Cuidados Exclusivos para a Pele Negra

A pele negra chama a atenção pela beleza de sua cor, por também ser mais resistente ao sol e apresentar menos os efeitos do envelhecimento.

Veja: A pele negra e seus cuidados específicos

Mais: 50 Fotos de Penteados e Cortes de Cabelo para Negras

Estudos comprovam que pessoas negras têm 15% menos chances de desenvolver câncer de pele quando comparado com pessoas de pele clara, por outro, a pele negra exige a necessidade de uma série de cuidados.

Pois é, embora muita gente não dê atenção a isso, a pele negra e a pele branca precisam de cuidados totalmente diferentes, por isso, resolvemos mostrar aqui alguns cuidados específicos e fundamentais para quem tem pele negra.

Mais: Saiba qual o esmalte certo para seu tom de pele

Cuidados específicos para a pele negra

Então, apesar de todas as vantagens da pele negra, mulheres que possuem a pele dessa cor, portanto, com mais melanina – proteína que confere pigmentação à pele, aos olhos e aos cabelos-, têm mais chance de apresentar manchas no rosto – melasmas-, assim como a acne, foliculite, queloides e as cicatrizes hipertróficas, são só alguns dos problemas que costumam aparecer na pele negra.

Veja: Dermaroller para combater estrias, rugas e cicatrizes de acne

Mas, existem alguns cuidados, simples, mas que, infelizmente, muitas mulheres ainda não sabem, podem ajudar a evitar manchas e deixar a sua pele super sedosa.

Pele negra

Se por um lado, por possuir mais melanina, a pele negra pode sofrer muito com manchas, por outro, a proteção contra a formação de rugas e lesões provocadas pelo sol é bem maior.

Ok, mas por produzir pigmento a melanina faz também com que apareçam manchas, que podem ser provocadas até por uma simples irritação, mas calma, isso pode ser evitado com a higiene correta, além da hidratação e proteção do sol.

Veja: Manchas causadas pelo sol: Saiba prevenir e tratá-las

Cravos e Espinhas

Cravos e Espinhas na Pele negra
Uma boa notícia é que a pele negra, mesmo sendo mais oleosa, possui uma secreção mais fluida e, por isso, apresenta uma quantidade menor de cravos e espinhas.

Conheça: 4 Receitas caseiras para acabar com cravos e espinhas

Pano branco

É o nome dado às manchas brancas que aparecem em todo tipo de pele, mas, o problema é que, na pele negra, elas se tornam mais evidentes, justamente, por causa do contraste de cor.

As manchas aparecem principalmente após o verão e devem ser tratadas com acompanhamento médico e medicamentos específicos.

Conheça: Receitas de máscaras caseiras para todos os tipos de pele

Cuidados Básicos do dia a dia:

Cuidados Básicos do dia a dia com a Pele negra
Quem tem a pele negra deve:

  • Lavar o rosto duas vezes por dia
  • Durante o dia, usar filtro solar com fator de proteção 20 ou maior e, à noite, um hidratante, ambos, no entanto, devem ser à base de gel, não oleosos.

Pele negra é naturalmente mais oleosa que a pele clara, por isso evite produtos muito oleosos.

Para o rosto a dica é investir em um sabonete líquido facial, que além de refrescar a pele, a deixará limpinha.

Alguns sabonetes líquidos já hidratam a pele enquanto lavam, pois possuem na formulação vitaminas E, C, B6 e B5.

Outra dica é lançar mão de sabonetes que protegem suas células dos radicais livres (exposição ao sol, vento, poeira, idade).

Ao passar o sabonete, faça movimentos circulares para estimular a circulação do sangue na área e também limpar profundamente. Depois é só secar com uma toalha de papel.

Conheça: Perfume certo para cada tipo de Pele

Depois de limpar a pele, passe um protetor solar com fator de proteção 20 ou maior e depois um hidratante. O hidratante irá hidratar mais ainda a pele, enquanto o protetor cumpre a função de protegê-la dos raios ultravioletas, e manter sua pele ainda mais jovem.

