Como fazer uma maquiagem para o ambiente profissional

Um desafio que muitas mulheres enfrentam é escolher a maquiagem para o ambiente profissional.

Pode ser difícil saber qual a quantidade certa e aceitável de maquiagem para o ambiente de trabalho.

No entanto, a composição é determinante.

Um estudo de Harvard realizado em 2011 mostrou que mulheres que usam maquiagem sem exagerar são consideradas mais competentes, simpáticas e confiáveis.

Este pequeno guia irá ajudá-la a criar uma adequada maquiagem para o ambiente profissional.

Conheça: 5 maiores erros de make nas entrevistas de emprego

Como fazer uma maquiagem para o ambiente profissional

1. Considere sua personalidade e seu modo de vida

Você é alguém que usa maquiagem regularmente ou você está apenas começando?

Você quer usar maquiagem no ambiente profissional ou você se sente obrigada a usar?

Apesar do estudo de Harvard que mencionamos, muitas mulheres altamente capazes não usam maquiagem e, nem por isso, são levadas menos a sério no ambiente de trabalho. Faça aquilo que te deixa mais confortável e opte sempre pelo bom senso.

Conheça: Maquiagem para entrevista de trabalho

2. Pense sobre que tipos de maquiagem que você está interessada em usar

Base? Máscara de cílios? Sombra? Batom? Blush?

O mundo da maquiagem é realmente enorme e isso ajuda a tornar a tarefa de encontrar a perfeita maquiagem para o ambiente profissional ainda mais árdua.

Pense exatamente sobre o que você quer destacar, já que provavelmente você não terá tempo para fazer uma maquiagem super complexa todos os dias.

Não é difícil: apenas pergunte a si mesma quais traços de seu rosto você deseja para acentuar e melhorar.

Veja: O que você precisa saber sobre maquiagem para o trabalho

3. Analise em qual tipo de ambiente profissional você está inserida

Uma diretora de uma multinacional deve usar maquiagem diferente do que a proprietário de um bar noturno, por exemplo, por isso é importante manter-se sempre com a maquiagem apropriada.

Analise se o seu ambiente profissional é conservador e muito formal, se é menos conservador mas ainda assim um pouco rígido ou se é totalmente informal.

Se você está na última categoria, você tem sorte: poderá fazer a sua maquiagem para o ambiente profissional como quiser.

Outra dica é observar as pessoas ao seu redor e notar qual tipo de maquiagem elas usam com frequência. Isso pode lhe dar uma base sobre como o seu ambiente de trabalho funciona em relação a isso.

Mais: Saiba como fazer uma maquiagem natural

4. Reúna os seus itens de maquiagem

Depois de decidir qual será sua maquiagem para o ambiente profissional, você precisará reunir seus itens. Nossa dica é que você deixe tudo sempre à mão na noite anterior para evitar atrasos e otimizar seu tempo.

Basicamente, você deverá precisar de uma base, uma sombra neutra, um rímel, um lápis e um batom. Se você for mais experiente ou estiver pensando em uma maquiagem mais complexa, poderá usar outros produtos também.

Caso você seja uma novata na arte da maquiagem, uma boa ideia é visitar uma loja de produtos de maquiagem e obter algumas dicas.

Artistas e consultores de maquiagem podem ajudá-la a escolher os produtos certos de acordo com seu tom de pele e suas características faciais.

Uma vez que você obteve os tons certos e as cores complementares para sua pele, você poderá realçar sua beleza natural em vez de criar uma produção caricata e até assustadora.

Veja: 5 dicas para escolher o pó facial certo para você

Mais: Descubra qual a base certa para você

5. Mãos à obra!

Agora é hora de começar a maquiagem.

Reunimos algumas dicas em um passo a passo simples que vai criar uma maquiagem para o ambiente profissional que deverá funcionar na maioria das ocasiões por ser simples.

  1. Comece com a base e espalhe-a em seu rosto para suavizar marcas e manchas e também para igualar o tom de sua pele.
  2. Em seguida, você pode aplicar o blush para destacar as maçãs do rosto e ficar com uma aparência mais saudável.
  3. Para os olhos, comece com o lápis e faça um fino contorno nas linhas d’água superior e inferior.
  4. Aplique a sombra nas pálpebras. Se você quiser, pode usar dois tons da mesma cor para realçar ainda mais os olhos.
  5. Aplique a máscara de cílios.
  6. Se necessário, penteie suas sobrancelhas e faça um leve contorno para corrigir eventuais falhas. Utilize um duo de sombras e um pincel chanfrado.
  7. Aplique o batom. As cores mais suaves e mais próximas do tom da sua pele são mais indicadas se você não quer chamar muito a atenção. Caso contrário, coral e vermelho são boas opções.

Se você gostou das dicas e quer aprender mais sobre maquiagem para ambiente de trabalho, eu recomendo o Curso de maquiagem online com a jornalista, apresentadora e Guru de Beleza, Juliana Goes.

Com 21 vídeo aulas inéditas + um ebook exclusivo, o curso foi produzido com extrema qualidade, sendo o primeiro de sua categoria no Brasil.

Adicionar comentário