Exagerou nas festas de fim de ano? Hora do Detox!

Não tem jeito, entra ano sai ano, apesar de sempre prometermos à nós mesmos nunca mais exagerar tanto assim nas ceias de final de ano…não adianta, uma rabanada aqui, uma castanha ali, um vinho aqui, vários copos de cerveja ali…e assim vai, e junto o ponteiro da balança vai subindo…então, para não começar 2014 já brigando com a balança, mostraremos aqui algumas sugestões de nutricionistas de alimentos que devem ser priorizados após os excessos desta época. Ou seja, dicas de desintoxicação para recuperar o bem-estar, regular o organismo e eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde.

Dieta Detox: Emagreça com saúde

festa de natal reveillon
As toxinas, quando acumuladas no organismo, trazem vários prejuízos, tais como retenção de líquido, inflamação e ganho de peso, por isso, é necessário eliminar, o quanto antes essas substâncias inimigas. Sugerimos um dia de detox pós-festa, ou seja, seguir um cardápio rico em chás e sucos com propriedades diuréticas e desintoxicantes.

Emagreça com óleo de coco e fique em forma no verão

Veja como funciona a dieta detox


Na dieta detox vale comer alimentos fonte de proteína magra (peixe ou frango), verduras, legumes e frutas, porém, ficam fora do cardápio as frituras, carnes vermelha, leites e derivados (queijo, iogurte, manteiga) e glúten (proteína do trigo e da cevada presente em pães, bolos e biscoitos), pois são alimentos com potencial alergênico e, por isso, podem provocar inflamação e o acúmulo de mais toxinas no organismo.

Como perder barriga em 1 semana

Dieta detox

Se quiser continuar poupando seu organismo de comidas pesadas, saiba que dá para perder cerca de 2 quilos em cinco dias.

Aposte em:

Mais água, além dos chás e sucos sugeridos no cardápio, beba, no mínimo, 1,5 litro de água pura ao longo do dia. Ela ajuda a eliminar as toxinas através dos rins.

Água com limão, a fruta ajuda a equilibrar o pH do organismo, facilitando a digestão e, consequentemente, a eliminação das toxinas.

Sucos com couve, pois é uma verdura rica em clorofila, substância com o poder de desintoxicar o fígado, o metabolizador de tudo que entra no corpo – incluindo drinques e medicamentos. Inclua em sucos, principalmente em jejum, para agir melhor.

Abolir o refrigerante e bebidas alccólicas, quanto ao refrigerante, mesmo a versão diet, zero ou light possui corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do organismo, assim como a bebida alcoólica.

Evitar o bom e velho café, pois a cafeína atrapalha o processo de detox e pode alterar a qualidade do sono. E, quando você dorme mal, o organismo fica debilitado e propício a acumular toxinas.

Chá com hibisco, ele tem ação diurética, ajudando a eliminar as toxinas, sendo importante para quem retém líquido e tem celulite. Rico em antioxidantes, o hibisco ainda neutraliza os radicais livres, responsáveis pelas temidas ruguinhas. Outras chás desintoxicantes: dente-de-leão e chá branco (tem menos cafeína que o chá verde).

Frutas vermelhas como morango, framboesa, amora, mirtilo, são pouco calóricas e ricas em flavonoides, antioxidantes que melhoram o processo de detoxificação, e a dica é nos dias mais quentes, preparar um suco rosa ou um smothie congelando essas frutinhas.

Maçã, ela é fonte de quercetina, um potente anti-inflamatório natural, ótima para aliviar a retenção de líquidos. Além disso, possui muitas fibras, que geram saciedade, segurando a fome por mais tempo, uma sugestão é preparar a fruta cozida com canela de sobremesa ou bata com suco verde no desjejum.

Chá verde, possui catequinas diuréticas, que facilitam a saída de toxinas do corpo, e é termogênico , ou seja, acelera o metabolismo e a queima calórica corporal, facilitando o emagrecimento.

Oleaginosas (castanhas), são ricas em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês. Possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, por isso, invista em castanhas, como a do Pará, amêndoas, avelãs e nozes.

Água de coco, hidrata e elimina as toxinas por meio da diurese, além de auxiliar a troca de nutrientes pelas células e manter a pele com aspecto bem cuidado.

