Dormir bem: 10 Dicas para boa noite de sono

Quem já não acordou um dia com o rosto inchado, cabelo bagunçado e olheiras profundas? Ah…acho que todo mundo, uma vez ou outra, já passou por esse sufoco, e a coisa piora quando se tem que tirar fotos ou se apresentar para alguma entrevista de emprego, enfim, estes são sinais de uma noite mal dormida, que uma vez ou outra é até perdoável, mas não pode virar uma constante. A insônia pode acontecer devido a muitas razões, entre elas, o seu estilo de sono, excesso de cafeína, alimentação pesada, até mesmo roupa de cama inadequada.

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O Sono Perfeito

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O fato é que dormir bem é indispensável à saúde das pessoas, além de evitar as terríveis olheiras, dormir bem permite restabelecer a energia perdida do dia-a-dia, rejuvenescer as células, reforçar as defesas e o sistema imunológico, sem falar que dormir bem garante a boa disposição, o que é de enorme ajuda para quem pretende manter o peso, na medida em que ajuda a controlar a fome, pois quando estamos acordados temos a consciência focada nos alimentos. Então, por isso mostraremos aqui algumas dicas, simples, mas que poderão fazer toda a diferença na hora de garantir uma boa noite de sono.

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Dicas para dormir bem:

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1. Procure jantar três horas antes de ir para a cama, evitando comidas calóricas, dessa forma, a digestão fica mais fácil.

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2. Pode beber água para não ter sede no meio da noite, mas em pequena quantidade, pois do contrário, poderá ter que interromper seu sono para ir ao banheiro.

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3. Antes de ir para cama, procure criar uma rotina de relaxamento, pode ser uma meditação, um banho quentinho, ouvir música suave, uma boa leitura e tentar não pensar em problemas.

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4. Procure deixar seu quarto totalmente escuro (sem nenhuma luz indireta, seja da tevê ou do computador), isso estimula a secreção da melatonina, o hormônio do sono.

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5. Deixe seu quarto numa temperatura agradável para você, acredite, isso pode fazer muita diferença.

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6. Use uma roupa mais confortável, nada de pijama ou camisola apertada, ou que cause coceira ou represente algum tipo de desconforto. Tente vestir roupas folgadas de algodão.

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7. Mantenha as roupas de cama bem lavadas regularmente, pois lençóis limpos fazem toda a diferença. Experimente utilizar essência de lavanda, camomila ou alecrim para borrifar nos forros de cama, é uma ótima alternativa para acalmar.

8. Evite ingerir café e álcool, assim como fumar, pelo menos três horas antes de ir para a cama, pois eles são estimulantes do sistema nervoso central.

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9. Nunca vá para cama de cabelos molhados, além de possibilitar um “bad hair day”, ainda, com certeza, irá interferir na qualidade de seu sono.

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10. Caso ainda não pratique, comece a praticar exercícios físicos, que além de lhe garantir mais disposição, uma boa forma e uma maior produtividade, ainda irá melhorar a qualidade de seu sono.

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