7 erros de quem faz dieta que podem detonar a saúde

Seja por causa da saúde ou por motivos meramente estéticos, o fato é que a grande maioria das mulheres vive as voltas com dietas de todos os tipos.

Conheça: 7 Dietas que simplesmente não funcionam

Mais: Dieta Radical: Perca até 5 Kg em 3 dias

Mas, infelizmente, poucas buscam ajuda profissional na hora de perder peso e, assim, o que mais se vê por aí são dietas irresponsáveis sendo seguidas por pessoas que sequer imaginam as consequências de uma alimentação inadequada.

Por isso, resolvemos mostrar aqui os 7 erros mais comuns de quem faz dieta que podem prejudicar, e muito, a saúde.

7 erros de quem faz dieta que podem detonar a saúde

Muitas pessoas acabam se atirando em dietas impossíveis e nada saudáveis para perder peso em pouco tempo, o que já é um erro, pois para perder peso de uma forma saudável é preciso que essa perda seja aos poucos, do contrário, a saúde poderá ser seriamente afetada, sem falar que os riscos de abandonar a dieta ou de cair no efeito sanfona acabam sendo bem maiores nesse tipo de dieta.

A verdade é que não existe mágica, a forma mais saudável de perder peso é investindo na adoção de uma dieta equilibrada em conjunto com a prática de atividades físicas. E preste muita atenção, sempre que conhecer um novo programa de emagrecimento, procure pesquisar sobre sua origem, se há algum profissional qualificado por trás e se seu método é realmente saudável.

Assista o vídeo abaixo e conheça exercícios simples para secar a barriga.  Eles são os melhores para abdômen. O vídeo foi cedido pelo consagrado programa de emagrecimento Corpo De 21,

https://youtu.be/15qok4Pk7UU

Veja abaixo os principais erros de quem faz dieta, que além de prejudicar a saúde, não contribui para o emagrecimento efetivo:

1. Tirar nutrientes do cardápio

Mulher se alimentando
Acredite, a grande maioria das dietas que não dão certo, envolvem o corte de algum nutriente do cardápio diário.

E são muitas, como a que corta da rotina os carboidratos, por exemplo, o que pode ser muito prejudicial para a saúde, já que o organismo acaba ficando sem algum nutriente importante.

Uma dieta para ser seguida sem prejudicar a saúde, nunca exige que se retire algum nutriente comum na alimentação. Ok, as vezes é preciso, realmente, diminuir a ingestão de alguns tipos de alimentos, mas nunca cortar algo completamente da rotina.

Vale saber que uma dieta séria é aquela que trabalha com programas de equilíbrio, que privilegiam uma alimentação completa e balanceada.

Veja: 10 erros mais comuns em uma dieta para emagrecer

2. Apostar nas dietas milagrosas

dieta restritiva
O que se vê mais por aí são mulheres desesperadas querendo em um mês reverter um quadro conquistado em um ano ou, muitas vezes, anos, ou seja, procurando um milagre.

Claro que isso fez com que este mercado se expandisse, abrindo portas também para a entrada de muitos oportunistas, empresas e programas prometendo uma “fórmula milagrosa” para a perda de peso.

É fundamental ter cuidado com este tipo de dieta, que promete muito resultado em pouco tempo.

Veja: Dieta: 5 erros mais cometidos por iniciantes

3. Ficar longas horas sem comer

Ficar longas horas sem comer é um erro
Outro erro bem comum é fechar a boca, literalmente. Ou seja, passar longas horas sem ingerir nenhum alimento.

Mas, o que muita gente ainda não sabe é que isso é pouco eficiente e totalmente prejudicial ao organismo. Pois, ao passar horas sem comer, você acaba ficando com mais fome e, consequentemente, comendo demais na refeição seguinte.

A dica é procurar comer de 3 em 3 horas, sempre apostando em lanches leves. Para emagrecer, acelerando o metabolismo, é mais eficiente e saudável comer pouco, mas várias vezes ao dia, do que comer muito em uma ou duas refeições diárias.

Conheça: Dieta das 3 horas para você emagrecer de forma saudável

4. Trocar refeições por suplementos

Trocar refeições por suplementos é um erro
Nada pode e nem deve substituir as refeições naturais. Muitas pessoas apostam em shakes e suplementos achando que estão fazendo um bom negócio, mas não estão. Embora alguns produtos possam, de fato, ajudar no emagrecimento, eles não podem entrar no lugar da alimentação comum.

A dica é evitar produtos de emagrecimento e, se quiser experimentar, faça isto sem abrir mão da alimentação diária. Um shake não pode entrar no lugar do almoço ou da janta, ele só pode ser apenas um complemento para a dieta.

Veja: 7 erros de quem tem pressa para emagrecer

5. Investir em dietas de um só nutriente

Investir em dietas de um só nutriente é um erro
Outro erro muito comum é apostar em dietas de um só nutriente, que proíbe a ingestão de nutrientes essenciais para o organismo. Mais perigoso do que a dieta que corta apenas um nutriente, este tipo de programa de emagrecimento pode causar sérios prejuízos com o tempo.

Ok, até dá para se perder peso com esse tipo de dieta, mas, além de prejudicar a saúde, esse tipo de dieta vai fazer com que você recupere os quilos perdidos, e rapidamente.

E mais, é impossível seguir eternamente uma dieta restrita e, ao voltar depois para a rotina normal, o organismo recupera a gordura perdida de forma acelerada.

Mais: 20 dicas infalíveis para seu sucesso na dieta

6. Não comer a noite

Não comer a noite é um erro
Muitas pessoas acabam cortando totalmente a comida a noite, principalmente os carboidratos, já que a perda de energia é menor no período noturno.

Ok, não é aconselhável comer muito antes de dormir e principalmente fazer refeições mais pesadas durante a noite, mas, não é preciso cortar nenhum ingrediente da alimentação durante a noite. A dica é apostar em alimentos mais leves no período noturno, sem exagerar nas quantidades.

Conheça: 6 piores alimentos para comer à noite

7. Cair no efeito sanfona

Cair no efeito sanfona é um erro
Quem aposta nas tais dietas milagrosas acaba pegando pela frente o nada agradável efeito sanfona, e isso porque elas não oferecem um programa duradouro.

Assim, se você perder peso cortando drasticamente alguns alimentos na alimentação ou usando remédios e produtos, a tendência é que todos os quilos perdidos e sacrifícios sejam recuperados assim que largar a dieta adotada.

E qual o problema? Bem, além de uma frustração enorme, para quem não sabe, o efeito sanfona traz junto a flacidez da pele e dificuldade de emagrecer.

Conheça: 8 passos para evitar o efeito sanfona

Add Comment