Como saber se estou ovulando

Saber quando se está ovulando pode ser útil não só para as mulheres que desejam ter filhos, como também para aquelas que não querem.

Veja: Será que estou grávida???

Mais: Método Contraceptivo Ideal para cada mulher

Identificar o período fértil e saber quais são os dias mais propícios para engravidar, de acordo com a ovulação, pode aumentar as chances de fecundação, assim como pode servir para aumentar os cuidados e diminuir os riscos de engravidar, para aquelas mulheres que não desejam um bebê a caminho. Assim, elas podem evitar as relações sexuais sem proteção.

Antes se saber se está ovulando, entenda a ovulação

entenda a ovulação

O ovário é um órgão feminino que armazena óvulos. A ovulação é a ação de liberação de um desses óvulos através de atividades hormonais.

Quando liberado, o óvulo passa pela tuba uterina e é nela que ele pode ser fecundado ou não por um espermatozoide.

Quando um óvulo é fecundado, a junção das duas células vai para o útero e o processo de gravidez se inicia.

Quando o espermatozoide não fecunda a célula feminina, ela é liberada pela menstruação depois de alguns dias.

Veja: O que você precisa saber antes de suspender a menstruação

Como saber quando é o período fértil

Além de conhecer os sinais de quando se está ovulando, é possível saber o dia específico da ovulação. Para isso, é preciso contar quantos dias dura o seu ciclo menstrual.

Fazer isso é simples: conte os dias entre o primeiro dia da menstruação, até o último dia antes de começar a próxima. Essa será a duração do seu ciclo menstrual. Os ciclos mais comuns são os de 28 dias.

Considerando, então, um ciclo de 28 dias, você o divide ao meio (no 14º dia). Conta-se de 3 a 4 dias para mais, ou para menos do 14º dia (que é quando a ovulação propriamente dita costuma acontecer) e aí você terá o seu período fértil: localizado entre o 10º e o 18º dia depois do primeiro dia da menstruação anterior.

Vale lembrar que a ovulação pode acontecer em qualquer desses dias do período fértil, já que ele compreende todo o processo de liberação do óvulo explicado anteriormente.

Veja: Infográfico para entender as três fases do ciclo menstrual

Sinais de que se está ovulando

Além de saber quando é o período fértil e quanto tempo dura o ciclo menstrual, há outras formas de saber se está ovulando, isso porque o corpo pode mandar alguns sinais alertando a mulher de que o processo está acontecendo. Esses sinais são:

sintomas da ovulação

Sangramento leve

Apesar de ser raro, há mulheres que podem apresentar um leve sangramento durante a ovulação. Esse sangramento geralmente se apresenta como pequenos fios de sangue no meio de uma secreção transparente.

Veja: Endometriose: Saiba reconhecer e tratar

Secreção vaginal

As mulheres possuem uma secreção vaginal natural, no entanto, quando estão ovulando, essa secreção aumenta e fica mais espessa.

Durante a ovulação, a secreção adquire uma aparência de clara de ovo e costuma ser pegajosa. Ela não possui odor, nem cor. Essa secreção mais espessa costuma aparecer por quatro dias quando a mulher está ovulando.

Veja: Infecções vaginais – Infográfico

Temperatura corporal

Durante a ovulação também é possível observar variações de temperatura corporal, além de sinais físicos das temperaturas mais altas. Em média, a mulher que está ovulando fica 1ºC mais quente que o normal quando ela está em repouso.

Isso acontece porque, por dentro, a mulher não está em um estado “natural”, ou “comum”. Ela está em atividade hormonal elevada e o movimento do óvulo requer energia, o que pode fazer com que a temperatura aumente.

Esse sintoma da ovulação pode passar despercebido por mulheres que não conhecem a temperatura corporal usual, ou por aquelas que não sentem leves dores de febre. Para fazer o teste, basta aferir a temperatura no período fértil.

Veja: Saiba como prevenir e tratar a Infecção Urinária

Dores

Não é difícil encontrar mulheres que sintam dores abdominais durante a ovulação. Quando se está ovulando, é comum sentir dor em um dos lados da barriga. Esse lado representa o lado do órgão que está trabalhando na eliminação do óvulo.

A intensidade da dor varia de mulher para mulher, mas ela costuma ser leve, às vezes é apenas um desconforto, e parecida com pontadas intestinais.

Adicionar comentário