11 formas de melhorar o ronco

Se existe um problema muito desagradável capaz até de destruir relacionamentos, esse problema é o ronco.

Muitas pessoas – homens e mulheres – sofrem desse mal.

O que a maioria delas não sabe é que há formas efetivas de melhorar o ronco e, assim, a qualidade de vida também.

Confira a seguir 11 dicas para melhorar o ronco.

11 formas de melhorar o ronco

1. Tome um banho quente antes de deitar

O ronco ocorre quando o fluxo de ar que passa pela garganta ou pelas narinas é restrito. Os especialistas recomendam tomar um banho quente antes de ir para a cama e lavar as narinas com soro para manter as passagens de ar livres.

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2. Mude a posição que você dorme

De acordo com a National Sleep Foundation, certas posições de sono (como deitar de costas) podem levar ao ronco porque pressionam sua língua contra a parte traseira da garganta, obstruindo a passagem de ar.

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3. Mantenha-se hidratada

Quando você está desidratada, a boca e o nariz podem ficar secos conduzindo-a a roncar mais. Certifique-se de tomar pelo menos 4 litros de água por dia se você tem propensão a roncar.

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4. Fique longe da poeira

Especialistas dizem que a poeira do seu quarto (aquela que fica parada em ventiladores de teto ou travesseiros velhos, por exemplo) pode levar ao ronco, portanto, fique longe de tudo que é empoeirado.

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5. Evite consumir bebidas alcoólicas durante a noite

Bebidas alcoólicas podem ajudar a descontrair. Infelizmente, quando nossos músculos da garganta ficam muito relaxados, naturalmente nosso corpo obstrui as passagens como uma medida de segurança.

Recomenda-se que sua última bebida alcoólica seja consumida no prazo de 4 horas antes de se deitar.

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6. Faça exercícios com a boca

Tente empurrar a ponta da sua língua contra o céu da boca deslizando-a para trás enquanto pronuncia a vogal “A”.

7. Use dilatadores nasais

Se os recursos que mencionamos não funcionam, você pode tentar usar dilatadores nasais para melhorar o ronco. Tenha em mente que eles só irão funcionar se o problema for com o seu nariz e não com a sua garganta.

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8. Use soro

Novamente, se a congestão nasal é a raiz de seus problemas de ronco, usar soro pode ser uma forma de limpar as passagens e aliviar o problema.

9. Use um umidificador de ar

Se o seu quarto estiver seco e quente, seu nariz terá de trabalhar em dobro para mantê-la respirando e isso aumentará o risco de congestionamento.

Usar um umidificador de ar no ambiente, além de melhorar sua respiração, poderá fazê-la roncar menos.

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10. Use um aparelho oral que previne ronco

Esse tipo de aparelho desloca levemente a mandíbula para a frente, abrindo a passagem de ar para prevenir ou diminuir o ronco. Não é necessário fazer um molde desse aparelho no dentista, já que ele é vendido normalmente em farmácias e lojas especializadas.

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11. Se todas as opções falharem, considere fazer uma cirurgia

Amídalas inflamadas ou tecido nasal alargado (adenoides) podem ser a causa do seu ronco. Embora esses problemas não sejam muito comuns em adultos, podem acontecer.

Se esse for o caso, cirurgias podem resolver o problema. Converse com um especialista para avaliar melhor o seu caso e encontrar a melhor solução possível.

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