E mais, é fundamental hidratar todo o copo, já que a pele negra tende a ficar mais ressecada que a pele branca.

No frio, por exemplo, é comum ficar até com um tom acinzentado, por isso, para evitar esse aspecto ressecado e desidratado, a dica é fazer hidratações diárias, sempre após o banho, para ajudar a manter a umidade natural da pele e, assim, garantir o brilho e a tonalidade original.

Conheça: Receita de hidratante caseiro para pele com coco

Cuidados Exclusivos para a Pele negra

Uma dica importante é evitar, ao máximo, produtos feitos a base de álcool, pois eles estimulam ainda mais a produção de óleo do seu organismo, portanto, procure ler nas embalagens dos produtos as referências ao álcool e corte da lista estes produtos.

Vale saber que já há no mercado muitas opções de géis redutores de oleosidade, especialmente desenvolvidos para o rosto.

As mulheres negras devem utilizar estes géis combinados com uma hidratação para garantir que a pele não fique muito oleosa, ou muito desidratada.

Pesquise por géis e outros produtos que tenham manteiga de manga, karité, cereais, extrato de algas marinhas, soja e pepino, pois eles são eficazes na hora de combater a oleosidade e hidratar a pele negra.

Conheça: Manteiga de karité: Fantástico para a pele e cabelo

Esfoliação

Pele negra perfeita
A esfoliação vale para todo tipo de pele e deve ser feita uma vez por semana, principalmente, quem tiver manchas na pele, a dica é só tomar cuidado para não causar irritação e surgirem outras manchas ainda mais escuras.

Procure usar cremes esfoliantes nas áreas mais sensíveis ao ressecamento, como pés, joelhos e cotovelos, que removerão as células mortas que causam o aspecto envelhecido e ressecado.

Prefira cremes que utilizem óleo de amêndoa em sua fórmula, já que ele é rico em proteínas e ácido oleico, um ótimo emoliente e hidratante para pele negra.

Conheça: Esfoliação: 4 Receitas Caseiras

Maquiagem

Ok, agora chegou a hora de se maquiar, então, é fundamental, antes de iniciar a preparação da pele, limpar, esfoliar e hidratar adequadamente, só assim você irá garantir um acabamento perfeito da maquiagem.

E na hora de enxaguar, prefira a água fria ou morna, que ajudarão a combater a oleosidade e manter o brilho natural.

É preciso saber que, assim como a clara, a pele negra é classificada em três tons: claro, médio e escuro. Também é fundamental saber o subtom da sua pele, se é quente (avermelhado) ou frio (esverdeado).

O subtom é o que fica por baixo da pele e não a cor de cima da pele, portanto não tem nada a ver com raça ou etnia.

Pessoas com tons de peles mais escuros podem ter o subtom frio e pessoas com tons de peles mais claros podem ter o subtom quente.

Conheça: Maquiagem para Negras: dicas e truques

Mais: Maquiagem para morenas: dicas e tutoriais

Pele negra

Uma regrinha básica para descobrir o subtom é virar o antebraço e encontrar uma veia bem nítida e fácil de visualizar.

Se a cor da veia for mais puxada para o azul, você tem tonalidade de pele Fria. Se sua veia tiver a cor mais puxada para o verde, a sua tonalidade de pele é Quente.

Vale a dica, independente das suas cores e texturas preferidas, procure usar produtos feitos especificamente para peles negras, que serão a garantia de que sua pele estará protegida e cuidada, respeitando suas nuances.

E mais, sempre se certifique de que os produtos são indicados para peles oleosas, principalmente a base, assim você evita que aumente ainda mais a aparência oleosa do seu rosto.

Conheça: O corretivo certo para cada tom de pele

E é isso, agora é só seguir esses cuidados básicos para a pele negra e prestar atenção na hora de escolher os itens da maquiagem e…pronto, é só ir lá e arrasar!

Uma Resposta

  1. Elisio setembro 7, 2015

Adicionar comentário