Quantos quilos posso engordar na gravidez?

As mamães de primeira viagem sempre têm dúvidas em relação à gestação, desde o início.

Todas essas dúvidas podem ser sanadas no consultório do médico que a mulher irá fazer o pré-natal.

Mas, como a maioria das mulheres não aguentam esperar muito tempo para tirar suas dúvidas, resolvemos dar uma mãozinha, veja a seguir até quantos quilos é recomendado engordar na gravidez.

Saber esse detalhe é muito importante, pois se você não quer sofrer para emagrecer os quilos que ganhou durante a gestação, é imprescindível controlar o peso durante esse período.

Isso porque a maior parte das mulheres que ganham peso em excesso durante a gravidez tem muito mais chances de ficarem obesas no futuro ou depois do nascimento do bebê.

Veja: 4 dicas de ouro para você emagrecer rápido depois do parto

Descubra quantos quilos você pode engordar na gravidez

Quantos quilos a mulher pode engordar na gravidez?

Antes de qualquer coisa é importante saber que a orientação de quantos quilos se deve engordar na gravidez nunca é a mesma para todas as mulheres.

É isso mesmo, por isso, nunca se baseie nos quilos que a sua mãe, amiga, irmã, cunhada ou vizinha, engordou durante a gestação. Esse é um dos maiores erros que as mulheres cometem.

Veja Também: Dieta da placenta: o que é e como funciona

Nos últimos anos aumentou o número de mulheres com sobrepeso e obesidade. Por esse motivo, o Instituto de Medicina dos Estados Unidos (IOM) recomenda que as mulheres que já estão acima do peso, ganhem de 5 a 9 quilos durante a gravidez.

O ideal mesmo é que a mulher que está pensando em engravidar esteja com o índice de massa corporal (IMC) normal, ou seja, que não esteja nem acima nem abaixo do peso ideal (Veja O segredo para você alcançar o peso ideal rapidamente). No entanto, na maioria das vezes não é isso que acontece. Por isso, as mulheres que já estão fora do peso ideal devem ter mais atenção com a alimentação durante os nove meses de gestação.

Veja: 5 Alimentos que as gestantes não devem comer

Como calcular o peso ideal durante a gravidez

O recomendado é manter um controle dos quilos todo mês da gravidez de acordo com o seu peso atual.

Por exemplo, mulheres muito magras que estão abaixo do peso ideal, precisam ganhar mais peso nesse período para evitar que o bebê nasça com pouco peso. Já as gestantes que estão acima do peso, não precisam aumentar quase nada. Por isso, é importante que sigam uma dieta balanceada e saudável.

Veja: Como conseguir voltar a ter o corpo que tinha antes da gravidez com apenas 14 minutos por dia

Além da questão estética, lembre-se que o controle de peso durante a gravidez é fundamental para prevenir doenças como diabetes, hipertensão. Além disso, de acordo com estudos realizados, engordar em excesso durante esse período aumenta o risco de ter parto cesárea.

Para saber exatamente quanto você pode engodar na gravidez converse com seu médico ou então utilize a calculadora do ganho de peso na gravidez.

Adicionar comentário