A importância da saúde bucal

Um sorriso bonito e uma boa saúde bucal elevam a autoestima de qualquer pessoa, atraem felicidade e abrem portas tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Veja Também: 5 novidades em tratamentos para um sorriso perfeito

Dentes maltratados envelhecem as pessoas e passam a impressão de desleixo, além de prejudicarem a vida social, já que uma pessoa com problemas nos dentes ou mau hálito, por exemplo, perde a vontade de sorrir e de se relacionar com as outras pessoas.

Veja Também: Truques para te deixar mais fotogênica

Cuidar da saúde bucal, porém, não é apenas uma questão de estética. Problemas bucais, como doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar inclusive males no coração e nos pulmões se não forem tratados corretamente. Até mesmo uma cárie não tratada pode trazer sérias consequências para a sua saúde.

Veja Também: Aparelho fixo, móvel ou invisível. Qual o melhor para você?

Saúde bucal

Uma má higiene bucal faz com que restos de alimentos permaneçam em contato com os dentes. Esses resíduos são usados pelas bactérias, que se proliferam, havendo a produção de ácidos que destroem as estruturas dentais, podendo levar à morte da polpa dentária, que é responsável por manter o dente vivo. Essas bactérias podem vir a atingir o sistema circulatório, e, por meio da corrente sanguínea, circular pelo corpo, causando danos ao organismo.

Veja Também: Como é feito o implante dentário

Não cuidar corretamente de seus dentes, língua e gengiva pode levar até a um câncer de boca. Outro fator importante é que a saúde bucal é necessária para a pessoa desempenhar de forma adequada a mastigação e a deglutição, que são etapas importantes da digestão.

Veja Também: 8 Receitas Caseiras com Bicarbonato de Sódio

Uma boa higiene bucal ajuda a prevenir o mau hálito e diversos problemas causados por bactérias, como tártaro e gengivite. Para isso, é preciso adotar algumas medidas muito simples, mas que farão uma enorme diferença na sua saúde e no seu dia a dia.

Veja Também: Como anda sua autoestima?

Dicas de saúde bucal

Dicas para cuidar de sua saúde bucal: 

  • Uma boa higiene e saúde bucal vão muito além da escovação dos dentes.
  • Troque sua escova de dentes a cada 3 meses. Após esse período, as cerdas começam a se deformar, favorecendo a proliferação de bactérias, fungos e outros microrganismos.
  • Escove os dentes após todas as refeições, por 2 a 3 minutos, não esquecendo de fazer a higienização da língua.
  • Passar fio dental também após todas as refeições, para ajudar a retirar todos os resíduos alimentares, evitando assim, a proliferação bacteriana.
  • Usar produtos de higiene bucal que contenham flúor.
  • Usar enxaguante bucal para maximizar a limpeza.
  • Ingerir uma alimentação balanceada, evitando comer entre as refeições, limitando assim a quantidade de lanches.
  • Comece a cuidar da saúde bucal de seus filhos já após o nascimento, fazendo a higienização das gengivas com uma gaze limpa e úmida, removendo os resíduos do leite.
  • Visite o seu dentista regularmente.

Adicionar comentário