Conheça os benefícios da hidroginástica

Ao contrário do que muitos pensam, a hidroginástica não é uma atividade física apenas indicada para a terceira idade. Esse tipo de atividade é muito bem indicada para todas as idades, pois é uma ótima alternativa para sair do sedentarismo e ainda para queimar calorias. Por isso, ela é indicada para pessoas de todas as idades.

Veja Também: Zumba: conheça os benefícios dessa dança

A hidroginástica, geralmente é praticada em grupo, com músicas agitadas e divertidas, por isso ela faz tanto sucesso. Além disso, os exercícios na água são muito agradáveis, seguros e divertidos. Afinal, além de queimar calorias, com essa atividade física você ainda se refresca, e reduz o risco de lesões, já que a água reduz o impacto nas articulações.

Veja Também: Medicine Ball: Ganhe força, potência e coordenação

Conheça os benefícios da hidroginástica

Se você ficou interessado em praticar essa atividade física que é divertida e muito eficaz, confira a seguir os principais benefícios da hidroginástica.

Veja Também: Gestantes podem praticar atividades físicas?

Benefícios da hidroginástica

A hidroginástica melhora o condicionamento físico, ajudando no desenvolvimento da resistência física e aumentando a força muscular, a flexibilidade. Além disso, os exercícios feitos na água, melhoram a circulação sanguínea. Todos esses fatores garantem uma melhora na sensação de bem-estar.

Veja Também: Conheça os tipos de pilates

Praticando apenas uma hora de exercícios de hidroginástica você pode queimar cerca de 400 calorias. Por isso, ela é uma ótima opção de atividade para quem deseja perder alguns quilinhos. No entanto, os resultados aparecem a partir de 3 meses, se a atividade for praticada 3 vezes por semana.

Veja Também: Os 6 exercícios físicos que mais gastam calorias

Entre a lista de benefícios da hidroginástica, também é importante destacar a melhora na parte estética e na saúde dos músculos. Os exercícios na água estimulam e melhoram a força, ajudando a desenvolver e fortalecer diversos músculos, como os glúteos, braços, pernas, costas e abdome.

Veja Também: Exercícios para enrijecer o músculo do tchau

Hidroginástica imagem

Outra vantagem de pratica hidroginástica é que a atividade não causa dores, nem transpiração e sensação de exaustão. Por esse motivo, é uma atividade física mais prazerosa.

Veja Também: Dança: benefício ao corpo e mente

Os benefícios da hidroginástica não param por aí, pois a atividade também é muito eficiente para combater o estresse. Isso porque durante os exercícios a água faz uma massagem em todo o corpo através da pressão e da resistência, e no final da aula são realizados alongamentos que relaxam todo o corpo.

Veja Também: Relaxe e melhore a circulação com Automassagem

A hidroginástica também é uma ótima atividade física para quem tem problemas nas articulações e musculares, pois a água absorve 90% do impacto nos músculos e articulações. Portanto, essa atividade pode ser praticada por gestantes, pessoas com deficiência, e também por quem está se recuperando de uma lesão. No entanto, mesmo sendo uma atividade de baixo risco, é preciso consultar o médico antes de praticá-la.

Veja Também: Tênis: Conheça os benefícios desse esporte

Dicas para aproveitar melhor a aula de hidroginástica

Para que você aproveite melhor os benefícios da hidroginástica, coma sempre alguma coisa antes e após da aula. Outra dica importante é manter a respiração natural durante os exercícios, sem prendê-la. Para obter bons resultados, procure fazer pelo menos três aulas por semana. Além disso não se esqueça de levar uma garrafinha de água e deixá-la na beira da piscina.

2 Comentário

  1. ClaraSol novembro 7, 2014
  2. ClaraSol novembro 7, 2014

Adicionar comentário