Checklist pré-gravidez: 8 coisas que você precisa fazer antes de engravidar

Alguns hábitos devem ser evitados no período pré-gravidez se você quiser uma gestação saudável.

Fizemos um checklist pré-gravidez que é ideal para você que quer se cuidar. Confira!

1. Movimente-se

É importante escolher o nome do seu bebê e pintar o quarto, mas sua pré-gravidez deve vir acompanhada de uma preparação de seu corpo para receber seu pacote pequeno de alegria em breve.

 

Checklist pré-gravidez

Entrar em forma antes do tempo pode tornar a gravidez e o parto mais fáceis. Faça exercícios todos os dias que durem aproximadamente uns 30 minutos. Caminhar, andar de bicicleta e nadar são ótimas opções.

Veja: 11 coisas que você precisa fazer antes de engravidar

2. Alimente-se corretamente

Seu checklist pré-gravidez também envolve uma alimentação balanceada. Logo, você sentirá desejos estranhos no meio da madrugada, então, por enquanto, concentre-se em uma boa alimentação.

mulher com um copo de leite e uma maçã

Você precisará de bastante proteína, cálcio, ácido fólico e ferro. Coma muitas frutas, legumes, nozes, verduras, laticínios com baixo teor de gordura e grãos integrais. Corte as batatas fritas, os refrigerantes e outros alimentos de baixo valor nutricional.

Peça ao seu parceiro para acompanhá-la para tornar tudo mais fácil.

Veja: Será que estou grávida???

3. Saiba que o ácido fólico é seu grande amigo

alimentação com ácido fólico

Na pré-gravidez, o ácido fólico ajuda na prevenção de defeitos congênitos graves.

Você encontra esta vitamina B em diversos alimentos como folhas verdes, feijão e frutas cítricas, mas é provável que seu médico também receite algum medicamento para que você obtenha a quantidade suficiente de ácido fólico no período pré-gravidez.

Mais: Descobertas surpreendentes sobre a infertilidade

4. Faça um checkup

checkup

Um checkup pré-gravidez é muito importante para garantir a sua saúde a do bebê também. Você pode perguntar ao seu médico, por exemplo:

  • Quais vacinas você precisa
  • Quais vitaminas pré-natais serão necessárias
  • Como controlar ou eliminar quaisquer problemas de saúde que você tem
  • Quais medicamentos você poderá ou não poderá tomar durante a gravidez

Veja: Planos de saúde: vantagens e desvantagens

5. Consulte seu dentista

consulta com dentista

Se você é o tipo de pessoa que não vai ao dentista regularmente, um bom período para fazer isso é na pré-gravidez. É bom não somente para seu sorriso, mas para seu bebê também.

A gravidez aumenta significativamente as chances de doença de goma, um problema de saúde que pode também provocar trabalho de parto prematuro.

Conheça: 6 Exames médicos que toda mulher deve fazer

6. Reduza o consumo de cafeína

Xícara de Chá

Alguns especialistas sugerem que você não consuma mais de 200 mg de cafeína por dia no período pré-gravidez e até mesmo durante a gestação.

Conheça: 10 sinais de que você precisa ir ao ginecologista

7. Pare de fumar

pare de fumar

Entre seus outros inconvenientes, o tabagismo pode fazer com que seja mais difícil você engravidar.

Além disso, fumar durante a gravidez pode aumentar os riscos de problemas tais como baixo peso do bebê, nascimento prematuro e até aborto espontâneo. Fumar também coloca seu bebê em risco de síndrome de morte súbita infantil.

Conheça: 5 terapias para você parar de fumar

8. Pare de beber

mulhe bebendo

Beber durante a gestação (e pouco antes dela também, no período pré-gravidez) aumenta as chances de problemas congênitos e problemas de aprendizagem. O álcool pode, às vezes, tornar mais difícil o parto também.

Não entre em pânico se você notar que tomou uma coisa ou outra antes de ficar grávida. No entanto, como os médicos não sabem ainda qual é a quantidade de álcool que pode causar problemas, fique do lado seguro e evite o consumo de bebidas alcoólicas.

Adicionar comentário