Dicas para conservar escova em dias de chuva

Quem já não passou pelo desespero de ver horas de escova e chapinha irem, literalmente, por água abaixo?

Pois é, a chuva resolveu cair sem pedir licença, pegando a gente desprevenida, aí já viu…o cabelo encolheu! Pior ainda para quem tem cabelos que já arrepiam com apenas um pingo de água.

A verdade é que quanto mais seco o tempo estiver, mais o cabelo vai durar, ou seja, a umidade e o suor, definitivamente, não combinam com cabelos bonitos, muito pelo contrário, eles arruínam qualquer escova ou chapinha e acabam com qualquer pretensão de fios lisinhos e disciplinados.

Veja Também: 3 Penteados para dias de chuva

Por isto, nada melhor que evitar esse tipo de situação e estar sempre prevenida contra as alterações climáticas. Tanto a umidade do ar quanto os pingos de chuva são inimigos dos cabelos, fazendo eles ficarem armados. Mas calma…nada de chorar litros por isso, pois nem tudo está perdido, é possível, sim, não deixar que a chuva prejudique toda a sua produção, para isso separamos algumas dicas para conservar escova em dias de chuva, veja abaixo:

Veja Também: Dicas de looks para dias de chuva

Conservar escova

Saiba como conservar escova em dias de chuva

Preparar

Para se prevenir das possíveis mudanças de tempo, os cuidados já devem começar na hora do banho. A escolha do xampu de pH neutro (pois não abrem as cutículas do fio e, com isso, ele fica mais leve e embaraça menos) que seja adequado para seu tipo de cabelo é fundamental para preparar o fio para o processo da chapinha.

Veja Também: Como escolher o shampoo certo para o seu cabelo

Depois da lavagem, o ideal é não aplicar o condicionador, mas caso não tenha jeito, seu cabelo embarace muito, procure não exagerar no condicionador, deve ser aplicado apenas nas pontas, e muito pouquinho, para que o cabelo fique leve e desembaraçado, mas livre de oleosidade e peso. Lembre-se de enxaguar bem os fios e remover bem todos os produtos usados durante o banho. Qualquer resíduo oleoso é úmido e a temperatura da chapinha não é suficiente para evaporá-lo. Com isso, o fio fica pesado e a tendência é a chapinha durar menos. É muito importante que o cabelo esteja bem limpo para conservar escova em dias de chuva.

Veja Também: Escova progressiva: fazer ou não?

Termo ativos

Um dos segredos para conservar escova é o usar de produtos com termo ativos, que têm aditivos especiais que em contato com o calor promovem um efeito mais liso, sem frizz e com maior durabilidade. Porém, devem ser aplicados nos fios úmidos antes de passar o secador. Portanto, quando decidir secar os fios com o secador prefira passar um termoativo no lugar de um leave in, deixe esse último para quando deixar os fios secarem ao natural. Mas, lembre-se de que o creme termoativado deve ser passado ainda nos cabelos úmidos, antes de fazer a escova.

Veja Também: 7 dicas de como fazer a progressiva durar mais

Silicone para disciplinar

Depois da escova, com ou sem chapinha, passe um spray bloqueador de umidade e também um pouco de finalizador. Prefira os finalizadores à base de silicone ou óleos que se encaixam no seu tipo de cabelo.

Veja Também: Cabelos perfeitos: 26 Dicas para consegui-los

SOS ao alcance das mãos

Quem não sabe que a mulher gosta de carregar o mundo na bolsa? Então, nada mais justo que, para não ser pega de surpresa, com uma chuva repentina, sempre carregue na bolsa um lenço com presilhas para esconder os fios da água, ou também, óleo de silicone, para tirar o efeito leãozinho quando a umidade fizer seu cabelo inchar e quem quer ganhar o prêmio máximo como mulher prevenida, pode ainda manter o efeito liso impecável apostando numa chapinha em miniatura (acredite, existe!), que cabe na bolsa, nesse caso, não vai ter chuvinha que te derrube, é só dar uma passadinha básica no toalete e…pronto, é só arrumar os fios!

Veja Também: Amarrações de lenços na cabeça passo a passo

Qualidade da chapinha

Dicas para conservar escova em dias de chuva
Hoje já existem no mercado pranchas “mais tecnológicas”, que emitem íons capazes de evitar que o cabelo resseque e também que funcionam a base de ondas infravermelhas, deixando as cutículas do fio seladas por mais tempo e amenizando a ação negativa que o ambiente úmido provoca no cabelo liso. As chapas a vapor podem facilitar o processo do alisamento, também ajudando a selar as cutículas.

Veja Também: Como usar secador, chapinha ou babyliss sem maltratar os fios

Passar do jeito certo

Dicas para conservar escova em dias de chuva
A melhor forma de deixar os cabelos lisos com chapinha é separando pequenas mechas do cabelo e passando a chapa com calma, mecha por mecha, de forma com que todos os fios toquem as superfícies da chapa. Se exagerar no tamanho
da mecha, se ela for grossa demais, ficará difícil conservar escova porque nem todos os fios tocarão, apenas os de cima e de baixo, deixando os do meio sem contato com a temperatura alta.

Veja Também: Os 10 maiores erros ao fazer chapinha

Evitar passar a mão

Dicas para conservar escova em dias de chuva
Acredite, ficar passando a mão nos cabelos enquanto se faz chapinha também é um erro terrível, pois a mão, mesmo que limpa, em contato com o fio muito quente, faz com que ele fique oleoso e pesado, estragando o efeito liso e fazendo-o durar menos. Se precisar, o melhor para conservar escova é usar um pente limpo, mas, mesmo assim, é bom evitar.

Veja Também: 12 coisas que você não deve fazer com os cabelos

Finalizar do jeito certo

Dicas para conservar escova em dias de chuva
Uma importante dica é, assim que a chapinha for feita, passar um pouco de serum (produto semelhante ao silicone, que atua como um óleo finalizador capilar), mas bem pouco, no comprimento dos fios, isso vai impedir que a umidade externa penetre facilmente no fio, fazendo com que os fios fiquem mais protegidos, livre do frizz no decorrer do dia e ajudar a conservar escova.

One Response

  1. Célia fevereiro 27, 2015

Add Comment