Goji berry: mitos e verdades sobre o alimento da moda

Goji Berry é uma frutinha asiática que vêm ganhando popularidade aqui no Brasil, conhecida principalmente por seus poderes emagrecedores milagrosos e sua incrível capacidade antioxidante.

Mas será que a Goji Berry realmente é capaz de fazer com que você perca aqueles quilinhos extras? Trataremos sobre este e outros assuntos envolvendo este fruto no decorrer deste artigo.

Veja Também: Goji Berry: conheça os benefícios dessa fruta

Goji Berry é proveniente do sul da Ásia, e é um fruto da planta Lycium barbarum. Ela é utilizada na medicina tradicional chinesa e cultivada há mais de 600 anos. Encontrada mais facilmente desidratada e na forma de extratos e pós, a Goji Berry vêm ganhando espaço nos supermercados e na internet, onde há muita propaganda acerca das propriedades milagrosas deste produto natural utilizado até mesmo por famosos como Victoria Beckham, Kate Moss, Madonna e Mick Jagger.

Veja Também: 5 alimentos para turbinar dieta

Goji Berry

Mas, nem tudo o que é veiculado nas revistas e na internet é verdadeiro, o que se estende à propagandas e notícias sobre a Goji Berry. Muito anda se falando sobre esta fruta, mas ainda há poucos estudos científicos publicados abordando este assunto. Veja abaixo uma série de mitos e verdades envolvendo a famosa Goji berry, alimento da moda.

Veja Também: Melhores suplementos alimentares para emagrecer

Mitos e Verdades sobre a Goji Berry

1-Goji berry é um produto que não apresenta riscos, porque é natural

Mito. É um erro muito comum pensar que produtos provenientes de plantas não causam prejuízos à saúde porque são “naturais”.

Nem tudo o que é natural faz bem para o seu organismo. Além disso, mesmo produtos naturais podem ter efeitos adversos, interagir com outros medicamentos e até mesmo causar intoxicação. Em caso de dúvidas, é muito importante procurar um médico ou farmacêutico.

Vej Também: Emagrecimento: Alguns mitos e verdades

A Goji berry é contra-indicada para grávidas, lactantes, crianças, pessoas que fazem uso constante de medicamentos para controle da pressão arterial e diabetes e pessoas que utilizam warfarina.

2-Goji berry é um alimento saudável

Verdade. A Goji berry é uma fruta que contém poucas calorias, é livre de gorduras e é rica em fibras, o que a torna um excelente aliado para quem está de dieta e deseja perder peso. Além disso, esta fruta é uma ótima fonte de vitamina C e antioxidantes, substâncias que protegem as células de nosso corpo contra os radicais livres e, consequentemente, contra o envelhecimento precoce.

Veja Também: Ameixa seca ajuda emagrecer

3-Goji berry pode ser usada para prevenir doenças

Talvez. Ainda não há muitos estudos científicos publicados comprovando a eficácia deste fruto, porém, sabe-se que a Goji berry possui em sua composição uma grande quantidade de nutrientes importantes para o nosso organismo, como as vitaminas C, E, B1, B2 e B6. Dessa forma, um uso contínuo de um extrato ou até mesmo o consumo da fruta desidratada pode aumentar o nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades, além de reduzir a fadiga e o estresse.

Acredita-se também que a Goji Berry possa ter propriedades anticancerígenas e atuar na prevenção da diabetes, porém ainda não há estudos suficientes que comprovam este fato.

Veja Também: Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer?

4-Goji berry é um produto realmente milagroso

Mito. A Goji berry pode atuar como um coadjuvante importante na alimentação, mas nada é mágico ou milagroso como é estampado em diversas propagandas veiculadas na internet. Os benefícios aparecem com o tempo, e não de um dia para o outro.

Veja Também: Dieta Radical: Perca até 5 Kg em 3 dias

5-É seguro comprar Goji Berry pela internet

Depende. É muito importante sempre verificar a confiabilidade do site e do fornecedor do produto, uma vez que este é um produto natural não padronizado, ou seja, você pode encontrar diferentes substâncias em extratos de diferentes sites, mas todos sob o nome de Goji berry. Faça uma boa pesquisa antes de realizar qualquer compra, para não correr o risco de não receber o produto ou de receber um produto de má qualidade.

Veja Também: Dieta da clara de ovo emagrece até 5 Kg em um mês

6-Goji berry realmente emagrece

Depende. É importante ficar bem claro que não existe milagres. O consumo isolado de Goji berry não fará com que os seus quilinhos extras desapareçam.

A associação de Goji berry – com moderação – e um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos realmente podem fazer com que você perca peso com saúde.

A Goji berry deve ser consumido como um coadjuvante em sua alimentação, e não como o prato principal, já que o excesso desta fruta pode ter efeito contrário e trazer prejuízos à sua saúde.

Adicionar comentário