Veja quais são os horários mais perigosos para sua Dieta

Que atire a primeira pedra quem tem 24 horas por dia aquela força capaz de resistir a um bombom, brigadeiro, batatas fritas colocados à sua frente, pois é…acredite, você é um ser humano, e assim, claro, tem sua fraquezas e vulnerabilidades.

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Segundo um recente estudo americano, que pediu que 7,5 mil participantes registrassem quais eram os períodos do dia em que se sentiam mais propensos a comer bobagens, foram descobertos padrões interessantes, pois é, e entre eles o fato que, na maioria das vezes, as pessoas até são bem disciplinadas, mas todo mundo tem aquele momento em que baixa a guarda, e uma das conclusões obtidas foi que você fica mais propensa a desistir da dieta à medida que o dia passa. E é o que mostraremos agora, quais os quatro horários em que está mais próxima de ceder e como resistir às tentações.

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horários mais perigosos

Horários mais delicados para sua Dieta

1· Antes do almoço

Um dos momentos relatados como sendo o mais sujeito à derrubar a dieta é antes do almoço. Então, é antes do meio dia que muitos caem na tentação, e essa probabilidade aumenta se você não tiver comido nada desde aquela xícara de café que chamou de refeição.

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Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 40% dos estudantes brasileiros não tomam café da manhã, e ficar sem desjejum deixa a pessoa sem energia e, diferentemente do que muitos pensam, não poupa calorias e pode até engordar.

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Se você ficar horas sem se alimentar seu organismo acaba ficando em estado de atenção, e sem o café, o corpo absorverá mais calorias e gorduras na hora do almoço como um mecanismo de defesa, já que não sabe quanto tempo demorará até a próxima refeição.

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Assim como não pular nenhuma refeição, é preciso pensar na qualidade dos alimentos, por isso é fundamental que aposte nas proteínas, que tendem a ser digeridas lentamente e aumentam o gasto calórico do organismo e ainda promovem uma maior saciedade.

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Segunda pesquisas, as mulheres que se alimentam adequadamente no café da manhã (ingerindo entre 20 e 40 g de proteína) tendem a sentir menos fome durante a manhã e consomem menos calorias no almoço.

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Quem está de dieta ou se preocupa em manter uma boa qualidade de vida, deve apostar em nutrientes que forneçam energia e disposição para aguentar o dia todo. Assim, no prato deve ter uma fonte de carboidrato, de preferância, os integrais, por terem mais fibras e vitaminas do complexo B, combinados com uma proteína magra. Sementes, castanhas, frutas e sucos naturais são bem-vindos por fornecer minerais diversos. Um exemplo de café rápido e completo pode ser um iogurte natural desnatado adoçado com mel, granola, frutas, sementes e oleaginosas.

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2· À tarde

Horários mais delicados para sua Dieta
Muita gente relatou como um momento de sufoco na dieta o da tarde, entre as 15 e 18 horas, pois, de acordo com a pesquisa americana do Sleep Foundation, o corpo entra em uma queda natural de empolgação no início da tarde. Como a energia obtida no almoço começa a ser gasta, a sensação é de que precisa repô-la. Então, muita calma nessa hora, todo o cuidado é pouco. O desejo de comer pode estar mais relacionado a uma troca de atividades do que realmente à necessidade de alimento.

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É preciso saber reconhecer a diferença entre fome e desejo. Quando se está com fome, geralmente, se tem apetite para qualquer tipo de alimento: frutas, saladas, castanhas etc. Quando a vontade é de comer algo mais específico, geralmente não é fome de verdade.

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horários mais perigosos para sua Dieta
Segundo uma pesquisa publicada no periódico American Journal of Clinical Nutrition, se descobriu que as pessoas que comen enquanto fazem outras tarefas em seu computador se sentem menos cheias e acabam ingerindo o dobro de petiscos durante a tarde, enquanto àquelas que estam atentas à refeição acabam comendo menos. Portanto, se você não presta atenção ao que come, seu organismo não registra o alimento e logo você terá fome, a dica é reservar, ao menos, meia hora para almoçar, se concentrando no seu prato, mastigando corretamente e escolhendo os alimentos.

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3. Após o jantar

após o jantar é um dos horários mais perigosos
Outro momento perigoso, segundo resultados do estudo da Coach Alba, é logo após o jantar, mas, certamente, não é fome de mais brócolis. A sensação, chamada de fome hedônica, acontece após a refeição ativar o sistema de recompensa química do nosso organismo, provocando a liberação de hormônios que fazem você se sentir bem. Ao aproveitar o relaxamento, você vai querer mais alimentos ricos em gordura e açúcar para prolongar o feeling. Por isso, é fundamental se focar na estratégia, fugir da tentação.

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Experimente caminhar por cerca de 15 minutos, isso reduz os desejos por chocolate e diminui em 50% o consumo do doce. Se você conseguir resistir a uma tentação por cerca de dez minutos, é provável que ela passe. Mas, é preciso ficar atenta, já que sentir fome logo após a refeição pode não ser apenas sinal de um jantar que não satisfez, pode ser que não tenha ingerido carboidratos suficientes nas refeições principais, nem que sejam integrais, pois isso faz com que você fique com vontade de doce depois porque o organismo sente falta de glicose. Não veja o carboidrato sempre como um vilão, mais vale carboidrato no almoço do que cair em tantações como bombons e bolos durante a tarde.

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4. Antes de dormir

antes de dormir é um dos horários mais perigosos
Acredite, quase um quinto dos momentos que se cai na tentação acontecem à noite, segundo uma pesquisa publicada no jornal americano Obesity, há evidências de que nosso relógio biológico é programado para ansiar por alimentos açucarados, salgados e ricos em amido a partir das 20 horas. Mas sempre identifique se realmente é fome, já que um pico de ansiedade pode ser confundido com fome. É indicado tomar um belo copo de água antes de penar em cair em tentação, se não conseguir dormir, a dica é fazer um chá à base de fruta, que ajuda a relaxar.

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A fome noturna, de 20 horas até a meia-noite é um perigo para o organismo, pois nesse período, os órgãos começam a relaxar e comer algo faz com que seu corpo volte a funcionar a todo vapor, prejudicando o sono.

E para finalizar, recomendo que você conheça o Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas. São treinos de 4 a no máximo 15 minutos por dia, sem equipamentos e que podem ser feitos do conforto de casa.

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