Veja como tratar e dar adeus aos fios oleosos

Só quem tem cabelo oleoso sabe o que é acordar com os cabelos melados. E é sempre assim, lavamos, mantemos a higiene e quando menos se espera, lá estão os fios melados, com aquele aspecto de sujo!

Veja Também: Truques para ter um cabelo mais bonito

Mas calma, nada de desespero, para tudo na vida, ou quase tudo há solução, e para os fios oleosos também. Na verdade é preciso certos cuidados, e eles começam na lavagem, desde a temperatura da água, aos produtos específicos, à distância do secador do couro cabeludo, bem, vamos ver algumas dicas de como deixar seus fios bonitos e soltos!

Veja Também: 15 dicas para você ter um mega hair perfeito

cabelos oleosos

Na verdade, o excesso de oleosidade acontece quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior do que a necessária, fato que pode ser ainda piorado se houverem alterações hormonais ou estresse.

Veja Também: 12 coisas que você não deve fazer com os cabelos

Raiz

Para evitar aquele acúmulo de oleosidade na raiz, é preciso lavar o couro cabeludo com um shampoo que seja específico para cabelos oleosos, isso já vai resolver grande parte do problema, mas, claro, isso só não basta, é preciso lavar adequadamente os cabelos, enxaguando bem os fios, eliminando todos os resíduos de shampoo e condicionador, e nunca usar máscaras de tratamento próximo à raiz.

Veja Também: Cabelos perfeitos: 26 Dicas para consegui-los

Temperatura da água

Uma outra dica, muito importante, que por incrível que pareça é muito subestimada é a de evitar a água quente ao lavar a cabeça, procure lavar com água morna para fria, assim você estará removendo a oleosidade, e não estimulando, e evita problemas com a pele do couro cabeludo. A água muito quente não só pode irritar, como também estimular a produção de sebo e causar o dilatamento dos poros do couro cabeludo. Enfim, invista em chuveiradas mornas ou frias.

Veja Também: Como lavar os cabelos em casa com resultado de salão

Shampoo

Quem pretende dar adeus aos fios oleosos precisa investir em um shampoo certo, pensando no seu tipo de couro cabeludo, mesmo que o cabelo seja seco, pois é, muita gente confunde, se o couro cabeludo for oleoso, o shampoo correto é o para cabelos oleosos. O restante do fio será tratado pelo condicionador e pela máscara, aplicados do comprimento às pontas.

Veja Também: Dicas para ter cabelos brilhantes e sedosos

Condicionador

O condicionador pode, e deve, fazer parte da lavagem dos cabelos, mas eles não devem ser aplicados no couro cabeludo, só ao longo do fio.

Veja Também: A importância do condicionador para o cabelo

Hidratação

Quem disse que cabelos oleosos não podem ser hidratados?! Não só podem, como devem! Pois apesar do cabelo oleoso possuir mais sebo, isso não quer dizer que esteja com a quantidade de água suficiente no interior de suas fibras e, por isso, claro, precisa ser hidratado. Não se deve confundir gordura com oleosidade, a oleosidade está relacionada à atividade exagerada da glândula sebácea que fica no couro cabeludo.

Veja Também: Receitas caseiras para hidratar os cabelos

É possível ter o couro cabeludo oleoso mas o fio completamente ressecado, por isso, a avaliação do estado do fio é que vai dizer se ele necessita de hidratação adicional. Quando as pontas se mostram bifurcadas com a extensão seca, se o fio descama e não tem maleabilidade, é sinal que precisa de hidratação.

Veja Também: Cuidados para cada tipo de cabelo

Cuidados básicos com cabelos oleosos:

Cuidados básicos com cabelos oleosos

  • Sempre que puder deixe os cabelos soltos, evitando o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus, que prejudicam a ventilação do couro cabeludo.
  • Evite escovar muito ou passar as mãos pelos cabelos, para não estimular a produção de óleo.
  • Evite água quente, pois a alta temperatura resseca os cabelos e, por isso, estimula a produção de mais a oleosidade.
  • Lave os cabelos diariamente, limpeza é fundamental, mas com o shampoo adequado.
  • Invista em shampoos adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos. O ideal é alternar.
  • Procure usar um shampoo anti-resíduo ou esfoliante capilar uma vez por semana.
  • Quando for usar máscaras hidratantes, condicionadores e leave-in, aplique sempre da metade da raiz até as pontas, jamais passe no couro cabeludo.
  • Se usar secador, procure usá-lo a uma distãncia de, pelo menos, 20 cm da raiz, já que o calor estimula as glândulas sebáceas, aumentando a produção de óleo.

Veja Também: 6 Dicas de como aumentar o brilho dos cabelos

fios oleosos
Vale ressaltar que, hoje em dia, já existem shampoos e loções indicados especificamente para esse tipo de cabelo, eles removem os resíduos sem ressecar tanto os fios. Outra dica é investir em shampoos anti-caspa, que também ajudam e, se o caso for grave, seu médico (dermatologista) poderá indicar também medicamentos via oral.

One Response

  1. JADE agosto 18, 2015

Add Comment