Como fazer uma dieta equilibrada para emagrecer com saúde

Atualmente, o processo de emagrecimento vem ganhando mais popularidade do que a manutenção da saúde em si.

Isso acontece porque os padrões da sociedade em relação à beleza mudaram drasticamente ao longo do tempo.

Dietas rápidas que prometem emagrecimento a curto prazo e nada saudáveis começaram a aparecer e, frente ao mal-estar resultante delas, foi criada uma preocupação em seguir uma dieta equilibrada.

Infelizmente foi necessário “ver para crer”, mas, se você está aqui buscando perder peso com saúde, veio ao lugar certo.

Vamos te ajudar a montar uma dieta equilibrada eficiente e seguir com seu objetivo.

Veja Também: O pão integral é mais saudável que o branco? Mito ou verdade?

O que é fundamental numa dieta equilibrada?

Como fazer uma dieta equilibrada para emagrecer com saúde

Foto: Pixabay

Dificilmente te direi que existem regras para seguir, mas, existem recomendações.

Dentre elas, estão:

Diminuição do consumo do açúcar

Você não precisa negar totalmente a existência do que você mais come de um dia para o outro.

Aos poucos, reduza as quantidades.

Se você tem o hábito de comer algo doce todos os dias, que tal de semana em semana ir reduzindo a quantidade e depois eliminar um ou dois dias de consumo até não comer mais?

Veja Também: 11 dicas para driblar a vontade de comer doces

Consumo inteligente de alimentos

Se você tem problemas com diabetes ou pressão alta, pesquise os alimentos que você mais consome e verifique se eles são bons para você.

A chave para uma dieta equilibrada é pensar, inicialmente, em saúde.

Veja Também: 3 trocas inteligentes para emagrecer sem abrir mão do sabor

Faça exercícios físicos

Se você não gosta de se movimentar ou não tem o hábito, aliado a uma dieta equilibrada, faça exercícios.

Você pode fazer uma caminhada de manhã cedo, no fim da tarde ou no final da noite.

Pode se inscrever em algum esporte – natação e fitdance, por exemplo – ou andar um pouco mais nas suas tarefas diárias.

Comece descendo um ponto de ônibus antes do habitual, que tal?

Veja Também: Conheça o poder de transformação de uma simples caminhada de 1 minuto

Coma proteínas

Nada de só arroz com feijão ou comida congelada.

Dê preferência a ovos, aves e carnes vermelhas com cortes magros.

Que ao menos um filé médio ou dois ovos cozidos estejam no seu prato.

Veja Também: 10 coisas surpreendentes que podem acontecer se você comer um ovo todos os dias

Coma sementes e cereais

Para te ajudar a se adaptar e esquecer os doces, aveia, linhaça, chia e sementes de abóbora ou girassol podem ser um ótimo começo.

Em geral, esses alimentos dão sensação de saciedade e possuem um baixo valor calórico, auxiliando também no emagrecimento.

Veja Também: 10 alimentos que saciam e ajudam a emagrecer

Beba água

Se você busca uma dieta equilibrada e percebe que, em sua maioria, seus componentes são fibras e cereais, aposte na água para evitar problemas intestinais ou até mais graves como pedras nos rins.

Se você não tem o hábito, existem aplicativos que avisam o momento ideal de beber água com um despertador.

Para saber a quantidade ideal, multiplique seu peso por 40ml e saiba quantos mls você precisa consumir diariamente.

Mas, cuidado.

Em alguns casos, o excesso de água pode fazer mal.

Veja Também: 5 maneiras geniais para você beber mais água

Como fazer uma dieta equilibrada

Como fazer uma dieta equilibrada

Foto: Pixabay

Se seu foco é saúde, preferencialmente busque um nutricionista.

Se você não tem condições de arcar com o valor da sessão com o profissional, que tal buscar melhores opções

Muito se fala em buscar um profissional, mas, pouco se fala onde.

Informe-se. Algumas faculdades oferecem o serviço gratuito para criar experiência em seus alunos, com supervisão.

Feito isso, ou não, vamos ao próximo passo: mude seus hábitos e cronometre suas ações.

No início vai parecer um pouco robótico, mas, depois que vira rotina, é visto até mesmo como sinal de organização.

Veja Também: Como fazer uma dieta saudável

Faça marmitas

Sim, ponha comida em um recipiente e leve para todos os lugares.

Além de te ajudar a resistir à tentação do dia a dia, vai te manter firme no seu objetivo.

Veja Também: Emagreça e economize levando marmita para o trabalho

Tenha qualidade na sua marmita

Ponha tudo aquilo que te faz bem em poucas quantidades.

Se é um almoço, ponha duas a três colheres de sopa de arroz integral, verduras cozidas no vapor à vontade, meia concha de feijão cozido e um filé médio de peixe, frango ou carne magra.

Veja como é simples.

Siga sempre o raciocínio de que você precisa de proteínas e carboidratos (que, nesse caso, vieram do arroz e das verduras que saciam bastante), porque gordura é opcional numa dieta equilibrada.

Se você precisa dela, regue tudo com um fio de azeite ou refogue seu arroz com azeite e alho.

Veja Também: Dieta: Como montar a marmita ideal

Agende seu tempo

Muitas vezes, a desculpa de “não tenho tempo” é a que mais aparece como obstáculo na criação de uma dieta equilibrada.

Organize seus horários e tenha tempo suficiente para você.

Veja Também: Como planejar seu almoço para perder peso

Seja chato, até com os amigos

Em alguns casos, somos muito sociais e temos amigos com hábitos contrários aos nossos objetivos.

Você pode comer aquela pizza e beber contanto que não seja sempre, mas, se ao menos uma ou três vezes na semana vocês se reúnem por qualquer que seja o motivo para isso, considere levar para o evento sua própria alimentação.

Veja Também: Cerveja engorda? As melhores opções para não prejudicar a dieta

Sucos e suchás

Substitua refrigerantes, bebidas alcóolicas e até mesmo o café – se puder – por sucos ou chás.

Mas, lembre-se que seu objetivo é uma dieta equilibrada: sucos de laranja podem ser nutritivos, mas, restritos à algumas situações.

Já os de limão, acerola ou maracujá, quando da fruta, são muito bem-vindos.

Busque sempre o natural e até misture seu suco com um chá (suchá).

Veja Também: Descubra o que acontece se você trocar todas as bebidas por água

Add Comment