Axilas escuras, conheça suas causas e como tratar

Pois é, para desespero de milhares de mulheres, os fatores que podem deixar as axilas escuras são muitos, desde genéticos até por excesso de suor, causando a hipercromia ou hiperpigmentação, problema que deixa tantas mulheres envergonhadas na hora de levantar o braço ou usar uma blusa mais cavada. Se por um lado é um problema muito desagradável, por outro é fácil de tratar, já existindo tratamentos estéticos bem eficientes ou adotando algumas medidas, como evitar usar desodorantes à base álcool, escolher um método de depilação mais adequado e menos agressivo entre outras medidas. Veja abaixo o que pode causar o escurecimento das axilas e os tratamentos existentes:

Veja Também: Saiba como evitar o suor excessivo nas axilas

Axilas escuras

Causas das Axilas Escuras


1. Fator genético: embora as pessoas que tenham pele mais morena não tenham mais chances de ter manchas, caso as tenham, elas ficarão mais escuras do que em uma pessoa de pele mais clara;

2. Depilação: métodos como lâminas ou cera muito quente podem causar traumas na pele, que para se recuperar, o corpo acaba produzindo células inflamatórias que são de cor mais escura que as células originais;

3. Desodorantes à base de álcool: eles podem causar irritações e alergias, o que pode causar a hiperpigmentação;

4. Doenças: certas doenças podem deixar a pele das axilas escuras, tais como diabetes, obesidade, doenças endócrinas, desequilíbrio hormonal, acantose nigricans, entre outras;

5. Sudorese Excessiva (Hiperidrose): o excesso de suor também pode ser uma causa para deixar as axilas escuras, pois as bactérias que ficam no local desequilibram a flora natural;

6. Atrito de roupas: pois é, acredite, até mesmo um simples atrito, se ele for constante, e se for de uma roupa de tinta mais forte ou jeans, também contribui para o surgimento das manchas.

Veja Também: Saiba como evitar o suor excessivo nas axilas

Causas e tratamentos das Axilas Escuras

Enfim, são vários os fatores que podem causar o escurecimento das axilas, primeiramente, é preciso identificar a causa, já levando em conta que a pele, infelizmente, demora um pouco para se renovar e retomar sua cor natural, mas a boa notícia é que ela retoma, lentamente, mais retoma. Hoje já podemos contar com a ajuda de eficientes tratamentos estéticos, como os peelings e a depilação a laser, que aceleram e suavizam as manchas, porém, antes é fundamental consultar um dermatologista para identificar a causa das manchas e poder definir o tratamento correto. Conheça alguns tratamentos:

Tratamentos para Axilas Escuras

Depilação a laser
Uma ótima dica é investir na depilação á laser, que, além de clarear a pele, ajuda a evitar manchas decorrentes do atrito com a cera ou gilete. Ela é feita com luz pulsada, que destrói os pelos atacando a melanina, substância que dá cor à pele e aos pelos, ou seja, o laser também destrói as manchas, mas são necessárias, no mínimo, cinco sessões.

Veja Também: Depilação a Laser: Conheça as principais técnicas

Peeling físico
Essa técnica renova a pele por meio do atrito, quando as camadas com manchas são retiradas para que nasça uma pele nova no lugar, sendo, para isso, preciso se submeter, no mínimo, à cinco sessões, uma por semana.

Veja Também: Receita de peeling caseiro para clarear a pele

Peeling químico clareador
Esse tratamento, com ácido glicólico, provoca a descamação e a renovação da pele. Ao mesmo tempo, é aplicado o ácido para clareamento, o ácido kójico, sendo necessárias, no mínimo, quatro sessões, uma ou duas por semana. E é mais aconselhável realizar o procedimento no inverno, já que é preciso evitar a exposição ao sol durante o tratamento e após dez dias.

Veja Também: Peeling químico: saiba tudo sobre esse tratamento

Adicionar comentário