Como caminhar para emagrecer? Qual a intensidade? Quanto tempo?

Você, que deseja emagrecer e melhorar a sua saúde, saiba que caminhar para emagrecer é uma ótima forma de fazer isso.

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Quais outros benefícios ganho em caminhar para emagrecer?

Além de emagrecer, a caminhada traz diversos outros benefícios ao corpo e até mesmo auxilia na cura de algumas doenças.

Confira alguns dos benefícios abaixo:

Saiba como caminhar para emagrecer

Foto: Pixabay

– Combate a depressão; (12 sinais de que você está com depressão e não sabia)

– Combate a diabetes; (Esses Alimentos São Proibidos Para Quem Tem Diabetes tipo 2)

– Melhora a saúde mental; (5 maneiras de aumentar a serotonina no cérebro para combater a depressão e melhorar a sensação de bem-estar)

– Evita a osteoporose;  (Sem saber, você está destruindo seus ossos todas as vezes que toma esta bebida)

– Diminui o estresse; (15 maneiras inusitadas de aliviar rapidamente o estresse)

– Melhora a atividade sexual.

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Sou iniciante: como devo começar a caminhar para emagrecer?

Como caminhar para emagrecer? Qual a intensidade? Quanto tempo?

Se você deseja começar a caminhar para emagrecer, parabéns, pois isso só trará benefícios para a sua vida.

Mas antes de começar o seu exercício de caminhada, você primeiro deve procurar um médico e ver se você está apto a praticar exercícios. (5 exames que você precisa fazer antes de começar a malhar)

Após ser liberado pelo médico, comece com uma caminhada leve e de pouco tempo de duração.

Recomendamos iniciar com 10 minutos.

Vá aumentando aos poucos o tempo de caminhada, porém, sem aumentar em sua intensidade até que suas caminhadas cheguem a 1 hora de duração.

Somente após isso, comece a aumentar a intensidade da caminhada.

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Qual a intensidade que devo caminhar para emagrecer?

Após chegar a 1 hora de caminhada, o ideal é que você atinja uma intensidade de 10 mil passos por hora.

Isso dá aproximadamente 4,8km/h.

É recomendável que você ande com um equipamento que marque:

– O tempo de caminhada;

– A distância percorrida;

– A sua velocidade;

– A quantidade de passos dados;

– Os batimentos cardíacos.

Um equipamento chamado pedômetro faz isso.

Ele pode ser encontrado facilmente em lojas de artigos esportivos e pela internet.

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Dicas para ter melhor êxito na hora de caminhar para emagrecer

Para que as suas caminhadas sejam um exercício prazeroso, é recomendado seguir algumas dicas que vão proteger também a sua saúde.

Elencamos algumas a seguir:

– Calçado para caminhadas;

– Roupa confortável;

– Caminhar sobre um chão regular (caso a caminha for feita na rua);

– Cuidar do seu coração.

Para não correr riscos de ter algum problema cardíaco, o ideal é você fazer um cálculo fácil para saber o quanto o seu coração aguenta de esforço sem lhe causar problemas.

Para isso, você pega a frequência máxima de batimentos por minuto que é 220.

Esse número é o teto limite para um coração humano, mesmo os mais treinados.

Desse número, você subtrai a sua idade.

Por exemplo, se você tem 50 anos, o seu teto máximo de batimentos cardíacos é 170 (220 – 50).

O seu coração pode chegar ao máximo de 80% desse resultado obtido.

No exemplo acima, seria 136.

Esse 80% é o máximo que o seu coração pode trabalhar por minuto para que não haja riscos para a sua saúde.

Se ultrapassar esse valor, diminua a intensidade da caminhada até os seus batimentos cardíacos voltarem para dentro do limite aceitável.

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Considerações finais

– Não esqueça de procurar um médico antes de iniciar as atividades físicas;

– Comece com caminhas de curta duração e de intensidade leve;

– Aumente o tempo das caminhadas até atingir 1 hora de duração;

– Aumente a intensidade das caminhadas até atingir 10 mil passos em uma hora;

– Use um pedômetro para registrar todas essas informações;

– Não ultrapasse 80% da sua capacidade máxima cardíaca.

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