Maquiagem para formatura

Imagine que um momento especial na sua vida está chegando, o momento que você sempre sonhou: após anos de esforço, noites mal dormidas, e preocupações acerca a vida acadêmica a sua tão sonhada formatura chegou.

Veja Também: Make de formatura: inspire-se nas famosas e copie!

Agora a única ansiedade é a respeito de como você estará na sua formatura. “Com que roupa devo ir à festa de formatura? Com que sapato? E o cabelo? E a minha maquiagem?”

Veja Também: Vestidos para formatura

Em momentos assim, a melhor coisa a se fazer é ir o mais natural possível. Ser você mesma e acentuar seus melhores atributos. Assim, daqui a alguns anos quando você estiver matando a saudade desse dia lindo ao lado de seus colegas, você poderá se ver sem arrependimentos do tipo “porque eu usei essa maquiagem? Não tem nada a ver comigo!”. Para evitar esse arrependimento, aqui vão algumas dicas e sugestões de maquiagem para formatura.

Veja Também: Unhas decoradas para festa de formatura

maquiagem para formatura passo a passo

Michelle Phan (@michellephan)

Maquiagem para formatura passo a passo

Planejamento

Primeiramente, o ideal é se planejar. Ir em busca do vestido perfeito com antecedência, e planejar o penteado e a maquiagem com calma com o profissional que você escolheu. Dessa forma você estará minimizando as chances de alguma coisa dar errado.

Veja Também: Calçado para formatura: Saiba como escolher

Você viu aquela foto linda da sua artista preferida onde ela está usando uma maquiagem igualmente linda, ou você se deparou com fotos no Pinterest de maquiagens maravilhosas e já salvou todas no seu celular para usar como referencia e levar ao seu profissional e, juntos, decidirem como fazer e qual é a melhor maquiagem para formatura.

Veja Também: Como escolher seu vestido de formatura

Esse planejamento é importante principalmente se você não trabalhou anteriormente com o maquiador que fará sua maquiagem de formatura. Além disso, embora a graça de se maquiar seja o fato que não existem regras para tal coisa, nem toda produção se aplica à maquiagem para formatura.

Veja Também: Como fazer penteados para formatura e casamento passo a passo

Se você resolveu fazer sua maquiagem para formatura sozinha, sem a ajuda de um profissional, o planejamento é mais fácil já que, em teoria, você se conhece e sabe o que fica bem e o que não fica bem. Depois de se planejar, o ideal é se organizar.

Veja Também: Vestido para Formatura: O que você deve saber na hora de escolher o seu

Estabeleça horários, se você precisa estar no local da colação com antecedência, faça seu penteado e maquiagem com antecedência, para evitar atrasos indesejáveis. Separar quais produtos você usará em sua maquiagem para formatura é importante, assim você não perderá tempo na hora de se maquiar.

Veja Também: Dicas de como organizar maquiagem

Outra coisa importante para qualquer maquiagem é cuidar-se. Estar com a pele em dia ajuda muito na duração de sua maquiagem. Portanto, faça um esforço e tente cuidar de seu rosto e corpo para seu grande dia.

Veja Também: Maquiagens para sair bem em fotos

maquiagem para formatura inspirada em dolce gabanna

Foto: Dolce & Gabanna

Preparo

A preparação de sua pele é essencial para que sua maquiagem dure. Os profissionais da área recomendam uma limpeza completa. Essa limpeza pode começar no banho, com um sabonete facial ideal para o seu tipo de pele.

Veja Também: Dicas para fazer sua maquiagem durar o dia todo

Em seguida, pode-se fazer uma esfoliação. Mas tome cuidado, utilize um produto que você já conhece. Na esfoliação, foque no centro do seu rosto, pois é onde a maioria das pessoas acumulam mais impurezas. Evite a área dos olhos onde a pele é mais sensível e não se esqueça de sua testa e de seu pescoço, mas cuidado para não ressecar essas áreas.

Veja Também: Maquiagem sem derreter: Truques para manter o visual no verão

Se você não tem o hábito de lavar o rosto durante o banho, faça isso após a esfoliação, ou se preferir, pode utilizar alguma máscara de limpeza que seja de seu agrado. Após esses dois passos, não estranhe se sua pele aparentar estar seca, é normal. Por isso, o uso do hidratante facial na sua preparação da maquiagem para formatura é essencial. Se ele contiver algum protetor solar melhor ainda. Também não se esqueça de passar algum hidratante labial, isso também ajuda na duração da cor do batom que você escolher.

