Como planejar o casamento dos sonhos sem sofrer com a crise financeira

Sabemos que promover uma festa de casamento dos sonhos custa caro, ainda mais em tempos de crise econômica, como a que o Brasil vem enfrentando atualmente.

Igreja, buffet, decoração, vestido. São tantos os detalhes que fica até difícil imaginar por onde começar.

Aproveitar esse grande momento, sem a grande preocupação de adquirir uma dívida maior do que você pode pagar, é o grande desafio que os futuros recém-casados têm que enfrentar para que o início da vida a dois não comece cheia de obstáculos.

Apesar de ser necessário muito jogo de cintura para lidar com essa situação, não é preciso deixar de lado o desejo de ter um casamento de princesa.

Como planejar o casamento dos sonhos sem sofrer com a crise financeira

Saiba como é possível fazer o casamento que você sempre sonhou sem precisar de muito dinheiro para isso.

1 – Tenha um orçamento

Planejar o casamento dos sonhos não é fácil e, por isso, você precisa ter em mãos um orçamento rigoroso de tudo o que precisa ser comprado e o quanto pode ser gasto.

Mesmo sonhando com um casamento perfeito, é importante manter os pés no chão para não acumular dívidas que vão se estender por muito tempo após a cerimônia.

É importante saber que, mesmo que consigam economizar, este é um passo muito grande que vai, de uma forma ou outra, exigir um compromisso financeiro por um determinado período, tanto no que tange à cerimônia, quanto à recepção e lua de mel.

Por isso, planejar cada etapa, sem extrapolar o orçamento é vital para o sucesso do evento.

Veja Também: Vou casar, e agora? Por onde começar?

E mais: 9 dicas financeiras para recém casados

2 – Defina o tamanho da festa

Conversar com o seu noivo e manter um diálogo aberto é essencial na hora de economizar. Definir o tamanho da festa é determinante para saber quanto você vai precisar desembolsar.

Quanto mais convidados, mais cara será a festa, portanto, pensar em algo mais intimista, somente para as pessoas mais próximas pode ser a solução para você poder fazer ter uma recepção dos sonhos, gastando menos.

Limitar a quantidade de convidados por parte de cada um é fundamental para evitar desentendimentos e seguir o planejamento.

Veja Também: 10 dicas para você economizar no seu casamento

E mais: 7 coisas que convidados odeiam em casamentos

3 – Faça listas

No mercado do matrimônio existe uma infinidade de opções e novidades, que pode levar você a gastar mais do que deveria.

Para evitar imprevistos, portanto, é importante que você liste tudo o que é necessário para a sua festa ser um sucesso, destacando o que é realmente importante (vestido, fotógrafo, Buffet) e o que é considerado um desejo, mas não essencial (lembrancinhas, presentes para os padrinhos, banda, chofer, etc).

Veja Também: 13 itens que você precisa ter no seu casamento

E mais: Trocar a festa de casamento por uma viagem: Prós e Contras

4 – Pechinche

O casamento dos sonhos requer um orçamento detalhado do quanto será possível gastar e qual valor destinado a cada segmento da cerimônia e da festa.

Por isso, é essencial que os noivos pesquisem diversos fornecedores e empresas e realizem comparativos para decidir quais são as opções mais viáveis e que cabem melhor no bolso.

Mostrar orçamentos mais baixos a outros fornecedores e pedir descontos pode fazer a diferença na hora de fechar a conta.

Veja Também: Como planejar o casamento

E mais: Decoração de Casamento Simples: 12 Ideias Maravilhosas

5 – Use a criatividade

Nem tudo precisa de investimentos absurdos para ficar incrível, quando se trata do seu casamento.

Usar a criatividade e contar com a ajuda do noivo e dos padrinhos, pode fazer você economizar muito.

Seja na produção das lembrancinhas dos convidados, na decoração ou nos convites, vale a pena soltar a imaginação para poupar um pouco mais.

Veja Também: 10 Tendências para Casamento em 2017

E mais: Tendências em Vestidos de Noiva para 2017

6 – Conte com a ajuda dos amigos

Todo mundo tem aquele amigo fotógrafo, uma tia costureira ou aquela vizinha que faz doces maravilhosos.

Contar com a ajuda de conhecidos, pedindo que eles colaborem com a cerimônia por um preço bem mais em conta ou até mesmo de graça, pode fazer você economizar uma boa quantia, além de ter a segurança de que tudo vai ser feito com muito carinho.

Veja Também: Chá de Lingerie: Dicas para preparar um

E mais: 112 itens para sua lista de chá de panela

7 – Troque presentes por uma lua de mel

Se o casal já gastou todo o dinheiro que podia na cerimônia e na festa de casamento e não sobrou para a lua de mel, uma ótima opção é oferecer aos convidados e padrinhos uma alternativa aos tradicionais presentes de casamentos.

Agências de viagens já comercializam cotas de viagens, que são fechadas coletivamente e podem garantir que você aproveite, ainda mais, esse momento único na vida de qualquer casal.

Sem dúvida, os convidados vão adorar proporcionar este presente inesquecível a vocês.

Veja Também: 15 destinos subestimados de lua de mel que vão te conquistar

E mais: 7 Melhores Resorts para Lua de Mel no Brasil

 

Deixe um comentário