Cabelos perfeitos: 26 Dicas para consegui-los

Que mulher não sonha em ter os cabelos perfeitos, sempre bonitos e sedosos? Só que cuidar da saúde dos fios, embora não seja assim tão difícil, requer alguns cuidados específicos. São muitos fatores a serem levados em conta quando se quer ter cabelos perfeitos, de capa de revista, desde o tipo dos fios, se são finos, grossos, secos, oleosos, ou se estão mal tratados, quebrados, com frizz, se têm química, tintura, enfim, cada cabelo tem suas particularidades e exige cuidados diferenciados.

Veja Também: 10 mandamentos para ter cabelos loiros perfeitos

A boa notícia é que existem algumas dicas e truques básicos que podem facilitar muito esses cuidados, acredite, são coisas bem corriqueiras, mas que se levadas a sério já irão fazer muita diferença, atitudes tais como evitar a exposição excessiva ao sol, o uso incorreto de prendedores, entre outras coisas, conforme poderá ver nessa lista abaixo com dicas para adotar no dia-a-dia para ter cabelos perfeitos:

Veja Também: Dicas para ter cabelos brilhantes e sedosos

Veja Como ter Cabelos Perfeitos

Veja Como ter Cabelos Perfeitos

1 – Na hora de lavar

Evite lavar os cabelos com água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo, além de estimular a produção de sebo, favorecendo a oleosidade, também inibindo o crescimento dos fios.

Veja Também: Como lavar os cabelos em casa com resultado de salão

2- Xampu correto

Use xampu e condicionador adequados para seu tipo de cabelo, pois se tiver fios oleosos e não usar um xampu próprio para seu tipo de cabelo, a oleosidade vai aumentar e assim também se ele for misto ou seco, procure saber em que categoria seu cabelo se enquadra – consultando seu cabeleireiro – para comprar o xampu correto.

Veja Também: Como escolher o shampoo certo para o seu cabelo

3 – Condicionador

Para conseguir os cabelos perfeitos, nunca passe o condicionador na raiz do cabelo, deixe atuando por alguns minutos e depois enxague-os muito bem em água abundante.

Veja Também: A importância do condicionador para o cabelo

4 – Após a lavagem

Depois do banho, não dispense um leave-in, que além de hidratar, irá criar uma camada de proteção sobre os fios, protegendo-os da ação dos raios solares e do vento. O leave-in é essencial para você conseguir ter os cabelos perfeitos.

Veja Também: Leave-in: Guia prático de como usar corretamente

5 – Cabelos encaracolados

A dica para os cabelos encaracolados é usar a mousse depois do leave-in, mas cuidado, passe o equivalente a uma bola de pingue-pongue do produto, use um pente para ajudar a espalhar e amasse os fios com as mãos. Se o seu cabelo arma ao longo do dia, escolha uma mousse de fixação forte, que é duas vezes mais poderosa que a comum, e ajudará a domar seus cachos.

Veja Também: Como cuidar de cabelos cacheados

6 – Evite os resíduos

Para evitar o acúmulo de resto de produtos no couro cabeludo, a dica é usar um xampu anti-resíduos uma vez por semana, retirando, assim, qualquer resto de xampu e condicionador, que acabam tirando o brilho dos fios e impedindo que você tenha os cabelos perfeitos.

Veja Também: 5 Receitas caseiras para Você tratar seus cabelos

7 – Hidratação

Hidrate os fios a cada 15 dias e se estiverem muito ressecados, 1 vez por semana, e se não quiser ir ao salão, existem várias opções de hidratação instantânea para fazer em casa e tornar seus cabelos perfeitos.

Veja Também: Receitas caseiras para hidratar os cabelos

8 – Ao secar

Descanse seus cabelos, ao menos uma vez por semana, do secador, seque-o com um toalha felpuda, sem esfregar, e ao ar livre, pelo menos 1 vez por semana. Depois do banho, basta pressionar os fios com a toalha e não a utilize para prendê-los no alto da cabeça, pois isso pode quebrar os fios e te deixar longe do objetivo de ter os cabelos perfeitos.

Veja Também: Recupere seus cabelos fazendo um cronograma capilar

9 – Frizz

Na hora de deixar seus cabelos secarem naturalmente, prenda-os com alguns grampinhos ou clipes de cabelo, próximos à raiz, pois isso vai fazer com que os fios sequem memorizados para evitar o volume excessivo e aquele frizz indesejado.

Vja Também: Frizz: Saiba como prevenir e combater

10 – Desembaraçar

Quando tiver que desembaraçar seus cabelos, não use escovas maleáveis demais, pois as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. O recomendável é usar um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.

Veja Também: Cuidados para cada tipo de cabelo

11 – Chapinha

Muita calma na hora de fazer chapinha, pois ela também requer alguma técnica e certos cuidados para deixar seus cabelos perfeitos, por exemplo, só faça com o cabelo totalmente seco, e não ultrapasse a temperatura de 180°, procure trabalhar com as mechas sempre em um ângulo de 90° da cabeça. E mais, quando fizer a chapinha, é importante que os fios estejam penteados, para evitar quebras.

