Recupere seus cabelos fazendo um cronograma capilar

Cronograma capilar é uma série de tratamentos feito durante um tempo para a recuperação dos cabelos danificados. A programação de cuidados consiste em 3 tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução, exatamente nesta ordem, pois cada um traz benefícios diferentes para o cabelo, porém, os fios precisam desses 3 tratamento para manter a maciez, elasticidade, brilho e volume controlado.

Veja Também: Banho de brilho caseiro para deixar seus cabelos radiantes

Agora, cada cabelo necessita mais de um, do que de outro. Por exemplo, há fios que estão precisando mais de nutrição do que reconstrução – e é a necessidade do cabelo que vai ditar o seu cronograma capilar – mas todos precisam de hidratação.

Veja Também: Cabelos: Hidratação caseira à base de cenoura

cronograma capilar para recuperar os cabelos

Identificando a necessidade do seu cabelo

Hidratação: todo e qualquer cabelo precisa de hidratação, pois esta repõe a água, a umidade dos fios, que o cabelo vai perdendo no dia a dia, logo produtos hidratantes impedem que a umidade vá embora muito facilmente. Se seu cabelo não está seriamente danificado, apenas levemente ressecado, sem muito brilho, a hidratação irá resolver seu problema.

Veja Também: Máscara de hidratação caseira para cabelos cacheados

Nutrição: a nutrição trata os fios por fora e mantém a hidratação do cabelo. A nutrição é muito comumente feita também, com óleos vegetais e ceras, pois estes são ricos em vitaminas e proteínas e irão impedir que os fios percam a água, por isso mantém a hidratação.

Veja Também: 6 dicas de como cuidar dos cabelos no inverno

O cabelo precisa de nutrição quando normalmente se torna seco e ressecado pelo uso contínuo de secador, chapinha, água do mar, piscina, Sol, entre outros fatores. Então os fios se tornam porosos, armados e cheios de frizz. A umectação por exemplo é uma nutrição feita com óleo de tutano, rícino, abacate, coco ou ceras e manteiga de karité.

Veja Também: Frizz: Saiba como prevenir e combater

Reconstrução: a reconstrução trata os fios por dentro e vai deixá-los mais fortes, com as cutículas mais fechadas e alinhadas, segurando os nutrientes dentro dos fios. Normalmente (não é regra), precisa de reconstrução aquele cabelo que passou por processos químicos, como alisamento, descolorações e os fios se tornaram quebradiços e meios elásticos.

Veja Também: Aprenda a fazer alisamento com maisena e leite – Receita caseira

Neste caso é necessário a reconstrução, pois como o nome diz, irá reconstruir os fios de dentro pra fora. Este tratamento é feito geralmente a base de queratina e colágeno, pois tem a função de deixar os fios mais firmes e fortes.

Veja Também: Como fazer uma queratinização caseira

Como fazer o cronograma capilar?

Se você consegue identificar a necessidade do seu cabelo, já conseguirá montar seu cronograma capilar, caso contrário, inicie baseando-se na sugestão abaixo e com o tempo você irá perceber qual o tratamento mais adequado para seus fios, o que está surgindo mais resultados.

1º SEMANA: hidratação – nutrição

2º SEMANA: hidratação – nutrição

3º SEMANA: nutrição – reconstrução

4º SEMANA: hidratação – nutrição

Veja Também: Cabelos curtos, dicas para mantê-los bonitos

Você pode fazer este tratamento até 3 vezes na semana (por exemplo, na primeira semana fazer hidratação – hidratação – nutrição e assim por diante), duas vezes já surgirão resultados e também não é todo mundo que tem tempo e paciência para fazer mais vezes.

Veja Também: 6 truques e receitas caseiras para diminuir o volume dos cabelos

Repare também que a reconstrução aparece apenas 1 vez, isso porque a reconstrução é normalmente feita a base de queratina e esta em excesso resseca o cabelo.

Mas, o que vai determinar seu cronograma capilar são os resultados que você vai sentindo nas semanas. De repente você percebe que seu cabelo fica melhor quando faz mais nutrição do que hidratação, então inclua no seu cronograma capilar mais nutrição, pois neste caso seus fios estão precisando de ser nutridos. Você precisa entender o que seu cabelo perdeu para poder repor.

Veja Também: Cabelos finos: Veja dicas de como cuidar

Porém, mesmo que seu cabelo necessite mais de reconstrução, por exemplo, você sempre deverá começar pela hidratação, pois é a hidratação que prepara os fios para absorver e manter qualquer outro nutriente.

Veja Também: Aprenda como fazer cauterização em casa

Como escolher o produtos para fazer o cronograma capilar?

Nos rótulos dos produtos já vem descrito qual sua finalidade. Quando for hidratação, você deverá escolher máscaras que no rótulo esteja escrito hidratação, hidratação profunda…Quando for nutrição ou reconstrução, segue o mesmo raciocínio.

Veja Também: 10 Dicas para você dar volume aos seus cabelos

Como citado mais acima, na nutrição pode ser usado também óleos, ceras e manteigas, que você deixa no cabelo durante umas duas horas ou uma noite inteira, a chamada umectação.

Veja Também: Como combater as pontas duplas e quebradiças

mascara-para-os-cabelos-cronograma-capilar

Quanto tempo devo fazer o cronograma capilar?

Depende da situação do seu cabelo. Há quem faça por 1 mês e  outras sempre fazem para manter. Se você ver que dentro de 1 mês ainda não ficou como gostaria, continue com o cronograma até atingir resultados melhores.

Veja Também: 5 Receitas caseiras para Você tratar seus cabelos

MAS ATENÇÃO: não existe milagre, tá? É preciso paciência e disposição. O cronograma capilar funciona muito bem, em alguns cabelos mais rápidos e em outros em mais tempo. Outro fator que interfere são os produtos. Obviamente que produtos profissionais trarão resultados mais rápidos e melhores, mas os que são vendidos diretamente ao consumidor também garantem excelentes melhoras.

Imagens: Reprodução/Internet.

Adicionar comentário