13 dicas essenciais para cuidar de cabelos cacheados e ondulados

Conhecidos por serem difíceis de domar, os cabelos cacheados e ondulados demandam cuidados especiais.

Porém, quando essas medidas são tomadas, os fios agradecem e se apresentam em sua melhor forma, sendo motivo de vários elogios.

Veja: 8 penteados para cabelos crespos e cacheados

Recomendado: Cuidados para Cabelos Cacheados – por Gil Vianna

Se você tem cabelos cacheados ou ondulados, confira essas dicas e deixe o seu visual ainda mais bonito:

foto de mulher com o cabelo cacheado

Para pentear

Na hora de pentear o cabelo, prefira começar de baixo para cima, pois isso ajudará a tirar os nós das pontas.

Além disso, use os dedos ou um pente para desembaraçar os fios e não a escova, que pode facilmente quebrá-los e danificá-los.

Os cabelos cacheados e ondulados só podem ser penteados a seco se for muito necessário, sendo melhor realizar o procedimento debaixo do chuveiro ou com os fios úmidos para preservar a estrutura.

Quem quiser arrumar o cabelo para sair e, portanto, precisa pentear, o indicado é borrifar um pouco de água nos fios antes de passar o pente.

Conheça: Opções incríveis de penteados para cabelos cacheados

Hidratação pré-banho

Antes de tomar banho e lavar o cabelo, passe uma generosa quantidade de creme de hidratação profunda nos fios e cubra-os com uma touca.

Tome banho normalmente e aproveite o vapor do banheiro para potencializar a hidratação. Retire o creme e lave o cabelo com shampoo. Se possível, faça esse procedimento semanalmente e observe os maravilhosos resultados.

Veja: Máscara de hidratação caseira para cabelos cacheados

shampoo

Imagem: Pinterest

Temperatura da água

Por natureza, os cabelos cacheados e ondulados podem facilmente ficar secos.

Para evitar isso, se policie em relação à temperatura da água do chuveiro. Nunca molhe os fios com água muito quente, preferindo sempre a água morna ou até mesmo fria.

Veja: Cabelos cacheados: Saiba tudo sobre eles

Secagem

Ao sair do banho, utilize uma camiseta limpa para secar os fios. As toalhas absorvem grande parte da água dos fios, o que pode deixar os cabelos cacheados e ondulados muito secos logo após a lavagem.

Mais: Como cuidar de cabelos cacheados

banho

Corte

Mesmo que você queira ficar com um cabelão, lembre-se de que os cabelos cacheados e ondulados quebram facilmente e a falta de tesoura pode contribuir com o aparecimento das pontas duplas.

O indicado é cortar a cada três meses, pelo menos um pedacinho dos fios. Não se preocupe: cabelo cresce rápido e o melhor é cuidar para que ele se desenvolva bonito, certo?

Conheça: Cortes para cabelos cacheados

Antes de dormir

Geralmente temos uma grande surpresa com o cabelo ao acordar, afinal, quando a cabeça está no travesseiro, as chances dos fios ficarem embaraçados são quase certas.

No caso dos cabelos cacheados e ondulados, o melhor a fazer é elaborar duas tranças frouxas, uma de cada lado, antes de dormir, pois elas ajudam a deixar os fios arrumados até a hora de acordar.

Veja: Cabelos cacheados: cuidados especiais

mulher de cabelo cacheado dormindo

Imagem: Pinterest

Anti-frizz

De nada adianta ter cachos e mechas perfeitos se o cabelo estiver cheio de fiozinhos levantados. Por isso, escolha um anti-frizz da sua marca de confiança e use um pouco diariamente.

Tome cuidado apenas com a quantidade, pois o excesso de qualquer produto nos fios, principalmente nos cabelos cacheados e ondulados, pode deixá-los opacos e sem movimento.

Veja: Como fazer cauterização em cabelos cacheados

Definição de cachos

Os cachos geralmente ficam mais definidos no dia em que são lavados. Para manter esse efeito e ficar linda para qualquer evento social, aplique uma mistura de água com leave-in nas pontas e amasse os fios com as mãos.

Veja: Cachos perfeitos em 5 passos

Dias de chuva

O couro cabeludo leva horas até secar completamente. Por isso, evite lavar o cabelo em dias de chuva, pois a umidade do ar aumentará o frizz.

Caso seja indispensável a lavagem, utilize o secador a uma distância de 10 centímetros do cabelo e aplique creme anti-frizz.

Veja: 3 Penteados para dias de chuva

Óleo de coco

Se o seu cabelo for extremamente seco, utilize óleo de coco como reparador de pontas e confira como os fios ficarão brilhantes e sedosos.

Como o óleo contribui com uma hidratação profunda, não é necessário usá-lo diariamente, sendo que apenas uma vez por semana já traz grandes resultados.

Conheça: Os muitos benefícios do óleo de coco

Mousse e difusor

Caso você nunca tenha utilizado a dupla mousse e difusor, veja vídeos na internet sobre como isso pode ser eficaz para definir os cachos e os fios ondulados.

Esse é o truque de várias celebridades belíssimas e também pode funcionar com você. Faça algumas vezes e tenha uma surpresa ao se olhar no espelho!

Veja: Mousse: Cabelo com mais textura, volume e definição

mulher cuidando dos cabelos cacheados e ondulados

Imagem: Pinterest

Produtos certos

Mesmo que a sua intenção seja deixar os fios mais lisos ou simplesmente macios, evite usar qualquer produto para cabelos normais ou lisos, pois eles não foram pensados para cabelos cacheados e ondulados.

Entre os ingredientes que as marcas costumam utilizar para fabricar shampoos e condicionadores para esses fios, está a manteiga de karité.

Se quiser ter mais certeza sobre a marca que está usando, peça a orientação do seu cabeleireiro.

Conheça: Wob Hair, corte médio ondulado que virou febre

Respeite o seu cabelo

Apesar de terem características em comum, nem todos os cabelos cacheados e ondulados são iguais, e eles variam entre si, por causa da temperatura a que são submetidos, da alimentação de cada pessoa, etc.

Por isso, mais do que seguir regras para cuidar do seu cabelo, é necessário prestar atenção aos sinais que os próprios fios dão.

Há épocas em que os cabelos estão mais frisados e precisam de um tratamento específico com profissional, enquanto em outros momentos é importante evitar a lavagem diária, sob o risco de ressecar os fios, por exemplo.

Seja amiga do seu cabelo e ofereça a ele tudo o que precisa!

Add Comment