Qual te ajuda a perder mais peso, Dieta ou Exercício?

Não é novidade que quando ingerimos mais do que gastamos, engordamos, e o contrário nos faz perder peso. Mas, afinal, o que emagrece mais, a dieta ou o exercício?

Veja Também: Dieta líquida, emagreça rápido e com saúde

Emagrecer tem sucesso quando você conhece o seu corpo. Se você não tem ânimo/disposição para fazer exercícios, por exemplo, tentar emagrecer com este, será uma perda de tempo, pois para perder em média 500 cal, é preciso se exercitar pelo menos durante 1h em ritmo moderado. Logo, é mais provável que você obterá resultados melhores fazendo uma dieta.

Veja Também: Os 6 exercícios físicos que mais gastam calorias

Dieta ou exercício?

Qual é a melhor escolha par perder peso, dieta ou exercício?


Mas, comparando a dieta com o exercício, estudos comprovaram que na hora de perder peso, a dieta é mais eficaz. Isto porque, é bem mais fácil cortar calorias do que gastá-las. Uma matéria publicada pela Revista Abril Boa Forma fez as contas justificando o fato: se você quiser perder 1kg por semana, terá que cortar da sua alimentação 1000 cal por dia. Para eliminar este 1kg com exercícios, você terá que dar um jeito de gastar 1000 cal por dia a mais, que somente é conseguido com exercícios de alto impacto, como o spinning.

Veja Também: Dieta Radical: Perca até 5 Kg em 3 dias

A matéria ainda salientou o quanto é mais fácil emagrecer com dieta, exemplificando:  se você precisa perder 400 cal, com a dieta você deverá deixar de comer, por exemplo, cinco biscoitos recheados. Com os exercícios, você teria que correr durante 40 minutos. Ou seja, é bem mais fácil cortar do que gastar calorias.

Veja Também: Dieta Low Carb: Perca até 4 quilos em 15 dias

No entanto, é preciso atentar-se a algo. Dietas restritivas podem ser frustrantes e num vacilo você come o dobro, isto porque estas dietas não tem substância importantes para a nutrição do corpo, fazendo mal à saúde. Além disso quando você apenas se priva dos alimentos, precisa comer cada vez menos para perder peso. Portanto, o ideal é fazer uma reeducação alimentar, onde você não precisa se privar de nada, apenas passa a comer moderadamente e com qualidade, ganhando saúde e evitando o efeito sanfona que acontece nas dietas.

Veja Também: 5 Frutas que ajudam emagrecer

Agora, uma coisa é certa, o exercício vai muito mais além do que simplesmente perder peso. O bom condicionamento físico melhora a saúde cardiovascular, a musculatura, define o corpo deixando-o mais firme, com menos celulite, pneuzinhos, além de trazer bem estar e muita disposição que a alimentação deixa a desejar ao compará-los. Tanto é verdade que uma pesquisa americana revelou que pessoas gordas, porém ativas, tem menos chance de morrer (pela boa saúde) do que pessoas magras e sedentárias (matéria publicada pela Rádio Globo).

Veja Também: Ginástica aeróbica: perca peso se divertindo

Qual te ajuda a perder mais peso?

 

Porém, se você quer mesmo emagrecer e rápido, não há nada melhor que aliar a reeducação alimentar com os exercícios. Além de passar a comer bem, também ganhará saúde e disposição. Pense! Faça as contas: se cortando 1000 cal por dia, em uma semana você perde 1kg, então imagine se você cortar estas 1000 cal e ainda gastar mais 1000cal com exercícios? Vai perder mais peso e muito mais rápido!!!

Imagens: Reproduçao/Internet.

Deixe um comentário