5 exames que você precisa fazer antes de começar a malhar

Inverno chegando ao fim, é mais do que comum se chegar a triste constatação que todo aquele abuso cometido no frio resolveu aparecer em forma de quilinhos a mais.

Ok, nada de se desesperar, hora de reverter esse quadro, com uma mudança na alimentação e na rotina diária, implementando novos hábitos e exercícios.

Tudo certo, mas, o que muita gente não sabe é que para a prática de exercícios tenha um efeito benéfico, antes, é preciso fazer alguns exames para saber o seu real estado de saúde, ou mesmo para saber qual a atividade mais indicada para sua idade e suas necessidades.

E é o que mostraremos agora, os 5 exames que são fundamentais para quem quer começar na malhação, sem arranjar problemas.

Veja: Descubra a dieta mais indicada para sua idade

5 exames que você precisa fazer antes de começar a malhar

Então, finalmente, você decidiu começar a praticar exercícios físicos, seja por qual motivo for, desde por problemas de saúde, como dores na coluna, ou insatisfação com a aparência, pressão alta, colesterol alto, o fato é que você tomou essa decisão, certo?

Ótimo, muito bem, o caminho é esse mesmo.

Mas, antes mesmo de decidir qual atividade irá praticar (que é fundamental que seja uma que goste muito, para que não seja abandonada no meio do caminho), a primeira coisa a fazer é saber se está apta mesmo a praticar atividades físicas ou determinados tipos de exercícios, o que só é possível através de 5 exames fundamentais, os quais mostraremos agora:

Conheça: Os 6 exercícios físicos que mais gastam calorias

1 – Teste de esforço

Teste de esforço

Antes de mais nada é preciso fazer esse exame, pois só com o teste de esforço poderá saber suas condições cardiorrespiratórias, ou seja, o exame irá avaliar o comportamento de seu coração durante a atividade física.

Geralmente, é pedido um teste ergométrico simples e um ergoespiratório, para poder avaliar o coração além de possíveis cardiopatias, e não é só isso, é avaliada também a capacidade dos músculos em aproveitar o oxigênio durante a atividade física, ou seja qual o VO2 máximo.

Portanto, nem pensar em começar a se exercitar sem antes fazer o teste de esforço.

Conheça: 6 opções para quem não gosta de malhar na academia

2 – Exames de sangue

Exames de sangue
Os exames de sangue também são importantes para saber se você está com algum problema que impeça a prática de exercícios físicos, tais como anemia, deficiência de vitaminas, mal funcionamento dos rins e fígado.

Através desse exame, também, o médico poderá avaliar e prescrever suplementos de vitaminas e minerais para um melhor aproveitamento e desempenho nos treinos.

Veja: Tudo o que você precisa saber para começar a malhar

3 – Calorimetria indireta

Calorimetria indireta

Esse exame serve para avaliar o gasto calórico durante a atividade física e o repouso.

Com ele é possível escolher a atividade física que mais se adeque às suas necessidades, a que se enquadre melhor nos seus objetivos sem prejudicar sua saúde, e os objetivos podem ser tanto para melhorar a saúde, emagrecer, manter a forma, ganhar massa muscular…

Conheça: 15 músicas mais intensas para malhar

4 – Ecodopplercardiograma

Ecodopplercardiograma
Esse exame serve para avaliar – mais detalhadamente- o funcionamento do coração e até possíveis cardiopatias.

Mais: Saiba qual é o melhor horário para malhar

5 – Bioimpedância

Bioimpedância
Já, esse exame visa avaliar a composição corporal do indivíduo, ou seja, a quantidade de tecido muscular e adiposo, podendo, através desse exame, definir o treino ideal para suas necessidades.

Veja: 10 formas de tornar a malhação divertida

Então, agora já sabe, engordou no inverno? Está a fim de dar um basta na vida sedentária?

Muito bem, está no caminho certo, praticar alguma atividade física é fundamental para conquistar uma vida mais saudável e um corpo em forma, mas é necessário procurar um médico para lhe orientar sobre os exames que é preciso fazer antes de começar a malhar.

No artigo 5 exercícios para emagrecer no conforto de sua casa ou ao lar livre, falamos um pouco da Olívia, uma especialista em pilates atlético, filha de médico e que já treinou diversas atrizes globais. O método que a Olívia criou é sensacional, chama-se programa de emagrecimento corpo de 21.

Nesse programa, a Olívia mostra como é possível emagrecer 10 quilos ou mais em um mês e meio e da maneira correta, sem passar fome e sem ter que frequentar academias.

E se já não bastasse todos esses benefícios, você precisará apenas de 21 minutos por dia. Ou seja, não precisará passar horas se matando de exercitar. Bastam 21 minutos diariamente, para obter grandes resultados em apenas 6 semanas ou menos.

Bom, nada melhor do que a própria Olívia para explicar esse programa que ela criou. Então clique aqui para assistir a apresentação completa do programa de emagrecimento corpo de 21 com a própria criadora do programa.

Uma Resposta

  1. EDSON AUGUSTO BIRIBA março 11, 2017

Adicionar comentário