Cansaço excessivo pode ser um sinal de doenças

Você vem sentindo uma sensação de cansaço muito forte ultimamente?

Falta energia para malhar, estudar, trabalhar e até passear?

Já acorda com aquela terrível sensação de cansaço?

Pois é, saiba que se sentir cansada de vez em quando é até normal, muitas vezes as altas temperaturas mesmo acabam dando uma moleza no corpo, uma falta de ânimo que é logo confundida com cansaço, ou mesmo após um almoço mais pesado, o corpo logo acaba sentindo e vem aquela vontade de se tirar uma soneca…mas, por outro lado, se todos os dias você se sente assim, sem força para subir uma escada ou até levantar da cama…hum, nesse caso, é hora de ligar o sinal de alerta!

Veja: Sede em excesso pode ser um mal sinal

5 principais causas de cansaço

Ok, mas nada de desespero, embora, as vezes possa, realmente, ser um motivo mais sério, na maioria as causas são hábitos errados, mas super simples de serem resolvidos, veja abaixo as 5 principais causas:

1. Não dormir o suficiente

Mulher com sono
Segundo uma pesquisa realizada pelo Brigham and Womens Hospital, nos Estados Unidos, a falta de sono pode alterar o desempenho em algumas tarefas. Foram analisados, durante um mês, voluntários em exercícios cognitivos, isso após dormir por diferentes períodos de tempo. O estudo concluiu que quanto menos horas de sono, mais cansados e lentos os voluntários ficavam. E caso a rotina de poucas horas de sono se repetisse por várias semanas, o desempenho piorava.

Por isso, é fundamental obedecer a regrinha que recomenda que se durma oito horas por noite. Portanto, quem sente dificuldade de pegar no sono, deve apelar para um bom banho antes de deitar, ou ainda, procurar ficar um bom tempo debaixo dos lençóis, evitando usar computador, smartphone ou ver televisão neste momento.

Mas um outro motivo pode estar comprometendo o descanso, é a apneia do sono, que ocasiona pequenas pausas da respiração e microdespertares noturnos. Esse problema, muito comum em quem ronca e está acima do peso, pode ser notado no exame do sono (polissonografia), mas, nesses casos, o melhor é procurar a orientação de um bom profissional.

Mais: Sofre de insônia? Descubra alguns alimentos amigos do sono

2. Excesso de peso

Acredite, não só pela boa forma, mas procurar ficar no peso ideal, evita muitos problemas, pois o excesso de peso exige maior esforço do coração, dos músculos e dos vasos sanguíneos, resultando também em cansaço.

Emagreça em 8 semanas com o Sistema Queima de 48 horas

3. Alimentação desequilibrada

sanduíche com batata
E não é só o sono um dos possíveis causadores do cansaço, na verdade, ele pode estar relacionado a uma alimentação totalmente errada. É preciso ter em mente que existem alguns nutrientes que demoram mais para serem digeridos, induzindo o corpo a um gasto calórico maior.

Por isso, a dica é investir em fontes de zinco no prato, como semente de girassol, abóbora e frutos do mar, pois esse mineral faz as células usarem a glicose como fonte de energia de uma forma bem mais eficaz.

Outra dica, é procurar se alimentar a cada três horas, para evitar a queda brusca das taxas de açúcar no sangue, já que isso também pode provocar a falta de ânimo.

Conheça: 6 piores alimentos para comer à noite

4. Estresse

E o que era só uma desconfiança ganhou comprovação científica, recentes pesquisas confirmaram que o cansaço persistente é um dos sintomas do estresse. Portanto…a dica é relaxar, procurar tirar umas férias.

O fato é que mesmo sabendo de toda a importância do lazer na vida da gente, acabamos o negligenciando, e o resultado é o stress cada vez mais presente. Portanto, se permita o descanso e desacelerar um pouco. Seu corpo, com certeza, irá agradecer!

Veja: 15 dicas para eliminar o estresse da sua vida

5. Sinal vermelho

Mulher desanimada com muita roupa para lavar
O cansaço após um longo dia de trabalho, até mesmo, após alguma festa ou saída, esse não merece muita atenção. Mas, o cansaço persistente, que apareça sem motivo nenhum, ou acompanhando outros sintomas, como sudorese noturna, falta de apetite, dores ou queda de cabelo, esse merece que ligue seu sinal de alerta vermelho.

Pois, nesse caso, o cansaço pode ser indício de algumas de doenças, desde uma deficiência de vitaminas até algo mais grave, como um enfisema pulmonar ou hipotireoidismo. Por isso, se o cansaço persistir por mais de uma semana, se acordar constantemente cansada, enfim, é preciso procurar ajuda médica.

Adicionar comentário