Como aumentar as chances de engravidar

O sonho da maternidade está presente em muitas mulheres, porém, algumas não conseguem realizar esse desejo e precisam de ajuda para aumentar as chances de engravidar.

Muitas vezes, essa dificuldade existe apenas por hábitos presentes na rotina delas, e sabendo quais são eles, podem começar a mudá-los para assim conquistar o sonho de ser mamãe.

Veja Também: Checklist pré-gravidez: 8 coisas que você precisa fazer antes de engravidar

Mais: 11 coisas que você precisa fazer antes de engravidar

Então, se você está passando por isso ou conhece alguém que esteja, fique de olho nas dicas a seguir para aumentar as chances de engravidar:

Como aumentar as chances de engravidar

Tempo

Não basta só parar o uso de contraceptivos, é necessário perceber que cada um deles tem as suas particularidades.

No caso da pílula anticoncepcional, por exemplo, muita gente só para de tomar no momento em que quer ter o bebê. Porém, alguns deles fazem com que, mesmo depois de você interromper o uso, você ainda demore alguns meses para engravidar.

Então, se informe sobre o que você tem usado para conseguir se programar direitinho sobre o que fazer.

Veja: Como engravidar depois dos 35 anos com saúde

Saúde

Já que saúde é tudo na vida, é muito importante que antes de você engravidar, você cheque se está tudo bem com você e se o seu corpo realmente tem condições de receber um filho agora.

Muitas vezes, há algo de errado com o seu organismo que faz com que você demore para engravidar, então é melhor checar antes. Não é mesmo?

Porém, não é só o seu papel fazer isso, o mesmo vale para o seu companheiro. O que adianta você estar bem e ele não? Dependendo de como ele estiver, vocês podem não conseguir ter filhos.

Veja: 6 Exames médicos que toda mulher deve fazer

Período fértil

Algo muito importante é ficar de olho no período fértil, que costuma ser de três dias antes da ovulação (liberação do óvulo) a três dias depois (Como saber se estou ovulando).

Para saber quando ele ocorre você pode usar, por exemplo, vários aplicativos de celular que fazem uma estimativa ao você inserir alguns dados, e kits de farmácia que informam se você acabou de ter a sua ovulação.

Além do mais, você pode observar o próprio corpo. Um ciclo menstrual comum dura 28 dias, começando a partir do primeiro dia da menstruação até o começo da próxima. Se você for assim, você pode contar 14 dias antes do próximo ciclo, porque isso será a data da sua ovulação, e assim ver quando você estará fértil e tentar engravidar.

Algo que pode ajudar bastante também, é você começar a dar uma olhada em seu muco cervical. Quando ele fica mais fino, claro e até mesmo escorregadio, é porque o seu período fértil já chegou.

Veja: 10 mitos e verdades sobre Reprodução Humana

Relações sexuais

Não pense que fazendo sexo muitas vezes diariamente você terá um filho mais rápido. Muito pelo contrário. Isso porque, o organismo dos homens precisa de uma pausa de dois dias, mais ou menos, para que o líquido seminal fique ideal para poder engravidar.

Além disso, a partir de cinco dias sem ejaculação, o sêmen também deixa de ficar da melhor forma.

Deste modo, no período fértil principalmente, mantenha pelo menos um dia sem ter relações com o seu parceiro para aumentar as chances de engravidar.

Veja Também: Descobertas surpreendentes sobre a infertilidade

Atividades físicas

Além de cuidar da saúde por meio de médicos, é muito importante você manter o seu físico em dia. Isso porque, mais do que deixar o corpo mais em forma, fazer exercícios corretamente e sem exageros, causa equilíbrio hormonal, tanto nos homens quanto nas mulheres. Com o hormônio equilibrado, pode ser mais fácil de engravidar.

Veja: 10 fatores que comprometem a fertilidade feminina

Álcool e cigarro

Algo muito importante a ser feito é que você deixe de lado o vício em álcool e em cigarros para aumentar as chances de engravidar. Isso porque, eles podem te deixar com a fertilidade reduzida se forem usados em excesso.

Veja: Largar o cigarro é possível: Confira 5 dicas para você parar de fumar de vez

Adicionar comentário