Cabelos saudáveis após banho de mar ou piscina

Com a chegada das estações mais quentes do ano, nada mais prazeroso que um delicioso banho de mar ou piscina. O que muitas pessoas ignoram é que os cabelos precisam de tanto cuidado quanto a nossa pele.

Veja Também: 10 dicas para proteger os cabelos no verão

Estes cuidados são necessários, pois quando os cabelos ficam mais expostos ao sol e submetidos ao banho de mar ou piscina eles se tornam mais frágeis, podem ficar opacos, quebradiços, amarelados, desidratados e sem brilho.

Veja Também: Truques para ter um cabelo mais bonito

Cabelos saudáveis após um banho de mar ou piscina

Neste artigo você vai saber como manter seus cabelos saudáveis e aproveitar o verão sem danifica-los.

Primeiro entenda por que seus cabelos são diretamente afetados durante o verão:

  • Quando deixamos nossos cabelos expostos ao sol, os raios UVA e UVB danificam a queratina dos fios, estragam e oxidam os cabelos fazendo com que eles percam a cor e fiquem extremamente ressecados.
  • O vento é um agente que traz o sal e a areia até os fios, fazendo com que eles se embaracem e se tornem quebradiços.
  • Ao ter contato com o sal, o cabelo fica muito ressacado, pois o sal abre a cutícula dos fios que perdem água e ficam desidratados.
  • O cloro deixa os cabelos ressecados, gera pontas duplas e os fios loiros esverdeados.

Veja Também: 12 coisas que você não deve fazer com os cabelos

Como manter seus cabelos saudáveis e bonitos durante todo o verão

  • Se você pretende passar muitos dias na praia ou usufruindo de uma boa piscina, para manter seus cabelos saudáveis, aconselha-se o uso de um shampoo antirresíduos pelo menos uma vez por semana para fazer uma limpeza profunda retirando o sal e o cloro dos fios.
  • Um bom leave-in faz toda a diferença. Sua principal ação é criar uma camada protetora nas escamas que os fios possuem contribuindo para uma hidratação intensa dos cabelos. O leave-in também funciona como um excelente protetor contra os raios solares, do calor do secador e das pranchas, diminuindo o volume e o friz.
  • Sempre que houver possibilidade enxague o cabelo com água doce logo após sair do mar ou da piscina, se não houver ducha por perto, use a garrafinha com água mineral.
  • Use chapéu ou boné para proteger os cabelos da incidência direta do sol.
  • Para fazer uma hidratação reparadora e rápida opte pelas ampolas.
  • Aproveite as altas temperaturas do verão para lavar os cabelos em água fria, além de não agredi-los preservam a saúde do couro cabeludo mantendo os cabelos saudáveis.
  • É comum ver as pessoas usando cremes hidratantes nos cabelos quando estão no sol para potencializar o produto com o calor, entretanto verifique o tempo máximo recomendado por cada fabricante. Respeitar o limite de tempo é ideal para que você não tenha um efeito reverso.

Veja Também: Cabelos perfeitos: 26 Dicas para consegui-los

Com estas dicas certamente você vai curtir o verão e seus cabelos vão permanecer saudáveis e bonitos.

Lembre-se sempre que o uso do protetor solar é essencial para sua saúde!

Adicionar comentário