Exercícios para combater a celulite

A celulite é uma das maiores inimigas das mulheres, já que deixa a pele  flácida e com aspecto de casca de laranja. Por esse motivo, a celulite incomoda muitas mulheres, principalmente no verão que é época de usar roupas curtas e biquínis. Esse problema estético que atinge mais de 80% das mulheres, ocorre devido uma alteração no tecido subcutâneo, com o aumento do tecido gorduroso sob a pele.

Infográfico: mitos e verdades sobre a celulite


São muitos os fatores que contribuem para o aparecimento da celulite, mas o mais comum entre eles é o fator genético. Além da herança genética, a celulite pode aparece com o uso constante de anticoncepcionais ou com a reposição hormonal, pois estrogênio e progesterona pioram a retenção de líquidos e provocam inchaço. Além disso, a má circulação do sangue, a alimentação inadequada e a falta de exercícios físicos,  também ajudam a piorar o quadro de celulite.

exercícios para celulite - corrida

Existem vários estágios da celulite, os furinhos podem surgir bem de leve, sem aparecer muito, já no estado mais avançado, é possível observar que as depressões e saliências estão acentuadas. O estágio mais suave da celulite é o grau 1, que só pode ser vista quando se aperta a pele. Já no grau 2 dos há poucos furinhos visíveis. E no grau 3, a celulite já e mais profunda e visível, enquanto no grau 4, que é o estágio mais avançado, há muitos furinhos à mostra e, às vezes, pode acontecer da pele doer ou de aparecerem caroços.

5 dicas para acabar com a celulite

Para ajudar a combater a celulite é preciso praticar  alguma atividade física, pelo menos 4 vezes por semana. Confira a seguir, alguns exercícios para combater a celulite.

Exercícios para combater a celulite

Caminhada, corrida e bicicleta

Por serem atividades aeróbicas, elas estimulam a circulação e ainda queimam muitas calorias. As três atividades físicas ajudam a acabar com a celulite, pois ajudam a queimar a gordura localizada da barriga, pernas e bumbum, evitando que as células de gordura não se sobreponham umas às outras.

Ginástica aeróbica: perca peso se divertindo

Natação e hidroginástica

exercícios para celulite - hidroginástica

Os exercícios feitos na água ajudam a melhorar a circulação sanguínea, por isso funcionam como se fossem uma drenagem natural, atuando na retenção de líquidos, diminuindo o inchaço. Além disso, assim como outras atividades aeróbicas, a natação e a hidroginástica ajudam a reduzir a gordura corporal.

Top exercícios para perder peso no verão

Ioga e pilates

exercícios que combatem a celulite - pilates

Ambas as modalidades, alongam e fortalecem toda a musculatura do corpo, de uma forma profunda. Dessa forma, é possível melhorar a circulação, melhorar a flacidez, e ainda perder calorias.

Conheça os tipos de pilates

Musculação

exercícios para celulite - musculaçao

Entre os exercícios para combater a celulite, a musculação merce atenção especial, já que ajuda a tratar o problema. Os exercícios com pesos estimulam o sistema linfático e por consequência a circulação sanguínea, e ainda fortalecem todos os músculos, melhorando a flacidez. Além disso, a musculação ajuda a acelerar o metabolismo e troca massa gorda por magra.

Pilates: malhando o corpo sem musculação

O que você está esperando para acabar com a celulite? Aproveite as dicas e escolha um dos execícios para combater a celulite e nunca mais gaste com cremes caros que não funcionam.

Add Comment