10 Erros Mais Comuns que as Donas de Cabelos Cacheados Cometem e como Evitá-los

Os cachos nunca estiveram tanto em evidência como nos últimos anos, uma tendência muito positiva, mas que nos mostrou que mesmo quem tem as madeixas enroladas pode não saber como fazer a manutenção desses fios.

Pensando nisso listamos abaixo os 10 erros mais comuns que as donas de cabelos cacheados cometem e a forma de evita-los.

Cuide dos seus cachos com carinho e tenha um cabelo perfeito!

Veja Também: Cachos perfeitos em 5 passos

Mais: Cabelos cacheados longos: 4 passos simples para você conquistar os cachos dos sonhos

Erros Mais Comuns que as Donas de Cabelos Cacheados Cometem

Conhecendo 10 os Erros Mais Comuns que as Donas de Cabelos Cacheados Cometem

A estrutura de espiral dos cachos dificulta que a oleosidade da raiz das madeixas chegue às pontas, exatamente por isso quem tem cabelo cacheado tende a enfrentar problemas com as pontas ressecadas.

Erro 1 – Lavar o cabelo diariamente

lavando os cabelos cacheados

A lavagem diária do cabelo pode fazer com que a oleosidade natural que já é pouca seja reduzida a quase nada criando um aspecto bastante ressecado.

Como evitar

Lave os fios de dois em dois dias e aplique nas pontas produtos que contenham em sua formulação algum óleo como óleo de argan, por exemplo.

Conheça: Os 6 melhores shampoos para cabelos cacheados

Erro 2 – Escolha errada de produtos

shampoo errado para cabelo cacheado

Os cuidados com os cachos são vitais para que eles se mantenham sempre bonitos, bem definidos e vistosos.

Porém, se engana quem pensa que basta escolher uma linha de produtos para cabelos cacheados. Dentre as mulheres que tem cachos existem diferentes tipos de cabelo, isto é, diferentes tipos de cachos.

Como evitar

Observe quais são as características dos seus cachos especificamente, se o seu cabelo é fino e precisa de uma injeção de volume a dica é apostar nos mousses.

Porém, se o seu cabelo já tem muito volume e você quer controlar o mesmo aposte numa hidratação com produtos em creme que dão mais peso as madeixas fazendo com que o volume lateral seja reduzido.

Veja: Como Controlar o Volume dos Cabelos Ondulados

Erro 3 – Não fazer hidratação semanal

cabelo cacheado sem hidratação

Como já citamos o cabelo cacheado tem dificuldade estrutural de espalhar corretamente a oleosidade pelos fios de maneira que com o passar do tempo pode acabar se tornando ressecado.

Se quem tem fios cacheados deixa de fazer o tratamento semanal de hidratação, em casa mesmo, prejudica o cabelo e pode ter que resolver com uma hidratação profunda no salão.

Veja Também: Máscara de hidratação caseira para cabelos cacheados

Como evitar

Deixar o seu cabelo sempre bonito com visual saudável pode ser mais simples do que parece, basta não deixar de fazer o procedimento de hidratação com auxílio de máscara hidratante.

Você pode escolher a máscara de sua preferência.

Mais: 3 receitas de máscaras caseiras para o cabelo

Erro 4 – Fazer penteados com os cachos secos

erro ao pentear o cabelo cacheado

Entre os erros mais comuns que as donas de cabelos cacheados cometem é também o responsável pela dificuldade em domar o frizz e o efeito amassado que pode surgir no seu cabelo.

penteando o cabelo crespo

Não se deve lavar o cabelo cacheado todos os dias, no entanto, entre um penteado e outro, é necessário umedecer o mesmo, pois isso tornará mais fácil a nova modelagem dos fios. Você com certeza perceberá que ficará mais fácil fazer os seus penteados.

Veja Também: 5 penteados para quem tem cabelo cacheado

Como evitar

Além de adquirir o hábito de umedecer o cabelo entre um penteado e outro você deve se acostumar a usar um creme para pentear que irá facilitar o domínio das pontas secas e do frizz.

