Calça Pantalona: Como incluir esse clássico da moda no seu estilo

Foi antes mesmo de a novela “Bogie Oogie” estreiar na Rede Globo que as calças pantalona voltaram à inspirar estilistas, lojas e mulheres de todo o país.

Veja Também: Tendências do Outono Inverno 2015

Na verdade, a volta desse clássico setentista se deu, primeiramente, com as atrizes e celebridades norte-americanas, que se entregaram às calças wide leg, como são conhecidas essas calças de corte reto e pernas amplas.

Veja Também: Como usar a sempre atual calça branca

Calça Pantalona

Descubra como usar a a calça pantalona com estilo e elegância

Se antes as pantalonas eram essencialmente fabricadas em linho e gabardine, hoje em dia é possível ter uma gama de tecidos, que variam dos mais fluidos aos mais estruturados, como o jeans. O resultado é uma flexibilidade nas combinações e nas variações dos estilos. Uma boa calça pantalona preta, por exemplo, pode compor looks do trabalho ao happy hour.

Veja Também: Como se Vestir para Trabalhar

mulheres usando calca pantalona

Simetria

Algumas observações são importantes, no entanto. A principal delas é o comprimento das pernas. Por se tratar de uma calça de corte reto e de pernas largas, o comprimento não pode cobrir os pés por completo, ou seja, observe se o modelo que você está pesquisando deixa pelo menos a ponta dos seus pés à mostra.

Veja Também: Looks para mulheres com coxas grossas

Isso tem a ver com simetria, uma vez que deixando os pés aparentes dá uma noção de proporção ao look. Na mesma linha de raciocínio, a barra da calça não deve arrastar no chão, o que além de deselegante, é também pouco higiênico.

Veja Também: Looks para mulheres com seios pequenos

Ainda sobre comprimentos, a largura das pernas das pantalonas varia de acordo com os modelos. Existem modelos altamente conceituais, com pernas muito largas, que podem ser escolhidas para eventos como festas e shows. No dia a dia, prefira as de largura menos ousada. Fica mais fácil para combinar com outras peças e também não atrapalha a sua correria diária.

Veja Também: Look com a Cor da Moda Pantone 2015

como usar calcar pantalona

Mulheres com quadris largos podem usar a calça pantalona?

Algumas de vocês devem estar perguntando “OK, entendi e acho lindo. Mas eu tenho o quadril largo e não sei se posso usar essa calça”. Mulheres, uni-vos! A calça pantalona é uma das mais versáteis e democráticas do guarda-roupas feminino, especialmente hoje em dia, com modelos e tecidos variados.

Veja Também: Quadris largos, saiba o que vestir para equilibrar a silhueta

Se a sua questão pessoal é quadril largo, observe então dois pontos: a altura da cintura da calça e a largura das pernas da calça. O corte reto, vindo da cintura, começa a abrir e ampliar para o desenho pantalona a partir do quadril e se estende até o tornozelo. Assim, ela ajuda a manter uma silhueta homogênea, independente do tamanho do corpo.

Veja Também: 9 Dicas de roupas para afinar silhueta

foto de mulher usando calca pantalona

Como combinar com outras peças?

Para as que não se sentem confortáveis com calça de cintura “alta” (na verdade a cintura está no lugar certo), as versões de cintura média, em tecidos maleáveis como a malha, podem ser a opção ideal. Não se esqueça da regra de ouro da calça pantalona: Não pode arrastar no chão!

Veja Também: Aprenda a combinar o esmalte com o vestido de festa

Combinar a calça pantalona com outras peças é um jogo delicioso pra quem gosta de moda e de vestir-se bem.

Camisas sociais, camisetas, regatas, cropped tops, bodies… É testar e aprovar! O único conselho que eu dou, para evitar uma combinação desastrosa, é evitar usar camisetões e blusas PARA FORA da calça.

A calça pantalona cria silhuetas elegantes e super modernas, desde que possam formar uma figura geométrica harmônica com o seu tipo de corpo. Blusa para fora da calça, nesse caso, deixar o corpo sem forma.

Veja Também: 5 peças de roupa para mulheres com costas gordinhas

modelo de calça pantalona

Look profissional

As combinações mais clássicas servem para o ambiente de trabalho e ocasiões mais formais. As pantalonas funcionam muito bem com camisas e blazers, completando com um cinto. Procure manter o blazer aberto, para manter sua figura alongada e atual.

Tops tipo frente-única, em tecidos mais nobres, também funcionam perfeitamente para o ambiente profissional, além de serem uma excelente opção para o happy hour.

Veja Também: Blazer feminino: Como usar

elegância com calça pantalona

Look casual

Já as combinações mais despojadas servem tanto ao trabalho quanto ao lazer, podendo combinar com casaquinhos de linha ou tricô, regatas, camisetas, jaquetas e bodies. As versões em alfaiataria servem aos dois propósitos – trabalho e lazer – permitindo combinações diferentes entre acessórios e tops.

Veja Também: Inspire-se nas joias e acessórios das famosas

dicas para usar a calça pantalona

Calçados para usar com a calça pantalona

Quanto aos sapatos, a calça pantalona funciona melhor, em função do comprimento das pernas da calça, com sapatos de saltoSapatos de salto Anabela e meia-pata (aquele semi plataforma, que é mais alto na frente também), além de confortáveis, combinam com perfeição porque ajudam a alongar as pernas e dar mais fluidez ao movimento do tecido.

Mas nada impede usar a pantalona com rasteiras, desde que se observe a bainha da calça, para não arrastar no chão, como já falamos.

Veja Também: 10 sapatos que toda mulher precisa ter

calçado certo para usar com a calça pantalona

Como eu gosto de dizer para as minhas clientes, moda é tentativa e acerto. Não tenha medo de experimentar e descubra quais os tecidos vestem melhor, quais te deixam mais confortável e siga as tendências com consciência. Assim não tem erro, podem ter certeza!

Adicionar comentário