Descubra a dieta mais indicada para sua idade

Os números não mentem e são preocupantes: a maioria das pessoas costuma ganhar o equivalente a 5% do peso durante o inverno.

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E tentações não faltam nessa época, desde fondue, chocolate quente, sopas fumegantes, massas suculentas, queijos e vinhos…ai Jesus! Como resistir? Pois é, e o resultado não é nenhum pouco sedutor, alguns quilos a mais na balança no final da estação.

Também, vamos combinar, sair da cama quentinha pra malhar…a preguiça quase sempre acaba vencendo. Mas, calma aí…você já viu esse filme, não é?

O inverno acaba e você vai correr até a academia mais próxima para tentar reverter a situação e poder desfilar linda na areia, e isso não é nada bom. Então, que tal pegar mais leve e tentar, desde já, começar seu projeto verão?

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Descubra a dieta mais indicada para sua idade

Então, é isso que vamos te ajudar agora, a emagrecer, só que, levando em conta as suas necessidades nutricionais, isso mesmo, que podem variar conforme suas atividades diárias, rotina de exercícios e…sua idade.

Então, os hábitos alimentares se modificam ao longo da vida e as necessidades, as energéticas assim como as de vitaminas e minerais, também.

Pois é, acredite, cada idade requer um tipo de dieta, o mais variada e equilibrada possível, sendo fundamental saber quais as necessidades nutricionais mais evidentes em cada fase, e por isso, vamos mostrar a mais indicada para você! Papel e caneta nas mãos, anote as dicas:

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Dos 20 aos 30 Anos

Dieta Dos 20 aos 30 Anos
Nessa fase você faz de tudo, desde frequentar noitadas, viajar, se exercitar, trabalhar muito, estudar, enfim…agito a mil!

Portanto, seu corpo precisa de uma alimentação completa, equilibrada e suficiente para dar energia para todas as suas atividades diárias.

Nessa fase a mulher está em sua plenitude corpórea, mas essa é a hora de cultivar bons hábitos alimentares, ou seja, a prevenir, já pensando lá na frente!

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Alimentação

É hora de caprichar nos alimentos antioxidantes, como frutas, legumes, leguminosas de cor vermelha, roxa, azul e amarela, que combatem radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.

E nada de usar a agitação do dia a dia como desculpa para se jogar nos fast food e alimentos industrializados, ricos em açúcar, sal e gordura trans.

É preciso colocar, diariamente, no cardápio, três ou quatro cores de verduras e legumes, carnes magras, peixe, carboidratos integrais (arroz, macarrão, pães integrais) e quatro porções de frutas.

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Exercícios ideais

Mulher fazendo exercício com bola
Uma outra vantagem dessa fase é poder praticar qualquer atividade física, claro, levando em conta a individualidade biológica de cada um.

Portanto, pode se jogar sem medo na musculação, exercícios aeróbicos, como corridas e natação, além dos esportes coletivos.

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Atenção

Sem dúvida, esta é a fase feminina mais fértil, o que significa uma maior necessidade de ferro para prevenir a anemia ferroptiva.

Nesta fase a ingestão de cálcio também é importante para prevenir a osteoporose.

E em caso de gestação, além da necessidade especial de ferro, é preciso também investir em ácido fólico, fundamentais tanto para a mulher quanto para o feto.

Conheça: 11 alimentos para ajudar a emagrecer

Dos 30 aos 40 Anos

Dieta Dos 30 aos 40 Anos
Nessa fase o paradoxo família x carreira está mais forte do que nunca.  A tentação para a alimentação prática e rápida fala alto nessa fase.

Por volta dos 30 anos, o metabolismo basal, que é a quantidade de energia que o corpo necessita para se manter vivo, começa a reduzir.

Estima-se que ocorra declínio de 4% a 5% a cada década de vida. Nesta fase, as mulheres estão em franca produção mental, mas o estresse aumenta e a imunidade diminui.

Mais: Veja o que toda mulher deve fazer aos 30 anos

Alimentação

Os alimentos antioxidantes devem ser prioridade, a dica é investir diariamente em amora, mirtilo, morango, feijão vermelho e preto, berinjela, castanha-do-pará, abacate e folhas verde-escuro.

