Maquiagem sem derreter: Truques para manter o visual no verão

A maquiagem pode durar mais algumas horas sem precisar de milagres.

Um retorque nos olhos ou aquele batom vermelho deixam a mulher radiante, mas com o calor do verão tudo acaba derretendo bem rápido. Mas não precisa de preocupar: algumas estratégias bem práticas podem ser feitas em casa e não levam muito tempo. Conheça as dicas para manter a maquiagem sem derreter.

Rímel, base, pó compacto, batom… Os homens realmente não sabem o trabalho que uma mulher tem para se arrumar para uma festa. E tudo isso sem contar o cabelo, unhas e roupas. Mas pelo menos se a maquiagem durar mais algumas horas vale a pena.

Veja Também: Dicas para maquiagem não derreter no calor

Maquiagem sem derreter

Capriche na maquiagem e veja os truques para o verão

Dicas para manter a maquiagem sem derreter

Para começar: a limpeza

Antes de começar a se maquiar o ideal é fazer uma boa limpeza na pele. Prenda o cabelo com um bom rabo de cavalo  e comece pelo sabonete e água, retirando todos os vestígios de corretivos ou filtro-solar aplicados durante o dia. Prefira usar a água mais fria, ao invés da morna, porque o calor abre os poros.

Veja Também: Maquiagem para praia passo a passo

Depois, o mais indicado é usar um esfoliante leve e depois uma loção, ou tônico, adstringente para manter a pele mais sequinha. Lembrando que o esfoliante tem que ser bem levinho se for utilizado antes de se arrumar, afinal você não vai querer um rosto vermelho. Ele serve apenas para retirar as células mortas e deixar o rosto mais lisinho, sem aquelas partes mais ásperas perto do nariz ou queixo.

Veja Também: Receitas caseiras para manter o rosto fresquinho no calor

Como fazer uma maquiagem sem derreter

A limpeza do rosto é importante antes de aplicar a maquiagem

Pré-maquiagem: preparação

Seque bem o rosto e os cantos, como orelhas e pescoço, para ser possível manter a maquiagem sem derreter. Antes de tudo lá vai uma dica preciosa: peque uma bolsa de gelo, enrole em uma toalha e pressione levemente em todo o rosto por uns 5 minutos. Se preferir, pode utilizar um cubo de gelo diretamente na pele. Não esqueça dos cantos externos dos olhos: isso vai ajudar a não borrar o lápis ou delineador mais tarde. Assim, o truque vai ajudar a fechar os poros e deixar o rosto menos oleoso para fixar melhor a make.

Veja Também: Dicas de maquiagem para pele oleosa

Agora enxugue o rosto, caso tenha usado o gelo diretamente. E não adianta tentar se arrumar em um quarto abafado. O ideal é manter a pele mais seca e livre de suor ou oleosidades porque nosso objetivo é manter a maquiagem sem derreter. Então já deixe preparado o ar-condicionado, ou local mais fresco, antes de começar esse procedimento.

Veja Também: Dicas para driblar o calor e o tempo seco

Aplique uma loção pré-maquiagem, ou primer skin como também é conhecido. Além de proteger sua pele conta o ressecamento causado pela maquiagem, alguns produtos têm uma ação hidratante incluída. Então vale testar antes de comprar e ver a opção ideal para seu tipo de pele, seja seca, mista ou oleosa.

Veja Também: BB Cream chegou para substituir a base e o primer

A maquiagem sem derreter

Pense no tipo de evento que você estará presente e nos tons certos. Caso seja uma reunião com as amigas de tarde, por exemplo, não vale a pena apostar em sombras mais escuras ou muitas camadas de maquiagem. Se o local é um restaurante com o namorado de noite, fechado e mais fresco, vale apostar em uma make mais completa.

Veja Também: 6 Sugestões de Maquiagem Romântica

Espere alguns minutos até a loção pré-maquiagem ser absorvida pela sua pele e comece pelo corretivo. Provavelmente você já deve ter um kit com as cores para seu tom de pele, mas não se esqueça de passar o corretivo também acima das pálpebras e nos cantos dos olhos internos e externos. A dica é fazer um movimentos de listras, do olho em direção as bochechas, na parte de baixo, puxando um pouco do produto para o rosto também. Isso evita as terríveis olheiras brancas. No verão, o melhor é buscar pelos bastões ou opções mais cremosas, com uma absorção rápida para ajudar manter a maquiagem sem derreter.

Veja Também: Como fazer o batom durar mais tempo

dicas para maquiagem não derreter

Aplique a base no tom da sua pele

Depois vem a base: escolha uma preferencialmente com filtro solar para evitar marcas e manchas no rosto, típicas do verão. Aplique espalhando bem em todo o rosto, inclusive entre as sobrancelhas e nas pálpebras, tomando cuidado para não deixar nada acumulado nos cílios. Não esqueça dos cantos dos olhos e de fazer uma transição de cor entre o corretivo e a base, deixando tudo na mesma tonalidade.

Veja Também: Maquiagem borrada: Saiba como corrigir

Os olhos fatais

Algumas mulheres preferem passar o pó compacto antes de começar os olhos. Sinceramente se você errar aquele traço do delineador o estrago será bem maior. Então siga a ordem que te deixar mais confortável.

