Categoria 2: chamados de alimentos de baixa densidade, entram aqui frutas e vegetais com amido, grãos, cereais matinais, carnes magras, legumes e pratos com pouca gordura.

Categoria 3: chamados de alimentos de média intensidade, temos carne, queijo, pizza, batata frita, molho de salada, pão, sorvete e bolo.

Categoria 4: por fim, os alimentos de alta intensidade são biscoitos, salgadinhos, doces de chocolate, nozes, manteiga e óleo.

O ideal é que a ingestão dos alimentos das categorias 1 e 2 sejam altas e mais frequentes, os da categoria 3 moderados e os da 4 evitados.

Uma manobra interessante, certo?

Veja Também: 20 dicas infalíveis para seu sucesso na dieta

Dieta Dukan

Acredito que, das mencionadas, essa seja uma das melhores dietas para emagrecer mais famosas: tem até um enorme livro especificando o passo a passo.

A dieta se baseia em quatro fases distintas que estimulam o metabolismo de maneiras diferentes para efetivar ainda mais a perda de peso:

– Fase de ataque: a primeira fase tem foco em consumir alimentos ricos em proteínas e pouca gordura.

– Fase de cruzeiro: já a segunda fase, é intercalada com a adição limitada de vegetais todos os dias.

– Fase de consolidação: nesta fase, o foco é manter o peso perdido e acrescentar mais vegetais e algumas frutas.

– Fase estabilização: já na última fase, você tem liberdade de manter seu peso através da reeducação alimentar que recebeu ao longo das outras três fases.

Veja Também: Como fazer a Dieta Dukan para emagrecer rápido

Dieta Paleolítica

A dieta paleolítica é uma das melhores dietas para emagrecer porque imita os hábitos dos nossos antepassados.

O objetivo é excluir todos os alimentos embutidos e industrializados da sua vida.

A base dessa alimentação são verduras, legumes e carnes.

Todos precisam ser o mais natural e fresco possível.

A dieta prega a alimentação da época do homem das cavernas, então, quanto menos “industrial”, melhor.

Evite pratos prontos, embutidos e frios e prefira hortaliças.

Veja Também: Dieta Paleolítica: Nutricionista e Life Coach das estrelas falam sobre a nova maneira de emagrecer inspirada na pré história

Add Comment