Você está cometendo um erro grave ao lixar os pés

Sem dúvida, nossos pés são as partes mais usadas e maltratadas do corpo, porém, mesmo assim, na nossa rotina de cuidados de beleza, eles acabam sendo esquecidos.

Mas, o que muita gente não sabe, é que, em qualquer época do ano, independente da estação, é fundamental manter os pés bem cuidados, pois, ao contrário do que muitos imaginam, não é preciso ter a pele seca para sofrer com pés ressecados, ela pode até ser normal ou oleosa e ter um ressecamento pontual nessa região, o que torna essencial uma atenção especial aos pés.

O problema é que a grande maioria das pessoas ainda não sabe cuidar corretamente dos pés…e é isso que mostraremos agora.

Veja: 5 Dicas para ter pés de princesa

Descubra por que não deve lixar seus pés

Muitos são os motivos dos pés ficarem ressecados, desde a falta de hidratação, até andar descalço ou com sapatos abertos, mas eles não param por aí…muitas vezes pensando estar cuidando corretamente dos pés, muita gente acaba cometendo um grave erro: lixa-los!

Pois é, acredite, lixar os pés constantemente acaba fazendo a pele dessa região engrossar ainda mais, e isso porque o corpo entende esse processo como uma agressão e acaba produzindo um tecido mais resistente com o intuito de se proteger.

É preciso saber quando usar as lixas, que deve ser apenas quando for muito necessário, no caso de uma lesão como calo, por exemplo.

Veja: Bolhas e calos: Saiba como prevenir e tratar

pés
Antes de mais nada, sempre que surgirem aspectos diferentes na região é preciso procurar a ajuda de um profissional, por exemplo, em caso de rachaduras muito profundas, existem especialistas (pedólogo, dermatologista ou clínica especializada) que devem ser procurados para fazer o procedimento correto.

Não tente solucionar problemas mais sérios sozinha, além de qualquer intervenção poder ser muito dolorida, há um enorme risco de piorar a lesão.

Conheça: 3 receitas de creme caseiro para mimar seus pés e mãos

Por que a pele engrossa com a lixa?

Mais que em qualquer outra região do corpo, os tecidos de pele de nossos pés são mais resistentes, e isso por causa do peso do corpo que sustentam e do constante atrito que sofrem. Assim, sempre que lixamos os pés, a produção de queratina (substância que endurece a pele) é ainda mais estimulada, e ao entender que nossos pés estão sendo agredidos por esta ação mecânica constante, o organismo reage para proteger o local, e faz isso engrossando ainda mais a pele.

Mais: Pés ressecados: Saiba como tratá-los

Lavando os pés
Sendo assim, o uso de lixa deve ser evitado, na verdade, é preciso caprichar em uma hidratação intensa, em alguns casos, caprichar ainda mais que em outras regiões do corpo. Para retirar as células mortas e o ressecamento sem, no entanto agredir a pele, o procedimento ideal é a esfoliação, seguida da hidratação.

Mais: Cuide das mãos, pés, sobrancelhas e lábios com vaselina

O melhor hidratante para os pés

Hidratando os pés
Portanto, para ter pés bem tratados é preciso investir em cuidados diários e, na hora de hidratar, prefira um hidratante à base de ureia. Lembrando que óleo não serve para hidratar a pele. Uma dica é procurar usar uma meia ou papel filme após aplicar o hidratante, pois isso aumenta a penetração do creme na pele.

É importante saber que o hidratante para os pés deve ser específico para essa região, diferente do usado no restante do corpo, pois os pés necessitam de hidratação profunda com emoliência.

Vale ter em mente que quanto mais hidratada a pele, mais elástica e macia ela ficará, diminuindo a agressão sofrida diariamente. Com uso de esfoliantes e hidratantes (diariamente), com certeza, evitará o ressecamento da pele da região, ou, caso as asperezas, e calosidades já tenham aparecido, elas diminuirão consideravelmente.

Veja: Mantenha seus pés lindos o verão inteiro

Outra dica super importante, assim que seus pés estiverem saudáveis e bem cuidados, faça a manutenção, usando óleo vegetal nos pés, no mínimo, uma vez por semana.

Adicionar comentário