Veja Também: Chapinha passo a passo sem danificar o cabelo

12 – Secador

como usar o secador para ter cabelos perfeitos
Quando for usá-lo, mantenha o secador a 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente para a cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz, diminui a duração da sua escova e dificulta seu objetivo de ter cabelos perfeitos.

Veja Também: Como usar secador, chapinha ou babyliss sem maltratar os fios

13 – À lá Gisele

cabelos perfeitos À lá Gisele
Quem não quer ter os cabelos perfeitos de Gisele Bündchen? Bem, se você tiver cabelos longos ou medianos, e quiser imitar os cachos da Deusa, a dica é dormir com um coque alto, pois, dessa forma, irá acordar com as ondas iguais as de Gisele Bündchen, experimente!

Veja Também: Coque: Penteados para festas

14 – Mega hair sem nós

Uma dica para quem tem alongamento ou mega hair, é prender as madeixas de lado, na altura da orelha, na hora de dormir, pois isso facilita a manutenção do cabelo e dá mais durabilidade, sem correr o risco de embolar os fios.

Veja Também: Como tratar e dar volume aos cabelos finos

15 – Finalizador

Quem quiser modelar as mechas e conseguir cabelos perfeitos tem que ter cuidado na escolha do finalizador, você pode usar pomada, porém, se o seu cabelo for oleoso, evite, pois ela é gordurosa. No lugar, use um creme de modelar para fazer penteados ou silicone, se o problema for o frizz.

Veja Também: Finalizadores: Aprenda para que servem e como usar

16 – Protetor térmico

Antes da escova, chapinha ou babyliss, é fundamental que não deixe de passar um protetor térmico para proteger os fios das altas temperaturas desses procedimentos.

Veja Também: Babyliss passo a passo – Tutorial e Dicas

17 – Mão boba

Acredite, ficar passando a mão no cabelo é uma mania nada saudável, pois aumenta a oleosidade dos seus fios.

18 – Presos

Na hora de prender o cabelo, prefira os elásticos cobertos de tecido, pois os de plástico arrebentam os fios e nem pense em usar borrachinhas, que acabam com os fios.

Veja Também: Botox Capilar: O que é e como funciona

19 – Prender os fios molhados

Se fizer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum, mas manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. Em outras palavras, você não vai conseguir ter cabelos perfeitos se prender os fios molhados com frequência.

Veja Também: 7 dicas para acabar com a queda de cabelo

20 – Praia ou piscina

Antes de ir à praia ou piscina passe um creme com proteção solar para evitar que o cabelo fique ressecado.

21 – Corte

corte para cabelos perfeitos
Faça um corte a cada dois meses para ter os cabelos perfeitos, pelo menos as pontinhas, assim, você se livra do ressecamento e das pontas duplas, passando desse período, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade, assim como os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.

Veja Também: 8 Dicas para Você Não Errar na Escolha do Corte de Cabelo

22 – Corte x Formato de rosto

O formato do rosto é fundamental para a escolha do corte. Se o seu formato é do tipo triângulo invertido, vai bem com fios desfiados e franja lateral. Redondo, com longos desfiados nas pontas. O quadrado deve ficar longe dos curtos, enquanto o formato oval combina com quase todos os cortes.

Veja Também: Corte de cabelo ideal para cada formato de rosto

23 – Corte x ondulado

CABELOS PERFEITOS COM CORTES ONDULADOS
O cabelo ondulado é o cabelo típico da mulher brasileira, e para quem tem fios ondulados ou crespos, o corte perfeito tem ângulos, que não podem ser curtos. Ele nunca deve ser curto em cima, e franja nem pensar!

Veja Também: Cabelos cacheados: cuidados especiais

24 – Liso demais

Quem tem o cabelo super liso e quer que ele tenha mais volume, o segredo é cortá-lo em camadas, e se tiver fios encaracolados e não quer sofrer para domá-los, deve desfiá-los.

Veja Também: 10 Dicas para você dar volume aos seus cabelos

25 – Chanel

Um dos cortes mais tradicionais é, sem dúvida, o chanel, e ele na forma clássica ou em diferentes versões continua em alta, fica bem com todos os formatos de rosto e mais, pode ser usado, inclusive, por quem tem cachos.

Veja Também: Corte chanel para cabelos cacheados

26 – Química

Escolha dois tratamentos que quer aplicar, entre relaxamento, coloração, progressiva, luzes…pois tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. A dica para ter cabelos perfeitos é escolher no máximo dois tratamentos, e fazer hidratações mensais, no mínimo.

2 Comments

  1. Ercília Simbine maio 5, 2016
    • Ana Carolina maio 5, 2016

Add Comment