Faça você mesma: renove o visual de móveis e objetos com dip-dye

Aquela cadeira sem graça e um simples conjunto de colheres de pau podem ganhar vida nova com a técnica do dip-dye.

Veja: 4 formas criativas de criar hortas e jardins caseiros utilizando materiais reciclados

Mais: 8 segredos para que suas rosas orgânicas cresçam grandes e bonitas

Essa ideia de faça você mesmo (DIY- do it yourself) consiste em pintar apenas um detalhe ou parte da peça, como assento, pontas ou encosto.

A citada cadeira, por exemplo, pode receber um toque de cor nos pezinhos. Se preferir, pinte o móvel por inteiro, mas com cores diferente e limites bem demarcados.

renove o visual de móveis e objetos com dip-dye

Para realizar essa tarefa em casa, será preciso ter apenas um rolo de fita crepe (para marcar a área da pintura), pincel e tintas de cores vibrantes – que podem ser aquelas que sobraram da reforma de um imóvel.

O bacana do dip-dye é a fuga do tradicional, ou seja, a regra é sair do básico. Misture cores, opte por tons bem coloridos e permita que diversos estilos – como o rústico e moderno – conversem entre si.

Veja Também: Como escolher a melhor cor para o quarto

dicas para pintar os pés da cadeira

Dessa forma é possível renovar o visual de móveis, objetos e itens de decoração, e o melhor, sem gastar muito dinheiro.

Quem quiser ir além pode fazer do dip-dye uma fonte de renda. Artesãs, marceneiros ou restauradores de móveis podem oferecer esse serviço para a clientela e ter um bom retorno financeiro.

Mais: Veja como decorar o quarto de bebê sem gastar muito

móvel restaurado

Origem do dip-dye

Embora seja bastante explorado no universo da decoração, o dip-dye nasceu na indústria têxtil e ganhou fama nos salões de beleza. Provavelmente, você já viu por ai alguma adolescente com as pontas dos cabelos coloridos de pink, azul ou roxo.

Por se tratar de uma técnica muito simples e versátil, o dip-dye entrou para a lista de favoritos do estilo do it yourself, que ganha novos adeptos a cada dia.

Veja Também: Papel de parede: como escolher o ideal para sua decoração

Veja cinco dicas de decoração com dip-dye e faça você mesma:

1- Dip-dye em utensílios de cozinha

Pinte as extremidades de talheres utilizados em mesas ou aqueles que você expõe na bancada, como um conjunto de facas e colheres de pau. Outra sugestão é repaginar canecas e torná-las mais versáteis para uma mesa de café. Arrisque e surpreenda seus convidados.

Veja: 10 itens que podem deixar a decoração de sua casa brega

talheres de madeira pintados

2- Dip-dye em móveis

Solte a criatividade e aplique a técnica na restauração de bancos, cadeiras, mesas de apoio e penteadeiras. Mesmo que você escolha pintar apenas um mero detalhe, seu móvel não será mais o mesmo.

Veja: 10 Erros mais Comuns na decoração da casa

Dip-dye em objetos

3- Dip-dye em objetos

Dê um toque de cor a pequenos itens e eles ganharão destaque em qualquer ambiente. Pinte a base de velas, molduras, cestos de palha e garrafas de vidro.

Veja: 5 dicas para renovar a decoração da sua casa

objetos de decoração

4- Dip-dye no jardim

Não é só o interior da casa que pode ficar mais bonito com essa técnica. Deixe seu jardim colorido aplicando o dip-dye em vasos de flores – grandes e pequenos.

Veja: Como usar plantas artificiais na decoração de sua casa

decoração com vasos de flores

5- Dip-dye em peças de cama, mesa e banho

Todo mundo vai querer saber onde você comprou essa linda cortina branca com a ponta rosa. Pode parecer trabalhoso ou mais complicado – afinal, é pintura em tecido –, mas vale mergulhar na tinta apenas a parte que vai ganhar a nova cor. O resultado é incrível!

Veja Também: Receita caseira de aromatizador de ambiente

decoração com cortina

Dip-dye sem tinta

Está sem grana para investir em tintas? Recorra às fitas adesivas coloridas. Apesar de serem menos resistentes, elas podem dar um toque despojado a objetos simples (como o porta-canetas das crianças) ou às frestas que ficam mais escondidas (como os pés de um sofá).

Veja: 10 dicas para manter sua casa sempre limpa e organizada

dicas de decoração para sofá

One Response

  1. isabelllinha fevereiro 24, 2016

Add Comment