7 alimentos para manter sua vagina saudável

Toda mulher deve se preocupar com a saúde de sua vagina.

Se você não se preocupar com suas partes mais íntimas, fica vulnerável e corre risco de infecções do trato urinário, infecções bacterianas e fúngicas e várias irritações, ou seja, tudo o que pode ser doloroso, desconfortável e desagradável.

Veja: 6 Exames médicos que toda mulher deve fazer

Para evitar esses problemas que podem ser perturbadores e incômodos, existem alguns alimentos que podem ajudar a manter sua vagina saudável. Confira!

alimentos para manter sua vagina saudável

1. Iogurtes naturais e probióticos

Os probióticos são uma maravilha alimentar quando se trata de manter os níveis corretos de pH em sua vagina.

Veja: Infecções vaginais – Infográfico

Nós todas sabemos que os alimentos probióticos como o iogurte natural são bons para a adição de bactérias boas para o nosso sistema e também para manter o intestino saudável, mas o mais importante é que eles também fazem um ótimo trabalho afastando infecções fúngicas que é algo que muitas mulheres podem ter.

Iogurtes naturais

2. Água

Uma solução simples e muito efetiva: a água. Ela é uma substância exigida pelas membranas mucosas vaginais para que elas fiquem na melhor condição possível.

Para funcionar, essas membranas precisam ficar extremamente bem hidratadas e a maneira mais fácil e melhor para atingir esse nível de hidratação é através da ingestão de muita água. A água também contribui para a lubrificação natural da vagina e pode ajudar a diminuir quaisquer odores indesejados.

Veja: Saiba como prevenir e tratar a Infecção Urinária

Água

3. Suco de cranberry

A cranberry, também conhecida como oxicoco, contribui bastante para a saúde da vagina.

O suco de cranberry traz efeitos positivos para a bexiga também. A qualidade ácido do suco de cranberry ajuda a equilibrar o pH da vagina e, consequentemente, combate infecções no trato urinário.

Veja: 5 hábitos que prejudicam a saúde íntima feminina

Suco de cranberry

4. Vegetais frescos e frutas

Os vegetais frescos e frutas não somente são parte essencial de uma dieta saudável como também contribuem para a manutenção de uma vagina saudável.

Folhas verdes como couve e espinafre são particularmente boas para isso: ajudam com a circulação e, portanto, impedem qualquer secura vaginal potencialmente desconfortável.

Por outro lado, frutas cítricas como limões e laranjas também são importantes para seus altos níveis de vitamina C.

Veja: A verdade que ninguém nunca contou a você sobre HPV

Vegetais frescos e frutas

5. Alho

O alho é um alimento reverenciado por todos os profissionais da área da saúde devido a suas propriedades antifúngicas e antimicrobianas, sendo que ambas são propriedades que interferem na saúde da vagina.

O alho é ótimo para combater infecções fúngicas e também pode ajudar a aliviar os sintomas clássicos que você já sente se estiver com uma infecção.

Veja: Roupas Íntimas: Você sabe como cuidar delas?

Alho

6. Nozes e sementes

Muitas nozes e sementes diferentes como nozes, avelãs, sementes de girassol e amêndoas contêm altos níveis de vitamina E, o que é ótimo para a saúde da vagina, uma vez que é a vitamina E que impede a secura vaginal.

O zinco também é abundante nesses alimentos, e esse mineral essencial é vital na regulação dos ciclos menstruais.

Veja: Infográfico para entender as três fases do ciclo menstrual

Nozes e sementes

7. Batata doce

Além de ser uma ótima alternativa para substituir as batatas tradicionais, a batata doce também é incrivelmente efetiva na manutenção da boa saúde da vagina.

Batatas doces são repletas de vitamina A. Essa é uma vitamina que contribui para tornar nossas paredes uterinas super fortes, bem como para incentivar a produção de hormônios que ajudam a manter nossa energia sempre alta.

Adicionar comentário