Veja Também: Os 15 erros de maquiagem mais comuns

O protetor solar é sempre importante, se sua formatura for durante o dia ou se sua festa for ao ar livre, o protetor se torna essencial. Mas se você não quiser passar mil e um produtos, tente um produto que junte benefícios. Lembre-se de deixar sua pele absorver bem cada produto antes de aplicar um novo.

Veja Também: Truques para aumentar os lábios com maquiagem

maquiagem para formatura inspirada em Margot Robbie no Oscars 2015

Margot Robbie no Oscars 2015

A vez do primer

Você quer que sua maquiagem para formatura dure. Por isso, mesmo usando um hidratante, você deve passar um primer.

O primer, além de ter qualidades hidratantes, também serve para preparar a pele para receber a base e o corretivo.

O primer irá neutralizar possíveis manchas e possíveis vermelhidões, além de “fixar” melhor a base em seu rosto. Há vários tipos de primers para diferentes ocasiões, então escolha aquele que se encaixe melhor para o resultado esperado na sua maquiagem para formatura.

Veja Também: BB Cream chegou para substituir a base e o primer

Base

Tendo em vista que você deva aparentar naturalidade, utilize uma base que proporcione isso. Ao escolher uma base que te agrade, seja ela de cobertura baixa, média ou alta, é importante que você não exagere nas camadas.

Faça camadas finas, para dar leveza e para evitar o aspecto de “cimento” que às vezes uma base exagerada pode dar.

Veja Também: 3 dicas de como escolher base para pele oleosa

Corretivo

O mesmo para o corretivo seja qual for a ordem (corretivobase, basecorretivo) que você preferir passar ele. Tome cuidado com a área dos olhos, embora seja uma das áreas que mais precise de correção por causa das olheiras, a correção deve ser feita com cuidado.

Veja Também: Maquiagem para noite passo a passo

Como muito provavelmente você será fotografada, se você exagerar no corretivo nessa área você não parecerá natural nas fotos, algo que mais tarde pode trazer algum sentimento indesejado. Também não exagere no pó, caso você utilize algum. Use apenas na área T de seu rosto, para evitar o excesso de brilho.

Veja Também: Aprenda combinar maquiagem com a cor dos olhos

maquiagem para formatura natural

Foto: Pinterest

Sobrancelhas

Se você precisa de correção nas sobrancelhas, faça com cuidado, seguindo o movimento natural delas. Em uma maquiagem para formatura, talvez seja uma boa pedida neutralizar o tom de suas pálpebras. Para isso basta usar uma sombra matte neutra ou similar com seu tom de pele. Dessa forma, a cor que você escolher em sua maquiagem para formatura ficará mais forte, destacando ainda mais seus olhos.

Veja Também: Maquiagem com olhos marcantes para noite

Olhos

Se você usa óculos e se a utilização de lentes de contato não é uma opção, a dica continua a mesma: seja natural. Como normalmente o óculos retira o destaque nas pálpebras superiores, a orientação é que sua maquiagem para formatura destaque a sobrancelha e destaque a parte inferior dos olhos. Essa também é uma forma de acrescentar uma cor mais ousada ou vibrante sem ficar pesado, e para quem usa óculos é uma maneira de continuar recebendo atenção pelo olhar.

Veja Também: Armações dos óculos e batom, como combinar?

Porém se deve tomar cuidado com a aplicação do rímel. Não apenas em uma maquiagem para formatura, mas em qualquer outra maquiagem, a aplicação de rímel nos cílios inferiores forma a ilusão de uma sombra nos olhos de quem utiliza óculos.

Veja Também: Maquiagem ideal para cada formato de olhos

Cuidados

Evite também exagerar no blush e no contorno, mas cores de batons vibrantes são bem vindas. Deixe a maquiagem mais pesada e festiva para depois da colação, quando você estiver se arrumando para a sua festa.

Também é bom ter em mente que provavelmente será um evento emocionante, então se você puder optar por produtos à prova d’água, utilize-os em sua maquiagem para formatura. Afinal, você quer estar linda mesmo chorando de emoção.

 

Deixe um comentário