Como acelerar a cicatrização das espinhas

Quem já não se viu desesperada ao perceber que justo no dia daquela esperada festa, ou daquele encontro especial, apareceu uma nada agradável espinha?

Veja: 4 Receitas caseiras para acabar com cravos e espinhas

Mais: 6 dicas para se livrar das espinhas

Infelizmente, mesmo quando muitíssimo bem cuidada, a pele do rosto pode nos reservar grandes surpresas, e o pior, é que nos momentos mais inoportunos. Mas calma…nada de se desesperar, a gente ajuda a mandar essa maldita para o espaço!

Como acelerar a cicatrização das espinhas

Pois é, existem algumas técnicas que são ótimas para eliminar espinhas, nada muito complicado, na verdade, são dicas que costumam dar certo, apesar de super simples.

Papel e caneta nas mãos, anote as dicas:

Conheça: 8 dicas para disfarçar espinhas

Mais: Espinhas: Mitos e Verdades

Capriche na limpeza

Na hora de limpar, a dica é, uma semana antes da menstruação, apelar para sabonete ou loção de limpeza com 2% de ácido salicílico, para ajudar a diminuir a incidência de espinhas relacionadas à questão hormonal, pois esse sabonete vai controlar a oleosidade da pele, além disso, possui ação secativa e anti inflamatória na acne.

Veja: Limpeza de pele profunda caseira

Invista em argila

Mulher com argila no rosto
Outra dica é apelar para uma máscara de argila, pontualmente na espinha, para acelerar a cicatrização, e de preferência, a verde ou branca, que é um ótimo secativo.

Veja: Receita caseira de máscara facial de Ivo Pitanguy

Apele para os colírios

Muita gente nem imagina, mas os colírios, que geralmente usamos para tirar a vermelhidão dos olhos e deixá-los branquinhos, pois é, eles contém ativos que causam vasoconstricção e, portanto, também ajudam a deixar as espinhas menos vermelhas…fica a dica!

Conheça: 4 truques para acabar com a acne

Aposte em ácido retinoico

Apareceu a maldita? Então, outra dica é apostar no ácido retinoico (e derivados) como o glicólico e o salicílico, pois têm ação secativa e anti-inflamatória, ou seja, ajudam a secar as espinhas mais rápido, em uma única noite.

E se nada funcionar, nada de entrar em desespero, pois o problema ainda pode ser resolvido com:

Veja: Como acabar com a acne na idade adulta

Peeling

Hoje já podemos contar com vários peeling incríveis para secar a acne, desde salicílico, retinoico, glicólico, resorcina e Jessner, e eles possuem uma concentração desses ácidos muito maior do que a que encontramos nos produtos de casa, ou seja, claro que o resultado é bem mais rápido.

Mas atenção, esses procedimentos só devem ser feitos pelo dermatologista em consultório.

Conheça: Peeling para manchas de acne

Laser

Mulher fazendo laser
Outra opção é apelar para tratamentos à laser, pois é, uma luz intensa pulsada e o laser de Nd YAG têm uma ação anti-inflamatória incrível e ajudam bastante na acne ativa e também naquelas marquinhas escuras deixadas pelas espinhas.

Veja: Dermaroller para combater estrias, rugas e cicatrizes de acne

E se nada disso também funcionar…

Então, ainda dá para manter a calma, pois seu dermatologista poderá lançar mão de um outro recurso, usado em último caso, o de infiltrar corticoide na acne, funciona muito bem, a espinha irá regredir em poucas horas, porém, vale frisar que esse recurso, apesar de funcionar, só deve ser usado com absoluta parcimônia, só em casos extremos como uma noiva no dia de seu casamento ou para quem vai receber um Oscar!

Add Comment