Mais: 8 penteados para cabelos crespos e cacheados

Erro 5 – Uso da toalha errada para secar o cabelo

mulher com toalha na cabeça

Muitas mulheres nem se dão conta, mas até a toalha que usam para se secar depois do banho faz diferença na saúde do seu cabelo.

Toalhas que tem toque áspero como é o caso das toalhas conhecidas como turcas tendem a maltratar os cachos gerando inclusive a quebra dos fios.

Veja: 6 itens essenciais para quem tem cabelo cacheado ou crespo

Como evitar

Use uma toalha de toque macio para retirar o excesso de água dos seus cachos após o banho.

Erro 6 – Esquecer do óleo capilar ou creme de pentear

cabelo cacheado sem óleo e sem creme de pentear

Responda com sinceridade você leva óleo capilar ou creme de pentear dentro da sua bolsa? Se a reposta foi não saiba que você está cometendo um sério erro.

Quem tem cachos sabe que esses itens são indispensáveis para domar o cabelo e deixa-lo bonito e assim como um batom, por exemplo, precisam de retoque ao longo do dia.

Como evitar

Procure opções de embalagens pequenas de preferência de fácil aplicação como nas versões spray para conseguir que os seus fios estejam sempre bem hidratados e perfeitos.

Veja Também: 12 passos simples para você ter um cabelo crespo de dar inveja

Erro 7 – Não usar difusor

morena de cabelo cacheado usando secador

Para quem tem cabelo cacheado o secador convencional não é bom, pois ele acaba desfazendo a estrutura dos cachos além de remover a hidratação natural do cabelo que é fundamental para a boa aparência dos seus fios.

A recomendação é que as mulheres que tem cabelo cacheado optem pelo difusor que é uma versão de secador adaptada para esse tipo de cabelo.

Como evitar

Se você usa o secador convencional saiba que é muito melhor ter um difusor, isto é, um secador que possui uma ponta diferenciada em que é possível secar os cachos mantendo a sua forma.

Veja Também: Secador, babyliss e chapinha: se você usa essas ferramentas precisa fazer isso

Erro 8 – Medo de corte

cabelo crespo grande

Para quem tem cabelo cacheado e volumoso o corte pode dar muito medo, pois encontrar uma solução prática e bonita parece quase impossível.

No entanto, não cortar os fios é muito pior do que errar a mão no corte. Quanto mais sem corte o cabelo fica, isto é, reto e pesado, maior é o efeito de peso que o deixa sem graça e sem vida.

Como evitar

As melhores opções de corte para esses casos são aquelas que retiram o peso da base criando um efeito de camadas, mas com atenção para não deixar camadas muito curtas.

Veja Também: Cortes para cabelos cacheados

Erro 9 – Manter sempre preso

cabelos cacheados presos

Quanto mais tempo os seus cachos permanecerem presos em coques ou rabos de cavalo que forçam a raiz a ficar mais lisa mais difícil será conseguir que eles tenham uma aparência e um movimento bonito.

A dica é se você vai assumir os cachos então escolha deixa-los livres, leves e soltos.

Veja Também: Transição Capilar: deixe os cachos reinarem novamente!

Como evitar

Você pode encontrar uma série de produtos que te ajudarão a manter o controle sobre o volume dos cachos ao longo do dia, especialmente leave-ins.

Veja Também: 6 truques e receitas caseiras para diminuir o volume dos cabelos

Erro 10 – Uso de fontes de calor

mulher alisando os cabelos

Querer variar o visual de vez em quando pode ser interessante, contudo é um dos erros mais comuns que as donas de cabelos cacheados cometem, o uso demasiado de fontes de calor como a chapinha e o secador para fazer escova maltrata e resseca o cabelo.

Sendo assim tente reduzir ao máximo as vezes que você usa esses equipamentos.

Como evitar

Para tentar reduzir os efeitos negativos que as fontes de calor podem produzir use um protetor termoativo.

Veja: Como usar secador, chapinha ou babyliss sem maltratar os fios

Adicionar comentário