Descubra como ser mais produtiva

Todos nós enfrentamos distrações para estudar ou trabalhar.

Quem trabalha em casa, e aqueles que estão estudando, constantemente lidam com interrupções ou até mesmo com as tentações de dar uma espiadinha nas redes sociais.

Veja Também: O que você precisa saber sobre maquiagem para o trabalho

E mesmo querendo ser mais produtiva, você acaba cedendo às tentações. Mas a procrastinação se prolonga e, quando você percebe, já perdeu mais de uma hora que poderia ter sido usada para algo útil.

Veja Também: O sapato ideal para o trabalho

Como ser mais produtiva

Técnica para você se tornar mais produtiva

Apesar de muitas vezes sermos fortes e não cedermos às tentações, não conseguimos aumentar nossa produtividade ou otimizar nosso tempo de trabalho. Gastamos uma hora em uma tarefa que outras pessoas levam minutos para realizar.

Veja Também: Look de trabalho padrão tele-jornalismo

Porém, se você quer mudar sua rotina de trabalho ou estudos e se tornar mais produtiva, conheça a Técnica Pomodoro, utilizada para otimizar tempo e aumentar seu rendimento!

Veja Também: Vantagens e Riscos do namoro no trabalho

A técnica Pomodoro

Essa técnica foi inventada por Francesco Cirillo no final dos anos 80. Para colocar sua ideia em prática, Cirillo utilizou um cronômetro em forma de tomate, daí o nome Pomodoro (que significa tomate, em italiano).

Veja Também: 8 coisas que pessoas bem-sucedidas têm em comum

Técnica pomodoro para você ser mais produtiva

A técnica é bem simples e, para realizá-la, você não precisa de um cronômetro igual a um tomate. Basta ter um cronômetro ou despertador por perto.

Veja Também: 9 Atitudes Simples para Transformar sua Vida

  1. Decida qual tarefa você quer realizar
  2. Marque 25 minutos no cronômetro ou programe o despertador para 25 min após o início da execução da tarefa
  3. Faça o que você se comprometeu a fazer. Quando o alarme tocar, faça uma pausa de 3 a 5 min.
  4. A cada quatro intervalos “pomodoros” (ou seja, após 100 min) faça uma pausa maior, de no máximo 30 min.

Veja Também: 5 atitudes para você se valorizar

É uma técnica simples e que, muitas vezes, pode até aumentar sua capacidade de concentração. Porém, se você não gostou da ideia de dividir o tempo em “pomodoros”, ainda temos algumas dicas de como otimizar seu tempo de trabalho ou estudo.

Veja Também: 15 dicas para ser uma mulher poderosa

Dicas para ser mais produtiva

1) Desligue seu celular ou coloque-o no silencioso

Nada de “modo vibrar” ou guardá-lo no bolso. Vivemos em uma sociedade que, infelizmente, está cada vez mais dependente da tecnologia. É claro que ela trouxe diversos benefícios. Porém, perdemos horas do nosso dia verificando nossas redes sociais e acompanhando notícias (nem sempre relevantes) pelo nosso smartphone. Por isso, se você quer se tornar mais produtiva, mantenha seu aparelho longe de vista enquanto você trabalha ou estuda. Caso esteja aguardando uma mensagem ou telefonema, estabeleça intervalos para ver se alguém te procurou.

Veja Também: Dicas de comportamento na empresa

2) Liste suas tarefas

Mas seja específico. Se você pretende estudar por 4h, que matérias você pretende estudar? Estabeleça um tempo para cada uma delas individualmente e, quando acabar uma delas, risque-a da lista. Você observa que está mais produtiva à medida que risca cada vez mais tarefas da sua lista. Isso é um excelente incentivo para prosseguir.

Veja Também: Dicas para driblar o calor e o tempo seco

Dicas para ser mais produtiva

3) Se dê uma recompensa

Estabelecer recompensas após a realização de uma tarefa é um ótimo estímulo. Por isso, ao riscar um elemento da sua lista de afazeres, se dê um presente – vale desde uma espiadinha no celular à um docinho. Claro que se você quiser se presentear com um chocolate coma apenas um quadradinho, e não a barra toda! Quando você se presenteia e faz com que isso se torne um hábito, automaticamente você se torna mais produtiva. Não porque seu cérebro anseia pelo término da tarefa; na verdade, ele quer a recompensa que irá receber ao concluí-la.

Veja Também: 20 dicas infalíveis para seu sucesso na dieta

4) Faça intervalos

Não precisa ser uma vez à cada 25 min como na técnica Pomodoro. Mas é importante você saber que manter seu cérebro focado na mesma coisa por horas, não traz bons resultados. Por isso, quando você estiver em seu horário de almoço ou intervalo, aproveite-o para relaxar e desviar sua atenção para outros assuntos. Se puder, a cada meia hora ou uma hora pare para tomar uma água ou se alongar. Assim, quando você tiver que realizar alguma tarefa, você será muito mais produtiva.

Veja Também: 5 alimentos para curar a ressaca

5) Estabeleça metas e prazos

Se você não está acostumada, provavelmente no começo não conseguirá cumpri-los de acordo com o tempo que foi estabelecido. Mas é uma questão de treino. Quando você diz para você mesma, ou escreve em uma folha de papel que tem até determinado momento para terminar o que você começou, inconscientemente você sabe que, caso não cumpra esse prazo, não conseguirá fazer o que planejou para depois.

Veja Também: 7 formas de sair da rotina

Técnica para você se tornar mais produtiva

6) Não pare

Se você está estudando e lembrou que deve desmarcar um compromisso ou que precisa pesquisar sobre um determinado assunto, não pare de estudar. Seja o que for, anote e deixe em um lugar visível para que, depois, você cumpra essa tarefa da qual se lembrou. É importante se manter concentrada no que você está fazendo, e não no que você deve fazer. Para ser mais produtiva você deve ter, além de organização, auto-controle para se manter focada.

Adicionar comentário