6 alimentos que ajudam a combater os sintomas da TPM

Muito se ouve falar da TPM ou Síndrome pré-menstrual, o período cíclico que precede a menstruação que, infelizmente, é um verdadeiro pavor na vida de muitas mulheres.

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Embora isso não seja uma regra, mas a verdade é que ela é problemática para muitas mulheres, interferindo em seu convívio em sociedade, podendo até causar problemas de relacionamento no trabalho e até com seu parceiro. Nesse intervalo de tempo, é comum aparecer sintomas psíquicos e físicos, que, felizmente, acabam indo embora no primeiro dia do fluxo menstrual mas, o fato é que em algumas mulheres, a TPM só é interrompida somente com o fim do fluxo.

Mas, o que muita mulher ainda não sabe é que dá, SIM, para aliviar os sintomas da TPM, e sem precisar apelar para medicamentos, apenas colocando no cardápio diário alguns alimentos, quer saber quais são? Papel e caneta nas mãos!

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6 alimentos que ajudam a combater os sintomas da TPM

Vale saber que a principal causa da TPM é a alteração hormonal que acontece durante o período menstrual, interferindo no sistema nervoso central.

E tudo indica que existe uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas  e os neurotransmissores, tais como a serotonina.

De acordo com profissionais da área, alguns alimentos ajudam a combater dores, mudanças hormonais e variações de humor, por isso, devem ser incluídos no cardápio diário, diminuindo, portanto, esses sintomas, saiba quais são:

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1. AVEIA

Que tal começar o dia com uma tigela de aveia? Pois é, acredite, isso irá ajudar a melhorar o humor, pois ela estimula o corpo a produzir dopamina e serotonina. Assim, aqueles sintomas como depressão, ansiedade, dores musculares e retenção de líquido podem ser reduzidos com a simples ingestão do alimento.

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2. IOGURTE E LATICÍNIOS COM POUCA GORDURA

Mulher segurando um copo de Iogurte
Segundo estudos recentes sobre a tensão pré-menstrual, laticínios ricos em cálcio e vitamina D ajudam a prevenir os sintomas da TPM, sendo assim, mulheres que ingerem tais alimentos com baixo teor de gordura possuem 40% a menos de chances de sofrerem com o problema.

E o mesmo em relação ao iogurte, pois outros estudos descobriram que as bactérias benéficas presentes no produto, também conhecidas como probióticos, podem alterar a função cerebral, de maneira positiva, devido aos efeitos que provoca na flora intestinal.

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3. CHÁ DE CAMOMILA

TPM
O chá de camomila, segundo estudos, além de calmante, também pode ajudar a aliviar cólicas menstruais, pois aumenta os níveis de glicina, um aminoácido que fornece alívio para espasmo muscular. O indicado é ingerir entre 1 a 2 xícaras nos dias em dias de mais dor.

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4. ABACAXI

Para quem não sabe, o abacaxi é uma fonte fabulosa de manganês, um nutriente que combate a irritabilidade, além disso, ele também evita o inchaço por ser rico em potássio, isso sem falar que o abacaxi fresco pode reduzir o desejo por açúcar, tão comum nesse período.

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5. COUVE DE FOLHAS

A couve de folhas verdes é uma excelente fonte de vitamina A, ajudando a regular as variações hormonais comuns durante a TPM, e por ser rica em fibras, previne sintomas gastrointestinais, como prisão de ventre e inchaço.

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6. SALMÃO

Salmão
O salmão também deve ser incluído no cardápio, principalmente, por ajudar a regular o humor, já que é rico em vitamina B6 e ômega-3, eficaz no tratamento de pacientes com depressão.

E é isso, coloque esses alimentos na próxima listinha do mercado. Nada de permitir que esses sintomas, típicos de quem sofre de TPM, interfiram e prejudiquem seus relacionamentos e sua vida social.

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