5 maneiras de perder peso rapidamente

sucos para dieta detox

Sugestão de cardápio para quem exagerou:

Ao acordar
.1 copo (200 ml) de água em temperatura ambiente com suco de 1 limão (sem açúcar nem adoçante)

CAFÉ DA MANHÃ
.Suco verde: bata o suco de 2 laranjas, 2 ameixas pretas, 1 folha de couve e 1/2 copo (100 ml) de água (beba sem coar)

LANCHE DA MANHÃ
. 1 taça de salada de frutas (maçã, abacaxi e melão) com 1 col. (sopa) de aveia e chá à vontade (hibisco, dente-de-leão ou chá branco)

ALMOÇO
.1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes-escuras (rúcula, agrião, escarola) com 1/2 cenoura ralada 1 filé (100 g) de frango grelhado com 2 col. (sopa) de vagem refogada com cebola e tomate

LANCHE DA TARDE
.1 cenoura e 1 pepino cortados em palito e chá à vontade (hibisco, dente-de-leite ou chá branco)

JANTAR
.1 prato (fundo) de sopa de mandioquinha (ou salada de folhas verdes à vontade) e 1 ovo mexido com 1/2 tomate em cubos e orégano

CEIA
.Chá à vontade (camomila, cidreira ou erva-doce)

Beba água com limão (sem açúcar) ao acordar. Hidrata, equilibra o pH do organismo e desintoxica. Transformar essa sugestão num hábito diário resulta em quilinhos a menos.

Dieta da Seiva: perca até 5 kg em 5 dias

como fazer a dieta detox

Se a ideia é prolongar o processo de desintoxicação, siga este cardápio de 1200 calorias

Ao acordar
.1 copo (200 ml) de água com suco de 1 limão (sem açúcar nem adoçante)

CAFÉ DA MANHÃ
Opção 1
.1/2 papaia com gotas de limão, 2 castanhas-do-pará e chá de hibisco (dente-de-leão ou chá branco) à vontade

Opção 2
Suco diurético: bata no liquidificador, 1 copo (200 ml) de água de coco com 1 fatia média de melão

Opção 3
Suco antioxidante: bata no liquidificador 1 cenoura, 1 beterraba pequena e suco de 1 laranja (coe se achar necessário)

ALMOÇO
Opção 1
1 filé de peixe (100 g) temperado com limão, alecrim e salsa, 3 col. (sopa) de mandioquinha refogada (ou 2 col./sopa de purê de mandioquinha preparado sem leite) e fruta (1 mexerica, 1 kiwi ou 1 fatia média de melão ou manga)

Opção 2
3 col. (sopa) de arroz integral, 2 col. (sopa) de abóbora no vapor, 1 col. (sopa) de escarola (mostarda ou almeirão) refogada e fruta (1 pêssego, 1 ameixa ou 1 fatia fina de melancia)

Opção 3
1 filé de frango (100 g) grelhado com molho de mostarda (2 col./sopa de molho de mostarda misturadas com gotas de limão, 1 col./chá de azeite extravirgem e pouco sal), 2 col. (sopa) de espinafre refogado (escarola ou acelga) e fruta (5 morangos, 1 figo ou 1 rodela fina de abacaxi)

LANCHE DA TARDE
Opção 1
. 1 banana-nanica assada com canela, 2 damascos e 2 nozes (4 metades) e chá de hibisco (dente-de-leão ou chá branco) à vontade

Opção 2
. 1 taça média de abacate batido com gotas de limão e 1 col. (chá) de mel e chá de hibisco (dente-de-leão ou chá branco) à vontade

Opção 3
.Creme de manga (veja a receita) e 5 amêndoas

JANTAR
Opção 1
. Salada mista: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes-escuras (agrião, rúcula, alface roxa), 2 rabanetes, 1/2 pepino e 1/2 tomate com 1 col. (chá) de azeite extravirgem, limão e pouco sal e omelete de : 1 ovo, 2 claras, 1/2 tomate picado, salsa picada e pouco sal

Opção 2
1 prato (fundo) de creme de abobrinha (veja a receita)

Opção 3
Salada protéica: 4 col. (sopa) de grão-de-bico cozido (ou quinua em grão cozida) com 1 prato (sobremesa) de alface em tiras, 1/2 tomate picado e 1/2 lata de atum light temperados 1 col. (chá) de azeite extravirgem, limão e pouco sal

CEIA
Fruta (1 mexerica, 1 pera, 1 maçã ou 1 fatia fina de mamão) e chá de ervas à vontade (camomila, cidreira, erva-doce)

Dieta da sopa: Elimine 7 Kg em uma semana

shake detox

Shake Detox

Esse shake é uma maneira leve de começar o dia. Feito com melancia, morango e limão, tem efeitos detox, diurético, antioxidante e anti-inflamatório. Acrescente semente de chia para que a receita também aumente a sensação de saciedade e, assim, ajude você a evitar alguns exageros nas comemorações de fim de ano.

Ingredientes
• 4 xíc. (chá) de melancia em cubos
• 2 xíc. (chá) de morango
• Suco de 1/2 limão
• 1 col. (sopa) de semente de chia
• Folhas de hortelã e gelo a gosto

Programa Fator da Perda de Peso

Modo de fazer

No liquidificador, bata a melancia, o morango e o suco de limão. Coe e misture o líquido às sementes de chia. Deixe hidratar por cerca de 15 minutos (a chia engrossa o shake).
Coloque a hortelã no fundo do copo e acrescente o shake e o gelo.

Adicionar comentário