É preciso uma preocupação especial com a manutenção da massa muscular por meio da ingestão de proteínas de alto valor biológico como carnes, clara de ovo, queijo e iogurte.

Nessa fase, também, já é indicado começar a reduzir a ingestão de sódio.

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Exercícios ideais

Mulher praticando atividade física

O normal é que a disposição não mude muito em relação à da faixa de 20 a 30 anos, podendo, portanto, também praticar o esporte que quiser.

Mas, quem tem dificuldades de administrar uma rotina de exercícios, a dica é procurar um profissional especializado para ajudar a escolher e montar o treinamento mais adequado.

Veja: Exercícios para emagrecer em casa

Atenção

A partir dos 30 anos, as mulheres, geralmente, começam a perder massa magra e a acumular mais massa gorda.

É normal, também, as alterações de humor e ansiedade, decorrentes dos desafios da vida e também da TPM, e isso não deve ser compensado com um aumento na ingestão de alimentos calóricos.

Muita atenção para não acabar comendo por compulsão.

Veja: Guia definitivo para driblar a TPM

Dos 40 aos 50 Anos

Dieta Dos 40 aos 50 Anos
Nessa fase você já sabe quem é, onde quer chegar e não tem medo de se reinventar. A manutenção do peso e da aparência física passam a ser uma prioridade e um desafio, já que o metabolismo começa a desacelerar.

É comum começarem as alterações hormonais: a redução do estrogênio pode levar à resistência à insulina, o que leva ao aumento de peso.

Alguns sintomas da menopausa começam a surgir e a mulher começa a ter mais dificuldades de emagrecer.

Mais: Menopausa: veja como atravessar essa fase de forma tranquila

Alimentação

Por conta disso tudo, portanto, a mulher deve investir em alimentos ricos em ômega 3, cálcio, vitamina D e proteínas de boa qualidade, que auxiliam na imunidade e na diminuição do risco de osteoporose.

E é preciso investir, também, em frutas, verduras e grãos, para manter a saúde em dia.

Veja: 8 carboidratos que não podem faltar na sua dieta

Exercícios ideais

Mulher praticando corrida
A dica é apostar em exercícios ao ar livre, que estimulam a exposição ao sol, fundamental para a absorção de vitamina D, além de esportes coletivos.

A musculação também é uma boa pedida, desde que sejam evitados exercícios de muito impacto. Nessa fase a dica é dar uma atenção especial às articulações.

Veja: Top exercícios para perder peso no verão

Atenção

Muita atenção à desaceleração do metabolismo, ou seja, é preciso reduzir a ingestão calórica para evitar ganhar peso.

A pré-menopausa deve ser encarada com muita paciência e cuidado, e a dica é investir em linhaça, que pode ser uma grande aliada no combate aos sintomas desagradáveis da menopausa.

Conheça: Primeiro remédio para menopausa sem hormônio

Dos 50 em Diante

dieta Dos 50 em Diante
Essa fase é marcada pelas alterações hormonais, assim como ter que administrar novos desafios, como a multiplicação dos sinais físicos do envelhecimento e as variações na libido.

A maturidade emocional, entretanto, atinge o ápice em uma mulher que já sabe lidar bem melhor com suas ansiedades, frustrações e desejos do que durante a juventude.

Veja: Congelados: o que comer e o que evitar para não comprometer a DIETA

Alimentação

Nessa fase é preciso dar continuidade às práticas adotadas a partir dos 40 anos, aumentando a ingestão de proteínas para evitar a perda de massa magra.

A essa altura já está bem claro o verdadeiro significado de alimentação saudável.

Mais: Conheça a dieta dos 8 meses, para emagrecer com saúde

Exercícios ideais

Mulher madura fazendo exercícios na academia
Nessa fase deve-se dar preferência para atividades de menor impacto, tais como musculação e hidroginástica, que são ótimas opções, mas precisam ser acompanhadas de perto por um profissional, que deve estar atento as articulações e postura durante o exercício.

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Atenção

Nessa fase o foco deve ser evitar o aumento da gordura corporal, principalmente na região abdominal, muito comum. E o ganho de peso acaba apresentando maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

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