Seis dicas para você se adaptar ao horário de verão

O Horário de verão mal começou e você já está aí, se sentindo cansada, desanimada e sem vontade alguma de ir trabalhar ou estudar?

Pois é, a boa notícia é que você não está sozinha nisso, essa é a queixa de uma grande parte da população.

O fato é que o horário de verão é muito importante para economizar energia elétrica, por isso, não tem jeito, você tem se adequar e se acostumar a, durante quatro meses, perder uma hora do dia.

Mas como fazer para driblar aquele desgaste natural gerado por essa hora a menos de descanso? É isso que mostraremos agora, confira.

Seis dicas se adaptar ao horário de verão

A verdade é que, embora o horário tenha mudado, o corpo, por algum tempo, ainda continua obedecendo ao chamado ‘tempo real’, que é o horário antigo, assim, é comum acabar acordando mais cedo e indo dormir mais tarde, com isso, diminuindo o tempo de sono. Resultado: você acorda cansado e não consegue render no trabalho e na escola.

E mais, comprovadamente, nessa fase de adaptação, há ainda mais riscos de acidentes de trânsito e no trabalho, na verdade, esses perigos só acabam depois de, mais ou menos, duas semanas, que é quando o corpo já teve tempo de se acostumar aos novos horários.

Mas…por outro lado, muita gente não consegue se adaptar ao horário de verão, de jeito nenhum, atravessando a estação inteira com problemas.

Veja: 24 coisas que toda mulher pensa ao se vestir de manhã

horário de verão
Pensando nisso, para sofrer menos com o horário de verão, já que segundo a Associação Brasileira de Medicina do Sono, a redução do tempo de descanso pode provocar alguns efeitos, como o aumento da irritabilidade e do estresse e também alterações hormonais e metabólicas, mostraremos aqui algumas dicas para poder passar pela estação mais quente do ano sem traumas ou estresse:

Veja: Por que se preparar para o trabalho pode ser a pior coisa do mundo

1- Diminua seu ritmo

Procure, pelo menos, nos primeiros dias que o horário de verão entrou em vigor, relaxar ao máximo, para que não haja indisposição.

Pegue leve nos exercícios e procure realizar atividades que lhe dêm prazer e acalme, como ouvir bastante música, praticar ioga, dançar…assistir filmes ou séries.

Conheça: 10 motivos para praticar Yoga

2- Invista em refeições mais leves

Invista em refeições mais leves
Lembre-se que você ainda está se adaptando ao novo horário, portanto, nos primeiros dias, procure não exigir demais de seu organismo, por isso, a dica é apostar em uma alimentação mais leve ou não exagerar, para que a digestão não dificultar a digestão.

Saiba: Alimentação correta no calor

3- Procure dormir mais

Até que seu organismo assimile o novo horário, o melhor a fazer é tentar ir para a cama duas horas mais cedo do que o habitual, pode ser até que não consiga pegar no sono imediatamente, mas o clima calmo irá ajudar a preparar o corpo para o descanso. Desligue a tv e o telefone e deixe o quarto escuro e em uma temperatura agradável.

Mais: Sofre de insônia? Descubra alguns alimentos amigos do sono

4- Não perca tempo

Até que se acostume com o novo horário, procure deixar sempre todas as suas coisas arrumadas para o dia seguinte, evitando perder tempo ou ficar nervosa sempre que tiver que sair de casa.

Veja: Descubra como ser mais produtiva

Aproveite para descansar

Outra dica é, até sentir que seu organismo está totalmente adaptado ao novo horário, recuse convites para sair e voltar tarde demais para casa, pois, no dia seguinte, pode ficar bem complicado conseguir acordar.

Mais: Saiba como evitar a indisposição nos dias de calor

Organize seus horários

Na primeira semana do horário de verão, procure estabelecer horários para todas as suas tarefas e tente respeitá-los ao máximo, para evitar possíveis distúrbios de apetite, do tipo fome fora de hora, ou mesmo um cansaço excessivo.

Pronto, agora é só aproveitar essas dicas e tirar o maior proveito possível da estação mais alegre do ano!

Veja: Dicas para driblar o calor e o tempo seco

Add Comment