7 dicas para você evitar o cabelo loiro amarelado ou desbotado

Todas nós conhecemos algumas lições de beleza: pinceis de maquiagem sujos podem causar espinhas, retinol e sol não combinam, o rímel não pode ser usado por muito tempo e tantas outras…

Mas o cuidado correto e a manutenção do cabelo loiro não podem ser particularmente deixados de lado. Por quê?

Porque os cabelos loiros são muito difíceis de cuidar.

Um dos problemas mais comuns é o indesejável cabelo loiro amarelado e desbotado. Felizmente você não precisa ser doutora em química para resolver isso.

Veja: Como tirar o amarelo do cabelo loiro em casa

Mas por que o cabelo loiro é tão suscetível à descoloração? Há duas razões principais. A primeira é que o cabelo raramente é clareado no tom desejado. Ao invés disso, uma vez que o cabelo é descolorido, ele precisa ser tratado com um tonificante para suavizar a cor logo após a tintura.

A cor do cabelo é como uma legging, e o tonificante é como meia-calça. Uma vez que o tonificante aplicado é super claro, ele pode sair facilmente, deixando uma coloração indesejável nos seus fios. A não ser que você cuide e trate deles corretamente.

A segunda razão: pela tendência do cabelo loiro ser mais poroso, ele acaba descolorindo ao longo do tempo.
O que significa que seus fios estão absorvendo coisas que estão estragando a tintura, como a própria água e produtos de higiene e beleza.

No entanto, armada com o conhecimento e as ferramentas adequadas, você pode evitar que seu cabelo loiro fique amarelado.

Mais: Entenda porque alguns cabelos descolorem mais rápido

7 dicas para não deixar o cabelo loiro amarelado ou desbotado

Invista em filtros de chuveiros

A não ser que você esteja lavando seu cabelo com água sem minérios – o que seria estranho e um desperdício – esses minerais e metais que estão presentes na água do seu chuveiro podem ser os culpados pela descoloração.

Os especialistas recomendam o investimento em filtros de chuveiro, já que há tanta coisa negativa na água que usamos para o banho, principalmente se for de prédios antigos com encanação ultrapassada.

Assim como qualquer outro, o filtro do chuveiro também precisa ser trocado com regularidade. Mas não se preocupe: eles são parafusados facilmente e funcionam como a maioria das duchas comuns.

Veja: Como se livrar da cor amarelada e esverdeada dos cabelos loiros

Cuidado com a água de piscina

Se a água do chuveiro pode deixar seu cabelo loiro amarelado, a água da piscina pode mudar a cor dos seus fios completamente – e você não está livre disso na água salgada do mar também.

Felizmente, há uma maneira fácil de minimizar esses danos: lave os cabelos com água limpa antes de entrar e logo depois que sair do mar e da piscina.

O cabelo é como uma esponja, se você molhá-lo com água limpa antes, ele não vai absorver tanta água da piscina assim. Desse modo, a dica é você se molhar em um chuveiro antes de entrar na piscina e passar um pouco de condicionador.

Depois de nadar você vai precisar limpar seus fios loiros assim que possível. Pense consigo: qual é a função do cloro? Limpar a piscina. Esse produto pode comer todo o tonificante do seu cabelo loiro e deixá-lo amarelado.

Veja Também: Dicas para cuidar do cabelo loiro na praia

cabelo loiro na piscina

Diminua a frequência de lavadas

Os cabelos ficam amarelos ou desbotados por diversos fatores, mas tudo começa com a freqüência em que você os lava. Quanto mais você lava o cabelo, mais rápido ele vai perder a cor, já que o uso do shampoo tende a desconstruir os pigmentos artificiais. Sendo assim, incorpore o uso de shampoos secos na sua vida para evitar lavadas desnecessárias.

Se você não consegue ficar um dia sem lavar os cabelos, tente lavá-los apenas com água e condicionador, o que vai você se sentir fresca sem usar os elementos do shampoo que tiram a cor do seu loiro.

Veja: Como lavar os cabelos em casa com resultado de salão

lavando o cabelo loiro

Moderação no uso do shampoo roxo

Shampoo e condicionador roxo podem ser vendidos em todos os lugares, de supermercado a salões de beleza, mas eles ainda exigem algum conhecimento – e moderação!

Se você exagerar no uso desses produtos, ao invés de levemente tonificar seu cabelo, você vai acabar promovendo a distribuição de cor, o que é muito pior do que qualquer coisa na água do chuveiro e pode deixar seus cabelos loiros cinzas e sem vida.

Os especialistas recomendam o uso do condicionador, ou shampoo roxo (nunca os dois!) apenas uma vez por semana , e só deixá-lo agir durante dois ou três minutos. Lembre-se também de pentear os fios no decorrer do processo para os produtos atingirem todo o cabelo uniformemente.

Veja Também: 5 dicas para alisar cabelos loiros

Livre de sulfato

Você provavelmente já ouvir a palavra “sulfato” dezenas de vezes, mas ainda não sabe completamente por que eles não são bons para cabelos loiros. A resposta é a seguinte: eles são os detergentes que criam as pequenas bolhas que todas nós já brincamos quando éramos criança e a presença de espuma é a única maneira que muitas de nós achamos que estamos limpando os nossos cabelos de verdade, mas você precisa de algo mais suave se você tiver coloração em seu cabelo.

Para evitar o desbotamento dos fios loiros, escolha uma fórmula concebida para cabelos tingidos e sempre verifique o rótulo em busca das palavras mágicas “livre de sulfato”.

Mais: Veja como ficar loira platinada com super clareador

Cuidado com os produtos de farmácia

O próximo aviso vem em duas partes: aquelas que pintam o cabelo com um loiro intenso (seja muito claro, ou com muitas luzes), ficam com os fios mais porosos. A solução é diminuir um pouco a cor. Mas se você está comprometida com o seu tom de loiro, você pode compensar um pouco com os produtos certos.

A segunda parte é a seguinte: esses produtos de clareamento comumente encontrados na farmácia podem estar causando descoloração. Produtos populares principalmente nos anos 90 e shampoos e condicionadores que prometem um clareamento em casa podem fazer com que seu cabelo fique sem cor, ou alaranjado. Esses ingredientes industrializados podem contravir com a bela cor que seu cabeleireiro criou exclusivamente para você.

Veja: 10 coisas que você precisa saber antes de ficar loira platinada

Gloss de cabelo

Se você fez tudo isso e ainda continua com o cabelo loiro amarelado, outra dica é aplicar o gloss de cabelo pelo menos uma vez ao mês. O gloss envolve o cabelo e fecha a cutícula, impedindo e enfraquecimento da cor e fazendo com que o cabelo pare de ser afetado por todos os agressores ambientais e externos em nossas duchas, piscinas , etc…

Um gloss transparente ou com cor protege o cabelo, dá brilho, e pode também tonificar suas madeixas.

Veja: Como fazer banho de brilho em cabelos loiros em casa

Adicionar comentário