Veja Também: 5 Dicas para Você usar e abusar do delineador

Para o temível delineador, o pavor de muitas mulheres, no verão a dica é evitá-lo para ajudar manter a maquiagem sem derreter. Mas, em um jantar de noite você quer arrasar o coração daquele rapaz, certo? Então opte pela versão em caneta. O produto líquido borra facilmente mas a versão mais ‘moderninha’, além de ser mais fácil de aplicar, oferece opções resistentes à água. E isso é um bom aliado para a oleosidade provocada pelo verão.

Veja Também: Maquiagem para noite passo a passo

maquiagem sem derreter com delineador

Destaque nos olhos deixa visual mais sexy no verão

Aplique a sombra, o delineador e arrume todos os detalhes dessa parte. Depois invista em um lápis preto para fazer o contorno dos olhos, por dentro e por fora. Dessa forma o visual ficará mais sexy. Para completar, encerre com um rímel de volume para deixar os cílios bem poderosos e evite os cílios postiços. Com o calor eles podem descolar e você não vai querer que eles caiam na frente do seu companheiro. Vamos evitar erros, certo?

Veja Também: Veja como fazer uma maquiagem sensual em 4 passos

Para finalizar escolha o tipo de pó mais ideal para sua pele e aplique com o pincel ou esponja. Vale lembrar que a segunda opção costuma deixar aquelas crostas ao entorno dos olhos, então não exagere. Senão, depois que a maquiagem ressecar aquelas marquinhas de expressões ficarão mais evidentes. Para finalizar o blush: assim seu rosto ganha uma corzinha depois de tantas bases e camadas. Para afinar o rosto aplique o blush usando o truque da ‘boca de peixinho’: no topo das maçãs do rosto fazendo uma linha até o canto superior do rosto.

Veja Também: Os melhores truques de maquiagem

Além disso, não esqueça de passar no nariz e na base do queixo para ficar com um aspecto mais natural. Nos lábios tome cuidado para não usar batons muito secos. Para ajudar passe uma fina camada de manteiga de cacau incolor antes de aplicar. Assim seus lábios ficam mais bonitos e sem aquelas crostas do ressecamento. No calor não é indicado o uso de gloss, ou brilho labial, já que ele derrete facilmente e vai acabar te deixando com o rosto melado.

Veja Também: Erros de maquiagem das famosas

Escolha batons que ajudam manter a maquiagem sem derreter

Escolha batons que não ressequem seus lábios

Um bom perfume e pronto. Capriche nos acessórios e fique linda para você mesma. Assim, todos acharão um arraso também.

Veja Também: Dicas de beleza para ficar linda o dia inteiro

Retoques na produção

Se você seguir todos os passos acima vai conseguir manter a maquiagem sem derreter, mas, de qualquer forma leve na bolsa seu kit de maquiagem, principalmente o , lápis e delineador, além de lencinhos umedecidos e cotonetes. Para corrigir manchas de lápis no canto dos olhos, passe o cotonete no lenço e vá limpando os borrões. Depois retorque com o pó compacto e com o lápis. Simples assim.

Veja Também: O que não pode faltar na sua Maleta de Maquiagem

Para retocar a maquiagem leve seu kit pessoal e ajude a manter a maquiagem sem derreter

Para retocar a maquiagem leve seu kit pessoal

Praia sem olheiras?

Você está pensando em tomar aquele sol com o namorado, ou amigas, e não quer que ninguém veja suas olheiras, certo? Mas com o calor não tem muito como fugir, ou usar maquiagem mais pesada. Então um truque bem interessante é seguir essas dicas (para manter a maquiagem sem derreter) até a parte do gelo. Depois aplicar um filtro solar mais seco, ou spray, ao invés daqueles super oleosos. Espere ele ser absorvido e depois aplique uma base leve, espalhando bem. Se preferir, opte pelo filtro-solar com cor.

Veja Também: Aprenda disfarçar olheiras com maquiagem

Aproveite a praia sem mostrar as olheiras e mantenha a maquiagem sem derreter

Aproveite a praia sem mostrar as olheiras

Para disfarçar ainda melhor, existem umas opções de BB Cream que são ótimas para cobrir até as olheiras, mas o fator de proteção UV costuma ser baixo. Então para não ficar com manchinhas na pele é bom aplicar o filtro solar seco e depois o BB Cream. Assim, você fica parecendo estar sem maquiagem e com a pele linda. Só tome cuidado na escolha do tom, para não ficar com o rosto escuro demais ou pálido. E sempre o melhor truque: óculos escuros. Para finalizar, um bom batom de manteiga de cacau com cor leve e vá curtir seu dia.

E para  aperfeiçoar as técnicas da maquiagem sem derreter, eu recomendo que você faça o excelente curso online de maquiagem profissional e conheça todas os truques de maquiadores famosos. Sim, é isso mesmo, com um pequeno investimento de apenas R$ 39,90 (parcela única), a Bianca vai te transformar numa maquiadora profissional.

Uma Resposta

  1. Rubia janeiro 15, 2015

Adicionar comentário