Alimento poderoso que reduz o apetite, defende o coração e afasta a diabetes

Há algum tempo, nutricionistas e terapeutas naturais consideram o grão de bico um superalimento.

Além de saboroso, versátil e leve, o grão de bico também é repleto de proteínas de alta qualidade vegetal, fibras solúveis e insolúveis e ácidos graxos poli-insaturados benéficos.

No entanto, estudos recentes revelaram que esse poderoso alimento pode trazer muitos outros benefícios para a saúde e você vai conhecê-los a seguir.

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Grão de Bico é defensor do coração, afasta o diabetes e reduz o apetite

1. O grão de bico pode, naturalmente, reduzir o apetite e ajudar a manter um peso corporal saudável

Uma única xícara de grão de bico contém 12 gramas de fibra e 15 gramas de proteína, uma combinação que retarda o esvaziamento gástrico e ajuda a criar uma sensação de saciedade.

Este alto teor de proteína e fibra inibe a produção da grelina, um hormônio que provoca aumento do apetite.

Estudos clínicos tem comprovado cada vez mais os efeitos redutores dessa leguminosa.

Em um estudo que durou 20 semanas, os participantes foram instruídos a se alimentar seguindo sua dieta habitual, sem fazer qualquer tentativa especial de modificar suas escolhas ou cortar calorias.

Por 12 semanas durante o estudo, os voluntários foram orientados a adicionar grão de bico na dieta.

Surpreendentemente, durante a fase em que comeram a leguminosa, os participantes não só reduziram a ingestão calórica como também, instintivamente, escolheram comer menos sal e menos alimentos processados repletos de açúcar.

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2. Uma deliciosa maneira de evitar doenças do coração

Esse alimento delicioso e incrível ajuda a reduzir significativamente os níveis de LDL (colesterol ruim) no sangue.

O LDL é um grande culpado quando se trata da formação da placa que estreita as artérias e conduz à aterosclerose.

Além disso, o grão de bico é rico em ácido fólico, uma vitamina B que combate a homocisteína, um aminoácido que tem sido associado com a inflamação e aumento do risco de ataque cardíaco.

Finalmente, a leguminosa é também rica em manganês e magnésio, ambos contribuintes de uma pressão sanguínea saudável.

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3. Uma maneira natural para estabilizar o açúcar no sangue e prevenir a diabetes tipo 2

Se consumido regularmente, o grão de bico tem a capacidade de melhorar os níveis de açúcar no sangue de forma imediata e também a longo prazo.

Graças ao seu índice glicêmico muito baixo, ele ajuda a evitar os perigosos picos de açúcar no sangue, contribuindo para afastar a diabetes.

Embora a leguminosa seja rica em açúcares naturais e amidos, pesquisadores descobriram que a amilase, amido encontrado no alimento, reduz os níveis de açúcar no sangue em diabéticos e não-diabéticos.

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Que tipo de grão de bico fornece o máximo de benefícios?

Quando se trata de prevenção de doenças, grãos de bico secos e orgânicos são a melhor aposta.

O grão de bico mais escuro é ainda mais rico em antioxidantes do que sua versão mais comum de cor creme, mas ambos fornecem benefícios para a saúde.

A melhor forma de preparar a leguminosa e aproveitar todos os seus valores nutricionais é:

  • deixando os grãos de molho durante a noite,
  • descartando a água no dia seguinte,
  • adicionando água fresca
  • e cozinhando com alho e cebola por 90 minutos ou até que fiquem macios.

O sabor delicado do alimento permite combiná-lo com praticamente tudo. Você pode polvilhar em saladas, preparar sopas ou fazê-los como acompanhamento de um arroz integral.

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